Profissional de sucesso, com se tornar um no seu trabalho?

Como ser um sucesso no teletrabalho? Descubra lendo nosso artigo!
Anúncios


Profissionais de sucesso mercado de trabalho
Fonte: Google

A maioria dos trabalhadores estão trabalhando em home office há um ano, o que trouxe algumas oportunidades.  Alguns tiveram que aprender na prática como trabalhar em um ambiente virtual em grupos que, às vezes, nem se conhecem pessoalmente. Apesar de o home office ser um desafio único, existem algumas formas de abrandar esses desafios e se tornar um profissional de sucesso.

No novo mundo do trabalho, as pessoas que são contratadas e recomendadas no home office são as que se tornam conhecidas no home office. Para se tornarem colaboradores melhores, é preciso estarem atentos ao planejamento e respeitar os colegas. Estabelecer alguns limites, criar metas, evitar irritações, manter reuniões regulares e espaços para comunicação, são técnicas que te ajudarão a ter sucesso no trabalho remoto. Esse modo de trabalho está cada vez mais comum em todo o mundo, tem ótimas vantagens e traz ótimos resultados.

Home Office

É uma chance de cumprir as tarefas com mais conforto e autonomia em casa e também uma vantagem para a empresa, mantém a eficiência e reduz os custos. O home office é uma “independência” do escritório e as empresas estão reconhecendo os benefícios que esse modelo de trabalho tem, colaboradores melhores e ótimos resultados. Afinal, muitos querem ter a autonomia de trabalhar de onde quiser e fazer os seus próprios horários.

Mas também tem seus transtornos, então é interessante planejar essa mudança para se tornar um profissional de sucesso. Apenas com conexão à internet e ferramentas de comunicação, você pode cumprir seu horário sem sair de casa. Existem empresas que estão buscando a melhor maneira de se adaptar a essa mudança, mas a maioria mantém o home office pelo menos dois dias na semana.

O Brasil é propício o desenvolvimento do home office e do trabalho flexível.

Trabalhar de sua própria casa é um sonho para muitos, mas tem seus desafios. Dessa forma, antes de encarar o teletrabalho é melhor analisar. Quer saber mais sobre este assunto? Não perca tempo e confira nossa análise!

Como ser um profissional de sucesso

É comum a vida pessoal e profissional se misturarem nesse regime de trabalho, mas é importante respeitar os próprios limites e o dos colegas. Em uma nova colaboração remota, os envolvidos precisam estar de acordo com algumas regras. Pode ser sobre as formas de comunicação, o horário de folga e do tipo de trabalho esperado por todos. É importante essa criação de limites no início, para se preparar para ser um parceiro de trabalho gentil

Estabelecer as metas de curto e longo prazo é essencial para que um projeto se desenvolva da maneira correta. Mas precisa-se para que os prazos se cumpram e os objetivos finais atingidos. Especialmente no home office, onde é mais difícil concretizar o que foi comprometido. Então mantenha seus objetivos claros e com os prazos estabelecidos.

Ainda para cumprir metas, é interessante agendar reuniões com frequência. É fácil se distrair e deixar os projetos esquecidos então o tempo passa e nada é resolvido durante a semana. Dessa maneira, precisa-se marcar reuniões rápidas e recorrentes a fim de conferir o andamento dos projetos, tirar dúvidas e manter o foco dos colaboradores. O trabalho em equipe mantém a excelência do serviço prestado e faz com que se destaquem dentro da empresa, se tornando colaboradores melhores.

O maior desafio de todo trabalho remoto é manter uma boa comunicação e para ser um bom colaborador é importante criar espaços de fácil acesso e em tempo real. De acordo com a complexidade do projeto e a preferência da equipe, vão ajustando como esses momentos serão, mas é importante que a comunicação fácil e aberta exista de qualquer forma.

Home Office e a economia brasileira

profissionais de sucesso no brasil
Fonte: Google

No ano de 2020, o Tesouro Nacional estimou que o governo federal poupou em média, R$3 bilhões com o sistema de trabalho remoto para os servidores públicos na pandemia do Coronavírus. As pesquisas feitas pelo governo ao longo do ano passado, no Poder Executivo, apontam que metade dos servidores foram para o trabalho remoto, sem contar com as instituições federais de ensino. A economia surgiu da redução de gastos com água, energia, cozinha, telefonia, vigilância e passagens aéreas.

Em relação com o primeiro semestre de 2019, houve redução de 41% em serviços de cozinha, 42% com passagens aéreas e diárias, 17% em telefonia e 11% em água, gás, esgoto e energia. O Ministério da Saúde calcula separadamente para que não haja diferença de resultados, e no primeiro semestre os gastos ampliaram em 76% com materiais de consumo.

O espaço das despesas discricionárias em 2021 deve ter uma ampliação e ficar em nível semelhante ao do ano passado, mas no Ministério da Economia os números finais ainda passam por revisão. Mesmo com essa abertura, o governo argumenta que o orçamento ainda possui um limite e há resistência para criar um novo programa social sem cortar despesas.

Profissional de sucesso: As nuances do Home office e do trabalho presencial

Se a preferência é pelo trabalho a distância, a experiência precisa ser mais produtiva do que no escritório presencial, e existem algumas dicas que podem ajudar com isso. Os principais desafios serão as distrações e interferências então é preciso que seus familiares colaborem e não te interrompam durante o expediente, e também não se deixe desconcentrar com as notificações e redes sociais.

Seu local de trabalho precisa ser em um cômodo silencioso, isolado das pessoas, é preciso que seja tranquilo, limpo e organizado, geralmente é mais confortável do que no escritório. No horário comercial, peça que as pessoas evitem a televisão e música alta e barulhos incômodos. Seu ambiente precisa ser o mais silencioso possível, para que você consiga se concentrar e ter um bom desempenho.

Para ser um profissional de sucesso é preciso investir em bons equipamentos e uma boa conexão. Uma dica é usar o dinheiro que economiza com transporte e alimentação para essas melhorias. Para agilizar o seu trabalho e manter boa comunicação com a empresa, velocidade e estabilidade são fundamentais. Manter os backups em dia também é uma boa dica.

Para trabalhar de casa é preciso ter um expediente com horário de início e fim, se for necessário resolver algum compromisso durante o serviço, se programe e faça hora extra como se estivesse no presencial. Sem estabelecer os horários você perde o limite da sua vida profissional e pessoal e ainda perde o rendimento. Sendo autônomo ou não, é importante cumprir horários para não se perder nos projetos e acabar trabalhando de mais ou de menos.

Conclusão

Depois de todas essas dicas fica mais fácil se tornar um profissional de sucesso no trabalho a distância. As vantagens são excelentes, ter uma liberdade maior de atuação, flexibilizar horários e adaptar rotinas, além de não ter o cansaço físico de se deslocar até o trabalho. Mas não dá para achar que é brincadeira, precisa ser tão levado a sério quanto o trabalho presencial.

Para que seu trabalho valha a pena é preciso ter foco, determinação e capacidade de fazer seu ritmo de produção sempre mantendo o foco nas tarefas. Além de precisar de disciplina, talento e se autogerir quanto a suas demandas e projetos estabelecidos pela empresa. Visto todos esses detalhes, cabe a você decidir se consegue encarar o trabalho remoto.

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos, familiares e em suas redes sociais. Em seguida, retorne ao nosso blog e aproveite nosso conteúdo sobre o universo das finanças e investimentos. Esperamos por você! Memivi; melhorando a sua vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *