Alguém já pode ter chegado até você em um momento difícil e tem aconselhado a esquecer os problemas e ser otimista, sem levar em conta suas preocupações e tristezas que sentia naquele momento? Ou você segue alguém nas redes sociais que diz sempre está bem e feliz por pensar sempre positivamente?
Falar sempre para pensar positivo nos momentos difíceis já é um hábito que aumentou durante a pandemia do covid-19. O otimismo assim como outras emoções e sentimentos faz bem. Porém, também pode ser prejudicial como tudo em excesso, há diferença entre ser positivo e se esconder em uma positividade tóxica.
Muitas vezes é nos locais de trabalho que vemos com mais frequência esse tipo de ação. Por isso, a hierarquia chama de motivação os colegas acham que estão ajudando, mas será realmente que estão ajudando?
Será que ser sempre forte e positivo está sendo bom? Ou será que é o início de muito estresse, pressão psicológica ou até mesmo depressão todo esse otimismo? Até onde podemos seguir com uma positividade tóxica?
Quando se procura sempre pela positividade, ela pode se tornar uma pressão passando a ser algo tóxico e especialistas em psicologia afirmam que a ideia do otimismo passa a ser uma positividade tóxica ao negarmos os problemas, tristezas e dificuldades que passamos em nossas vidas.
Saiba mais sobre o assunto nos próximos tópicos.
De que maneira a positividade tóxica nos afeta
Quando reprimimos nossas emoções elas são somadas e é através do nosso corpo que expressamos. Essas expressões são sentidas muitas vezes por doenças que surgem de repente. Assim, a negativação das emoções sempre é uma maneira alternativa para aparecer afetando a saúde de quem a reprime.
Se você nega ou esconde suas dificuldades por trás da positividade, ela se manifestará de formas diferentes em seu corpo por meio de irritação intestinal, dores de cabeça e irritação na pele. Ao negar nossas emoções ficamos esgotados fisicamente e mentalmente.
Desse modo, a opção de ser sempre forte, otimista ou mesmo sentindo que precisa desabafar os sentimentos não fazem bem pro ego, corpo e mente.
O segundo ponto é que ao se concentrar só em emoções positivas podemos nos fragilizar nos tornando infantis e ingênuos em momentos de nossas vidas. Ainda, que, de tal maneira possa nos derrubar, mas por acreditar que só coisas boas podem acontecer, perdendo o chão em momentos cruciais ficando vulnerável.
Mas como ser positivo de maneira saudável
A positividade tóxica está no nosso dia a dia e cotidiano de todos ao nosso redor, mas, é possível ser positivo e saudável, viver bem com tudo e com todos. Primeiramente não negue os sentimentos que te incomodam e eventos. Para amadurecer é necessário enfrentar processos que fazem parte da vida, reconhecer as dificuldades e procurar a melhor solução.
“Pé no chão.” É uma frase curta e específica, ser positivo é bom, mas saber que tudo é possível faz parte. Você pode se desligar das emoções negativas falando sobre elas, pode ser com alguém que você confie ou com um psicólogo.
Para pessoas tímidas que não gostam de contar seus problemas para outras pessoas, pois sabem que vão ouvir. Asim, vai passar, respira e segue em frente, você é forte e não se sente bem. Mas, pode desabafar escrevendo em um caderno o que está sentindo.
Ser positivo te leva a futuros brilhantes, mas, a positividade tóxica pode ser frustrante, não negue os obstáculos para guardar emoções que não quer ser exposta, o importante é não se reprimir das situações que a vida te coloca.
Conclusão
No momento que alguém dividir angústias e sentimentos negativos com você, não diga simplesmente para ela ficar bem que tudo vai passar, para que essa pessoa se senta melhor ou pense só positivamente, se ponha no lugar dessa pessoa por um segundo, pense na dor, decepção, desconforto, tristeza ou medo faça o possível para ouvir.
Se sentir isoladas e sozinhas já faz parte do sentimento em situações emocionalmente difíceis das pessoas, porém, calar as emoções, dói muito mais quando vem de amigos e familiares. Ouvir e dar atenção a alguém sofrendo é o melhor remédio e faz toda diferença na vida e saúde da pessoa.
Não guarde seus sentimentos, nem cale as emoções alguém ser forte, otimista e alegre é maravilhoso, mas tem momentos que expressar as dores e angústia se faz necessário para não se reprimir em uma positividade tóxica que pode prejudicar sua saúde piorando o seu ser.
Por isso, a positividade e otimismo fazem parte da construção emocional das pessoas. Contudo, como já foi falado anteriormente tudo em excesso também é prejudicial. Logo, seja amigo, seja mãe ou irmão apoie como se fosse você que estivesse passando por dificuldades não deixe a positividade tóxica ser seu inimigo.
Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos, familiares e em suas redes sociais. Em seguida, retorne ao nosso blog e aproveite nosso conteúdo sobre o universo das finanças e investimentos. Esperamos por você! Memivi; melhorando a sua vida.