Alguns profissionais que procuram por uma vaga no mercado de trabalho certamente, já ouviu que o seu currículo é impressionante e qualificado demais. Por esse motivo, a contratação não pode ser realizada. Esses são os profissionais superqulificados do mercado de trabalho, esse tipo de situação tem se repetido com frequência no segmento.
Em outro cenário, o profissional fica feliz com a promessa de um novo cargo, porém, essa oportunidade acaba não dando certo. Desse modo, o profissional passa a sentir preso em uma função da qual deseja sair. Pois, segundo foi informado possui uma superqulificação para uma vaga, mas, não é qualificado o suficiente para se candidatar a outro cargo. Segundo alguns psicólogos esse tipo de situação pode desanimar ou até desencadear ansiedade!
O que geralmente ocorre com os chamados profissionais superqualificados do mercado, é que à primeira vista pode ser um ponto positivo. Um profissional com mais experiência que se candidata a uma certamente estaria qualificado. Assim como para o empregador que contratará um funcionário com excelentes exigências parece ser um golpe de sorte, não é?
Não é bem assim que funciona; geralmente os profissionais superqulificados do mercado são descartados com facilidade pelos empregadores. De acordo com algumas empresas, a vaga pode ser simples demais. Por não atender as expectativas do profissional que possui excelentes qualificações as empresas preferem rejeitar o candidato. Entenda ao longo do texto!
Excelente não é necessariamente bom
Quanto mais qualificações você agrega na sua carreira, geralmente, as empresas promovem o profissional para um cargo mais importante. Desse modo, alguns desses profissionais acabam chegando a assumir postos importantes como o posto de chefia, por exemplo. Contudo, nos dias atuais quanto mais se qualificam os profissionais, possuem menos chances de encontrar vagas disponíveis.
Isso quer dizer que quanto mais experiência você tiver, menor será o seu leque de vagas. Segundo o vice-presidente para a Europa, África e Oriente Médio da companhia de cibersegurança SonicWall, Terry Greer-King. Alguns desses profissionais estão de olho no topo da pirâmide, em algumas situações que o funcionário precisa dar um passo para trás. Para poder seguir adiante, ou seja, evoluir na sua carreira ou até mudar de profissão.
Em alguns casos, por exemplo, o profissional qualificado luta para conseguir escalar o próximo degrau. Vale lembrar que, dar um passo para trás ou para o lado pode te ajudar a projetar a sua carreira para o futuro. Atualmente, muitas pessoas buscam na mudança de carreira uma alternativa para alcançar o topo da pirâmide!
Possibilidades
Nesse contexto, antes de tomar a sua decisão dar uma pausa do trabalho pode ajudar na sua decisão. Além disso, existem circunstâncias que podem ajudar na decisão da mudança de carreira, você poderá inclusive aceitar um cargo inferior ao que possui. De acordo com alguns especialistas, para uma empresa contratar um profissional superqulificado. Pode significar uma alerta, isso mesmo, geralmente pessoas que possuem uma qualificação diferenciada.
Poderá facilmente mudar de emprego com frequência, sendo esse um dos principais motivos de suspeitas dos empregadores. Isso quer dizer que, para contratar alguém é preciso estar atento ao candidato. Em outra situação, caso um profissional esteja descendo para um cargo mais simples existem chances de que esse funcionário não permaneça no cargo!
Vale lembrar que, existem aqueles profissionais que possuem um poder de convencimento tão grande que acabam de fato. Convencendo os seus empregadores e são efetivados, porém, existem outros que não conseguem esse feito perdendo a vaga. Assim sendo, a principal preocupação com os funcionários superqulidados é de fato o investimento que pode não ser aproveitado.
Profissionais superqualificados do mercado
Basicamente, quando a empresa contrata um funcionário ele poderá levar de três meses até um ano para se tornar de fato produtivo. Entretanto, alguns dos profissionais superqualificados do mercado não conseguem exercer a função. Justamente por não serem testados devidamente, além disso, para fazer parte da empresa. É necessário entender e fazer parte da cultura do processo de tecnologia da companhia.
Sendo assim, contratar um funcionário exige gasto por parte da empresa o que significa um investimento. Como mencionei, a preocupação das empresas está relacionada ao fato de que o profissional passe a sentir preso em uma função da qual desejar sair. Pois, segundo foi informado possui uma superqulificação para uma vaga, mas, não é qualificado o suficiente para se candidatar a outro cargo.
Por isso, temos visto cada vez mais profissionais migrando de carreira, ou seja, procurando novas maneiras de chegar ao topo da pirâmide. Podendo inclusive aceitar um cargo inferior ao que possui. Segundo alguns especialistas, para uma companhia contratar um profissional superqulificado. É necessário investir, desse modo, por essa razão a contratação deverá ser certeira ou a empresa pode perder dinheiro e o funcionário!
Gostou desse conteúdo? Visite o nosso blog para ficar por dentro das curiosidades relacionadas ao universo das finanças! Memivi.