Preloader Image 1 Preloader Image 2

Polaridade e teimosia: fatores que impendem o crescimento

Dois fatores que trazem riscos diretos e irreparáveis em qualquer ser humano. Continue conosco e saiba como evitá-los.

Programa de gestão financeira
Fonte: Google

A sociedade humana traz consigo a experiência daquilo que já foi vivido pelos seres: humanos ou não. Assim, estas experiências, em parte, ajudam no desenvolvimento dos indivíduos e da própria sociedade. Mas, fato é que, nos tempos atuais é cada vez mais frequente observar uma divisão entre as pessoas, o ressalta uma polaridade e teimosia individualista. Nesse sentido, algo que deveria ser “uno” se torna plural e deixa cada vez mais evidente deteriorar da sociedade.

Sendo assim, podemos afirmar que a polaridade e a teimosia contribuem, diretamente ou não, impedindo o crescimento de um indivíduo. Dessa forma, expressões, por exemplo: bom, mau, meu, seu, esquerda, direita entre outras, compõe nosso cotidiano com frequência. Dessa forma, nunca é demais buscar compreender nosso comportamento ou atitudes, evidenciando os pontos positivos e negativos.

No entanto, como dosar, polaridade e teimosia, sem perder nossa essência? Ainda, sem perder nossa forma de ser (humano) e estar em harmonia com sigo mesmo?

Indagar sobre estes pontos é algo de extrema importância para o crescimento pessoal de qualquer um. Além disso, enxergar o “exagero” no uso de termos ou ideais pode ser o segredo do sucesso.

Logo, para tentar te ajudar com esta ideia: mudar sem deixar de existir, trouxemos alguns pontos importantes em nosso artigo.

Portanto, não deixe de ler o conteúdo na integra e compreender mais sobre o assunto. Ainda, buscar alternativas de crescimento pessoal e profissional, por isso, siga atento(a).

Vamos lá.

Polaridade e teimosia: às cegas e absolutas

Não existe novidade alguma em afirmar que todo ser humano, em tese, tem seu lado e gostos. Contudo, determinar um “lado ou gosto” não significa dizer que todo o resto é “inaceitável”. Afinal, quem nunca mudou de gosto, atitude ou mesmo maneira de pensar? Todos nós já fomos adolescentes, portanto, quantas atitudes, hoje em dia, diríamos: não faria isso hoje?

Pois bem, ousar mudar é algo louvável e admirável do fato de ser humano. Entretanto, exagerar na polaridade ou teimosia, com certeza, isso não é saudável.

Nesse sentido, talvez, impulsionada pelo avanço da era digital, estes conceitos têm sido cada vez mais adotados e enfatizados. Desse modo, é comum observar as pessoas entrando em verdadeiros embates por coisas simples e opiniões divergentes.

Ou seja, as pessoas discutem e decidem sobre pontos de vistas únicos, seja por um time de futebol ou por um filme. Logo, o “exagero” sobre a ótica das coisas tem sido o “extremo”, excluindo o meio termo. Por consequência, criando grupos, castas e outros.

No exagero está a pobreza

O exagero é o primeiro sinal de pobreza para o ser humano. Isto porque, ninguém sobrevive ao exagero. Impulsionados pela era digital, existe um movimento nas redes sociais que trazem o “extremo”. Por exemplo: desafio do churrasco por R$50,00, 1 ano sem comprar roupa entre outros. Ou seja, são desafios que beiram o ridículo, mas que não ensinam nada.

O fato é, não existe uma receite, do tipo macarrão instantâneo, que vai te fazer ficar rico. Contudo, existe um planejamento – sem polaridade ou teimosia, que vai te ajudar a enxergar a melhor opção. Assim, como na área financeira, outras várias, podem ser usadas como exemplo de que, exagerar é ser pobre.

Desse modo, utilizar o meio termo, aprimorar sua capacidade de repensar e reorganizar seus pontos de vistas e ideias. Com certeza, vão contribuir para o seu enriquecimento pessoal e econômico.

Polaridade e teimosia
Fonte: Google

Conclusão

Por isso, evite sempre o maniqueísmo, dicotomia e dualismo. Ou seja, dividir sua visão em apenas “dois pontos” é extremante perigoso. Desse modo, você terá apenas duas opções em tudo o que faz ou pensa, sem compreender a situação. Assim, seu pensamento será limitado, estreito, sem valor amplo.

Logo, já imaginou se um investidor ou médico passassem apenas a olhar um lado de cada problemas? O primeiro sequer conseguiria achar uma estratégia e/ou recursos para atrair investidores. Já o segundo, apenas se conformaria com o primeiro diagnóstico de cada doença.

Portanto, vale a pena excluir do seu dicionário: a polaridade e teimosia, ou, se preciso usá-las, que seja feito por “moderação” repensando quando e como usá-las. Além disso, é importante aceitar as limitações, afinal, ninguém saber tudo ou é dono(a) da verdade absoluta.

Por isso, aceite e acolha que, às vezes, é preciso aprender mais sobre algo ou alguém antes de qualquer julgamento. Por fim, avaliar, maturar, repensar ou como dizem os digitais: prototipar outras ideias são essenciais para seu crescimento.

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos, familiares e em suas redes sociais. Em seguida, retorne ao nosso blog e aproveite nosso conteúdo sobre o universo das finanças e investimentos. Esperamos por você! Memivi; melhorando a sua vida. 

Formado em Administração Especialista em finanças, economia e investimentos. O seu objetivo é transformar a vida das pessoas por meio do conhecimento e da informação com conteúdos claros, simples e sem "economês".