Estamos em uma era totalmente digital, onde trabalhar em casa com home office está se tornando cada vez mais comum, as mídias sociais estão conectando pessoas de vários lugares do mundo com apenas alguns cliques. Através da internet temos acesso ao mundo na palma da mão, é possível comprar produtos e contratar serviços. Por isso, hoje vamos abordar um tema que está ganhando espaço nesse mercado digital, profissionais liberais, como as redes sociais influenciam o sucesso da profissão.
Você conhece o Marketing digital? Essa ferramenta é usada para fazer anúncios de produtos e serviços em ambientes digitais, bem como: redes sociais, e-mail marketing e sites. É através dessa área na web que as empresas conseguem se aproximar do público. Como você encontrava uma empresa ou profissional antes da internet? Quem não se lembra das agendas telefônicas! Já faz algum tempo que esse era o único meio de localizar uma empresa ou profissional para contratar um serviço.
Nos dias atuais, sempre que precisamos contratar um serviço ou localizar uma empresa, o meio mais usado é a internet. Por meio de sites ou redes sociais, conseguimos encontrar o contato de uma empresa ou profissional liberal, assim como, ter referências de pessoas que já usaram o serviço, através dos feedbacks.
Você sabe o que é um profissional liberal? Uma pessoa que possui formação em uma área específica, seja ela técnica ou graduada, e para exercer a função é necessário ser registrado em um conselho de classe ou ordem, como exemplo: Advogado (OAB), técnico de enfermagem (COREN). Dessa forma, o profissional pode exercer sua profissão por conta própria, com ou sem vínculo empregatício, mas sempre ligado à Ordem ou Conselho de Classe.
Como os profissionais liberais podem ter sucesso nas redes sociais?
Você já ouviu falar que a propaganda é a alma do negócio? No Universo do Marketing é bem assim, o profissional liberal precisa ser visto para ser lembrado. E hoje, em média 24 milhões de brasileiros apostam nesse meio para sobreviver. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), esse é o número de Profissionais Liberais, em atividades no país. Fora das arcaicas listas telefônicas e guias de serviços, essa classe encontrou nas redes sociais uma vitrine universal e gratuita para denominar de sua.
Mas como criar e começar um marketing digital? O processo se inicia com a criação de um site ou perfil. Depois, o usuário passa a alimentar todos os dias a página com tópicos referente a sua ocupação. Conforme as pessoas vão se identificando com seu perfil, começam a compartilhar com outras pessoas, que logo, passam a desejar aquele serviço.
Dessa maneira, sempre que você compartilhar um pouco do seu trabalho nas redes sociais, vai ampliar a oportunidade de negócios e contato com outros clientes. Esses são fatores de extrema importância para quem atua como profissional liberal. Hoje em dia, é comum as pessoas buscarem profissionais ou serviços no Google ou redes sociais. Sendo assim, a internet se tornou o meio mais prático e fácil para localizar e contratar alguns serviços. Desta forma, com uma rápida busca, você consegue ter acesso a todas as informações daquele profissional, bem como, referências de outros clientes por meio de feedback.
Qual meio devo usar para expor meu trabalho?
Existem vários meios onde você pode expor seus trabalhos, basta saber qual você se identifica mais. Vou listar algumas redes sociais mais usadas:
WhatsApp: Uma ótima rede social para fazer Marketing digital, hoje quase todo mundo usa essa ferramenta de comunicação. Através do WhatsApp, os profissionais liberais, podem criar um perfil comercial, onde podem inserir informações sobre seu negócio, bem como, criar uma mensagem automática de saudação, para aqueles momentos que você não pode responder de imediato.
Facebook: Sem dúvidas essa rede social não pode ficar de fora da sua carreira profissional, como a maior rede social do mundo, essa comunidade dispõe de vários artifícios que irão ajudar o seu marketing digital. Por lá, você pode compartilhar seu site, posts, vídeos, fotos e interagir com as pessoas, através de um chat.
Instagram: Bem parecido com o Facebook, o Instagram é uma rede de influência, porém, mais concentrado no trabalho com imagens, com isso, você pode mostrar seu espaço de trabalho. Outra possibilidade, é usar o Story, e criar alguns conteúdos com temas relacionados ao seu trabalho, como se fosse uma enquete, e dessa forma interagir com seus seguidores.
Conclusão
Embora muitas pessoas estejam dando os primeiros passos só agora, no ano passado, um levantamento feito pela plataforma de e-commerce Nuvemshop, confirmou que, um terço de todas as transações financeiras e vendas realizadas pela internet, foram pelas redes sociais. As redes sociais são um excelente lugar, para os profissionais liberais explorarem melhor sua carreira profissional e construir uma reputação.
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