Pronaf crédito rural, benefícios e quem pode aderir.

Que tal uma força na produção rural familiar? Conheça o Pronaf, continue conosco e saiba mais.
Anúncios


pronaf crédito rural
Fonte: Pronaf

Criado em 1996, ao longo do governo FHC (Fernando Henrique Cardoso), o Pronaf crédito rural tem como objetivo ajudar as famílias agrícolas com um desenvolvimento sustentável. Continue aqui e saiba mais. Por isso, é conhecido também como Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura familiar (Pronaf). Logo, o crédito rural é destinado ao trabalhador do campo, onde hoje é movimentado aproximadamente 12 milhões da economia.

Assim, estas pessoas ativas que residem e sobrevivem na zona rural. Logo, significa dizer que, essas famílias ajudam o crescimento do interior do Brasil. Portanto, o Programa do Pronaf ajuda a financiar projetos, coletivos ou individuais, que fornecem renda aos assentados da reforma agrária e agricultores familiares. O programa tem as taxas de juros mais baixas dos financiamentos rurais. Além disso, apresenta menores taxas de inadimplência no sistema de crédito do País.

Desse modo, a entrada ao Pronaf começa no diálogo da família a respeito da necessidade do crédito. Seja para atividade agroindustrial ou para custear a safra, em máquinas, equipamentos ou investimento de infraestrutura. Ainda, um comum acordo do que financiar, a família tem que procurar a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) do seu Estado ou sindicato rural.

Em seguida, obter a Declaração de Aptidão do Pronaf (DAP). Nesse sentido, será emitida de acordo com a renda anual e as atividades trabalhadas, encaminhando o agricultor para os setores específicos de crédito que tem direito.

Mas, o agricultor tem que estar com o CPF regularizado e sem dívidas. As circunstâncias de acesso ao Pronaf Crédito rural, maneira que os pagamento e taxas de juros sejam equivalentes a cada linha que são definidas, anualmente, divulgado entre junho e julho, a cada Plano Safra da Agricultura Familiar.

Benefícios do Pronaf crédito rural

O Pronaf crédito rural visa o desempenho e aprimoramento de atividades para melhoria da força no trabalho agrícola familiar, profissionalizar produtos, membros que estão trabalhando, modernizar o sistema produtivo e alcance a tecnologia, gerando valorização da propriedade, das atividades e dos produtos.

Os resultados vêm principalmente das taxas de juros mais baratas, dos canais diferenciados de atendimento e do crédito simplificado. Dessa maneira, o programa possibilita ao produtor a possibilidade de continuar no campo com sua família e no comando da atividade que permanece crescendo.

Demais pontos de destaque do Pronaf é a Extensão Rural (ATER) e a assistência técnica, que tem um importante papel nas conquistas do crédito rural, na coordenação das unidades familiares, na melhoria dos processos e, consequentemente, no aumento da renda.

Portanto, o apoio continuado ajuda a identificar as reais necessidades e potencial de cada família, ajudar com o uso sustentável dos recursos naturais corretamente e estimular o cooperativismo e a agroindústria familiar.

Quem pode aderir ao Pronaf crédito rural?

Os favorecidos pelo Pronaf crédito rural são de grupos de produtores rurais e agricultores que constituem as unidades familiares da zona rural, que atestem seu posicionamento mediante apresentação da (DAP) Declaração de Aptidão ao Pronaf e trabalhadores na condição de proprietário, arrendatário, comodatário, parceiro e concessionário do (PNRA) assim como permissionário de áreas públicas.

É necessário que morem ou residam próximo do local, considerando os aspectos geográficos da região, não possuam, qualquer título de área superior a 4 módulos rural fiscais.

Assim, próximos ou não, dimensionados conforme a legislação em vigor, dessa forma se tratando de condomínio rural e demais formas coletivas de propriedade não ultrapasse de 4 módulo fiscal por proprietário.

Também são beneficiários do Pronaf as pessoas que se encaixem às exigências no item anterior como, pescadores que trabalham com pesca artesanal e comercialize, seja pessoa física ou jurídica que tenha comprovação do (RGP) inscrição no Registro Geral da Atividade Pesqueira, povos indígenas e comunidades tradicionais.

Informações adicionais sobre o Programa do crédito Rural (Pronaf)

O crédito rural (Pronaf) é um impulsionador de produção familiar, ou seja, a economia ruralista familiar tem a proteção do financiamento e outros benefícios da produção alimentícia. Assim, quando solicitado o crédito rural, a instituição valida as taxas, os valores e a oferta final do recurso.

Desse modo, o produtor rural, ainda que, de pequeno porte, poderá acessar ao recurso para aumentar sua produção. Portanto, dada a sua importância não apenas para o crescimento da região. Mas por contribuir de forma positiva na vida de toda a sociedade.

Logo, O crédito rural (Pronaf) tem a proteção da Organização das Nações Unidas (ONU), e, portanto, é um reconhecido mundialmente. Ainda, compondo a lista dos principais programas de amparo a agricultura familiar.

pronaf crédito rural
Fonte: Google

Concluindo

Por fim, a ONU afirma que tal programa de crédito rural (Pronaf) está em igualdade com qualquer outro semelhante ofertado pelo Governo. Desse modo, se você tem ou, ainda, pretende possuir uma produção agrícola familiar.

No entento, esta pode ser a oportunidade de conhecer o programa e fomentar o crescimento de sua renda e/ou negócio. Sendo assim, não deixe de acessar ao programa de crédito rural (Pronaf) e utilizá-lo sabiamente.

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos, familiares e em suas redes sociais. Em seguida, retorne ao nosso blog e aproveite nosso conteúdo sobre o universo das finanças e investimentos. Esperamos por você! Memivi; melhorando a sua vida.