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Recrutadores no LinkedIn: saiba como chamar à sua atenção!

LinkedIn, a maior rede social de recrutamento profissional do mundo, te ajuda a conquistar a vaga. Continue e saiba mais.

recrutadores no LinkedIn
Fonte: LinkedIn

O Brasil está em quarto lugar como comunidade usuária do LinkedIn, ficando atrás apenas da Índia, Estados Unidos e China. Mais de 50 milhões de usuários conectados no país, com 300 milhões no total. Por isso, ter um perfil atrativo na plataforma – LinkedIn, para sobressair é um bom começo. Porém para de fato se destacar e chamar atenção dos recrutadores no LinkedIn é importantíssimo.

Além disso, ter em várias áreas profissionais chamando atenção do seu perfil.  Portanto, o LinkedIn vem crescendo vertiginosamente com números de pessoas cada dia maiores em todo mundo, consolidando ainda mais a rede de relacionamento LinkedIn como uma plataforma digital fundamental para quem está desempregado e em busca de trabalho. 

Pesquisas mostram que aproximadamente cerca de 85% dos recrutadores e empresas estão usando o LinkedIn, em busca de candidatos e novos funcionários.

Dessa forma, os números que contribuem para o valor e veracidade da plataforma de recrutamento, dados que auxiliam tanto quem está em busca de emprego quanto para quem está buscando o talento específico para seu quadro empresarial. 

Assim, como falamos anteriormente, são mais de 50 milhões de perfis só no Brasil e aumentando ainda mais esse número de perfis, como resultado aumentou também a concorrência.

Empresas de grande porte vêm fazendo seus recrutamento e contratações por meio da plataforma e nós iremos te deixar algumas dicas para melhorar o seu currículo e chamar atenção para a tão esperada vaga de emprego. 

Saiba mais como turbinar seu perfil para os recrutadores a seguir.

Esteja sempre visível para os recrutadores no LinkedIn 

Mantenha seu perfil atualizado, se deseja que seu perfil se sobressaia precisa atualizá-lo frequentemente, atualize sempre suas conquistas. Ainda, projetos que você concluiu, artigos que escreveu e apresentações criadas são uma boa dica. Desse modo, você não precisa ter um portfólio engenhoso ou um trabalho convencional para que possa ser colocado em prática.

Assim, considere algo que se orgulhe e torne visível como vídeo de apresentação particular, ou fotos de algum evento. Afinal, o LinkedIn é uma poderosa plataforma digital de relacionamento. Por isso, ao invés de salvar as conexões que adquiriu ao longo de sua trajetória profissional.

Ou seja, envolve manter ativo os contatos, compartilhando, curtindo e comentando as atividades que realiza. Esteja conectado a pessoas com as mesmas propensões que as suas. Porém, certifique-se de enviar um convite personalizado. Como: “Olá Maria, tudo bem? Adorei sua postagem. Também trabalho na mesma área e gostaria de me conectar a você. 

Assim, o perfil no LinkedIn é um diferencial e uma ótima maneira de adicionar suas personalidades, sua trajetória profissional, portanto não copie seu currículo, isso é um grande erro. No entanto, o melhor perfil normalmente é escrito na primeira pessoa. Contudo outros modelos também se destacam.

Dessa maneira, se você trabalha com marketing ou vendas, a segunda pessoa, vai ajudar a abraçar possíveis clientes ou pessoas com uma vasta história de realizações, podendo ficar à vontade para descrever seu currículo na terceira pessoa. 

Seja específico e claro 

Certifique-se que o Idioma do seu perfil deve ser simples de acordo com o que procura, porém muitas pessoas não prestam atenção. Logo, se você está buscando vagas de trabalho só no Brasil, no caso o idioma deve ser português. Já se está aberto a chances no exterior.

Com certeza, o idioma deverá ser em inglês, mas procure deixar especificações, observações de que seu perfil tem conhecimentos, para não fechar portas no Brasil. Caso os recrutadores não dominem o idioma. Além disso, a foto do perfil deve ser de preferência com um fundo neutro e de aparência profissional. Ou seja, de maneira alguma use fotos de festas e baladas ou em barzinho com amigos, selfies não fica bem ou apresentável.

Portanto peça a alguém para tirar sua foto. Se posicione em uma parede de fundo neutro ou mesmo em um bosque certifique-se da iluminação. Outro ponto importante é a luz do sol e lâmpadas direto ao rosto podem gerar várias sombras na foto.

Ainda, se a foto for ao ar livre, é tirar em um dia nublado, se for tirar a foto em casa prefira um lugar com luz natural como de janela ou porta próxima. Você pode aplicar um efeito para desfocar o fundo da foto e deixar você em destaque.  Coloque o nível de experiência e posição trabalhado na empresa, não se apegue ao que está em sua carteira.

Você pode seguir carreira no que gosta e tem experiência. Porém se você tem mais conteúdo em seu currículo como cursos e deseja mudar de carreira deixe registrado o título da vaga que você almeja.

Porque se você procura por vaga na sua área, mas deixa outra profissão em título pode não ser visto como apto a vaga e não ser selecionado. 

Faça seu currículo com atenção  

recrutadores no LinkedIn
Fonte: Google

 Para poder chamar atenção dos recrutadores no LinkedIn você precisa adicionar informações ao seu currículo como sua formação acadêmica, esses dados são colocados no início e vai ajudar com que os recrutadores analisem seu perfil. Destaque-se com maior peso para a sua área ou a sua mais recente formação. 

Seus dados de contato, não deixe de preencher suas informações de contato, os links de acesso ao seu portfólio, textos técnicos da sua área de trabalho e seu e-mail e blog caso tenha.  Esteja certo de que a maioria dos recrutadores fazem o primeiro contato por e-mail particular do LinkedIn. 

Portanto, instale o app ou acesse o site com frequência e não corra o risco de perder a oportunidade que tanto almeja por demorar demais para acessar e responder uma mensagem. 

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Formado em Administração Especialista em finanças, economia e investimentos. O seu objetivo é transformar a vida das pessoas por meio do conhecimento e da informação com conteúdos claros, simples e sem "economês".