Preloader Image 1 Preloader Image 2

Produtividade do Agro no Brasil: saiba mais!

O que os outros setores podem aprender com a produtividade do Agro no Brasil? Fique por dentro.

Produtividade do Agro no Brasil
Fonte: Google

Entre os anos de 1995 e 2018, enquanto a Produtividade do Agro no Brasil possibilitou que os trabalhadores do segmento tivessem um aumento de remuneração de aproximadamente 6,5% por ano.

Outros segmentos como a indústria, por exemplo, acebaram reduzindo o quadro de funcionários e ainda sofreu um recuo de 0,2%. À vista disso, o que os outros segmentos devem aprender com o Agronegócio no país? 

Ao observar o senso do país no ano de 1872, vemos que no estado de São Paulo aproximadamente 32 mil habitantes moravam longe dos grandes centros. Assim como, em São Paulo no Rio de Janeiro esse número era de apenas 275 mil habitantes seguidos de outras cidades.

Hoje, São Paulo é considerado a maior metrópole do hemisfério sul!  Ao contrário de tanto outros segmentos que fazem parte da economia brasileira, a Produtividade do Agro no Brasil enxergou no ciclo do café rentabilidade para expandir o mercado do agronegócio naquela época.

Sendo assim, nos dias atuais o legado do café continua forte, visto que, o setor foi o principal esteio para estruturação do porto de Santos, por exemplo.  

Mas não para por aí! A história da Produtividade do Agro no Brasil se mistura com a história do café, pois, por muitos anos o segmento do café trouxe estabilidade para a economia brasileira.

Contudo, nos dias atuais o segmento apesar de seguir forte possui aliados importantes como: o setor de grãos, açúcar entre outros.  

Saiba mais sobre o assunto a seguir.

Eficiência 

Durante as últimas décadas, nas quais o Agro se tornou o principal segmento da economia que aquecia a economia brasileira sempre destaque na produtividade do Agro. Com o passar dos anos, a produção dos trabalhadores aumentou para cerca de R$19 – sendo esse um aumento de 6,5 pontos percentuais por ano  

Na indústria, que é considerado um dos setores mais influentes para economia. Porém, teve sérias perdas com a pandemia em 2020. Sofreu uma queda na produtividade de aproximadamente R$31,1, ou seja 0,2% ao ano. Esses resultados são preocupantes, segundo alguns economistas. Vale ressaltar que, a culpa é do próprio setor industrial.  

Pois, a indústria possui ajuda de políticos! Para os políticos o setor é um símbolo de riqueza e status muito mais poderoso do que o mercado do Agro, por exemplo! A indústria possui cadeias complexas e longas e, portanto, gera impostos.

Além de serem um símbolo de progresso e tecnologia. Contudo, não podemos negar que o setor do Agronegócio também conta com o apelo político, mesmo que o destaque seja mais tímido.

Commodities 

Ainda nesse cenário, entre os fatores que contribuíram para o sucesso na produtividade do Agro no Brasil. Foram as commodities – são produtos que podem ser produzidos sem diferenciação e em maior quantidade e em vários lugares pelo mundo. Por isso, as negociações das commodities acontecem em todos os lugares do mundo. O açúcar brasileiro, por exemplo compete diretamente com o açúcar indiano! 

A soja brasileira é a principal concorrente da soja americana. Já o nosso café, que possui um passado de sucesso no Brasil é concorrente direto do colombiano. De maneira clara e objetiva, o mercado agrícola brasileiro costuma superar os seus concorrentes pelo mundo.   

Nesse contexto, o produto interno bruto do mercado no país esse ano apresentou um crescimento de aproximadamente 1,2%. Para o ano que vem, o setor deverá crescer e aumentar os seus rendimentos, segundo as projeções dos economistas. Entre os setores que tiveram um desempenho positivo em 2021 está, a produção de trigo com um crescimento de 32,9%; seguido da produção de soja que obteve um crescimento de 10,1%!  

Produtividade do Agro no Brasil

Produtividade do Agro no Brasil
Fonte: Google

Nesse cenário, um estudo feito por especialistas sobre a Produtividade do Agro no Brasil em 2021 o mercado do agronegócio cresceu cerca de 3,18% em comparação aos anos 2000 e 2019. O país, é considerado por muitos analistas do setor o líder em um ranking que conta com cerca de 187 países elaborado pelo Departamento de Agropecuária do EUA – que possui uma tradição forte no Agro. 

Vale ressaltar que, após uma análise detalhada entre os anos de 1961 a 2019 os produtos criados pela agricultura do país tiveram um crescimento de 3,75%. Embora, o registro tenha sido maior o Brasil ficou com o segundo lugar atrás apenas da China, que registrou um crescimento de 4,41% no mesmo período.  

Ainda segundo informou o Ministério da Agricultura, o aumento da produtividade em 2021, em razão das reformas do sistema de crédito facilitado que o setor teve. Assim como, a política de preços que contribuiu bastante. E, por fim, mas não menos importante o seguro rural que trouxe um alívio para os pequenos agricultores durante a crise provocada pela pandemia.  

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos, familiares e em suas redes sociais. Em seguida, retorne ao nosso blog e aproveite nosso conteúdo sobre o universo das finanças e investimentos. Esperamos por você! Memivi; melhorando a sua vida. 

Copywriter / Redatora publicitária Especialista em Economia, Investimentos e finanças. Sua maior paixão é contribuir com o crescimento pessoal e financeiro das pessoas!