Preloader Image 1 Preloader Image 2

Confira as recomendações para aplicar o seu dinheiro em 2023 

Segundo alguns analistas do mercado financeiro, essas são as principais recomendações para aplicar o seu dinheiro em 2023. Confira!

Confira as recomendações para aplicar o seu dinheiro em 2023 
Fonte: Google

Se você começou a investir agora e busca por referências do mercado na hora de aplicar o seu dinheiro, esse artigo é para você. Sabemos como o mercado financeiro pode ser desafiador para quem começou a investir agora, ainda nesse sentido, os investidores mais antigos também concordam com essa perspectiva.  

Apesar das recentes notícias, se o investidor estiver bem assessorado, o acionista pode atravessar o ano de 2023 tranquilamente mesmo com a crise econômica que anda assustando muitos acionistas. O acionista deverá prestar atenção às movimentações quanto aos juros que seguem oscilando, mas, sempre com notícias sobre aumentos.  

Segundo um estudo realizado por especialistas, revelou que o atual cenário monetário mundial deve esfriar com a chegada do ano novo. E essa movimentação deverá impactar diretamente a bolsa brasileira, por isso, antes de aplicar o seu dinheiro é necessário entender como anda o mercado e as ações que você deseja investir.  

Ainda segundo muitos analistas, a inflação brasileira deverá impactar muitos investimentos, diante do cenário atual de recorde de índices inflacionários, assim como em outros países. O momento deve ser de cuidado ao aplicar o seu dinheiro, não é necessário para de investir, mas tomar precauções em relação aos investimentos.  

Banco centrais  

Alguns bancos centrais, como o Federal Reserve – FED, por exemplo, já sinalizaram reduções em seus índices inflacionários. Apesar dessa notícia trazer um pouco de tranquilidade, o cenário ainda traz incertezas. Nesse sentido, quando o ciclo de negociações começar em 2023. 

As projeções e probabilidades de recessão deve se confirmar, principalmente na Europa e EUA. Que as duas economias mais influentes do mundo, porém, apesar da notícia desanimadora, existe um lado positivo que os economistas devem levar em consideração. Tanto o banco central da Europa como dos Estados Unidos deve desacelerar a inflação. 

Assim, os acionistas poderão reduzir os seus juros que estão altos, para que desse modo as bolsas possam respirar. Ou seja, com a redução de juros será possível enxergar os efeitos dessas políticas monetárias apesar de apetadas com possibilidade de impulsionar as transações realizadas nos primeiros pregões de 2023. 

O atual cenário brasileiro 

Ainda segundo o estudo dos analistas, o Brasil saiu na frente na subida dos juros pós- afrouxamento econômicos causado pela pandemia. Em 2022, a taxa básica de juros, a Selic atingiu um piso histórico de aproximadamente 2 pontos percentuais para 13,75 pontos em um curto espaço de tempo.  

Vale ressaltar ainda que o nosso Produto Interno Bruto – PIB para o ano que vem segue sendo revisado constantemente para números positivos. Segundo as projeções de economistas brasileiros o PIB deverá atingir de 2,80% para 3%. O setor responsável por esse aumento positivo em nosso PIB é o setor de serviços.  

Segundo um estudo realizado pelo IBGE, em 2022, esse setor teve um aumento significativo de 0,9 pontos percentuais até o mês de dezembro subiu mais uma vez fechando o ano com alta de 0,4%. Sendo esse o quinto resultado positivo desse setor apenas nesse ano, com esse resultado o segmento deverá atingir a marca de 11,8% acima do nível pré-covid-19. sendo esse resultado muito importante para nossas bolsas, pois, revela que apesar da crise o país segue crescendo.  

Recomendações para aplicar o seu dinheiro em 2023 

Confira as recomendações para aplicar o seu dinheiro em 2023 
Fonte: Google

Entretanto, apesar do cenário parecer estável é necessário avaliar cada ativo e setor antes de investir. Pois, aplicar o seu dinheiro sem saber como serão as projeções para o restante de 2023 pode ser perigoso. Nesse sentido, a dica de muitos analistas é investir onde você já conhece, você certamente possui os seus ativos favoritos.  

Como mencionei, se o investidor estiver bem assessorado, o acionista pode atravessar o ano de 2023 tranquilamente mesmo com a crise econômica que anda assustando muitos acionistas. O acionista deverá prestar atenção às movimentações quanto aos juros que seguem oscilando, mas, sempre com notícias sobre aumentos. A desaceleração da inflação brasileira deverá impactar muitos investimentos, diante do cenário atual de recorde de índices inflacionários, assim como em outros países. Portanto, se você começou a investir agora e busca por referências do mercado na hora de aplicar o seu dinheiro.  

Será necessário se informar um pouco mais sobre a bolsa que você deseja ingressar. Assim como, é relevante entender como cada ativo funciona e ficar por dentro das atuais novidades sobre as bolsas estrangeiras. Por exemplo, as sinalizações dos principais bancos centrais como o Federal Reserve – FED e o banco central Europeu ambos já sinalizaram reduções em seus índices inflacionários. Com a redução desses, juros será possível enxergar os efeitos dessas políticas monetárias apesar de apetadas com possibilidade de impulsionar as transações realizadas nos primeiros pregões de 2023. 

Gostou desse artigo? Acesse o nosso blog e fique por dentro das novidades relacionadas ao mundo das finanças. Memivi 

Copywriter / Redatora publicitária Especialista em Economia, Investimentos e finanças. Sua maior paixão é contribuir com o crescimento pessoal e financeiro das pessoas!