10%15%20%25%30%35%40%45%50%55%60%65%70%75%80%85%90%95%100%

Regulamentação de moedas digitais no Brasil!  

Onda de golpes pode acelerar a regulamentação de moedas digitais no país. Confira!

Regulamentação de moedas digitais
Fonte: Bitcoin

Com as recentes ondas de golpes bilionários relacionados a pirâmides financeiras, a regulamentação de moedas digitais que foi aprovada pela Câmara no mês de dezembro.  Poderá passar a valer em breve, o projeto de Lei de nº 2303/2015 deverá ser votado no Senado com chances de sucesso na aprovação. 

Segundo o autor do projeto, o deputado federal Aureo Ribeiro, o projeto possui o objetivo de fiscalizar o setor de criptoativos para evitar novos golpes entre outras situações. Desse modo, todas as operações com as moedas digitais estarão sujeitas a cumprir as regras do Código de Defesa do Consumidor.  

Então, com a regulamentação de moedas digitais o controle do banco central com esse mercado pode ser maior. Além disso, o governo terá controle sobre as corretoras desses ativos mais conhecidos no meio por exchanges que costumam atuar a aqui no Brasil.

Assim, os criminosos responsáveis por esses golpes podem sofrer pena máxima por crimes como lavagem de dinheiro.

Portanto, a regulamentação de moedas digitais poderá evitar golpes como o esquema de fraudes desvendado no estado do Rio de Janeiro recentemente. Vale ressaltar ainda que, através da regulamentação os investimentos nesse mercado podem aumentar.

Desse modo, os investidores se sentirão mais seguros ao realizar as suas transações! 

Mercado de criptomoedas 

Sabemos como o mercado de criptomoedas segue crescendo rapidamente, atualmente, a moeda mais famosa desse segmento, o Bitcoin bateu mais um recorde. Desse modo, a popularidade das criptomoedas cresceu ainda mais. Os recentes resultados, acabou chamando atenção dos investidores desse e dos demais mercados! 

Além dos pequenos acionistas, empresas de grande porte passaram a se interessar pelo mercado de moedas digitais. Então, além de adquirir e vender as moedas essas empresas passaram a envolver as criptomoedas nas transações da bolsa. O projeto de Lei de nº 2303/2015 criado pelo deputado Aureo Ribeiro estabelece que o banco central em parceria com o Coaf fique responsável pela fiscalização do mercado de moedas digitais. 

Nesse sentido, segundo os economistas informaram esse tipo de transação pode ser realizada através das ETFs. Nas bolsas mais importantes do mundo, essa categoria de transação está sendo requisitada com frequência.

Isso quer dizer, que essa movimentação agrega valor ao mercado de cripto. Então, com a regulamentação a pena para lavagem de dinheiro com moedas digitais, por exemplo, poderá ter uma pena mais severa. Dificultando a ação dos criminosos! 

Mercado descentralizado  

A regulamentação das criptomoedas possibilitará mais credibilidade para esse mercado, segundo os analistas. O bitcoin, por exemplo não é emitido pelo banco central, pois, a moeda possui participantes que garantem o pleno funcionamento da criptomoeda. Como você deve saber, todas as transações das moedas são protegidas pelas blockchains.  

Recentemente, a Receita criou um campo para que os contribuintes possam declarar as moedas digitais no Imposto de Renda. Ou seja, ficou mais fácil realizar transações como compra e venda de bitcoin nas corretoras. Atualmente, a quantidade de negociações do bitcoin, por exemplo vem crescendo na América Latina!  

Além disso, mais um ponto positivo para o setor de cripto é que a aceitação como forma de pagamento vem crescendo. Desse modo, os brasileiros podem comprar bens como carros usando as criptomoedas para isso! Hoje, boa parte dos estabelecimentos no país passaram a aceitar o bitcoin como pagamento. Vale ressaltar ainda que, o partido PL determinou um controle maior sobre as corretoras das exchanges ou ativos digitais. Desse modo, os crimes de fraude relacionados as moedas digitais poderão ser mais detalhadas! 

Regulamentação de moedas digitais no país 

Regulamentação de moedas digitais
Fonte: Bitcoin

Devido aos recentes golpes bilionários relacionados a pirâmides financeiras, a regulamentação de moedas digitais que foi aprovada pela Câmara no mês de dezembro do ano passado.  Poderá passar a valer ao longo desse ano. O projeto de Lei de nº 2303/2015 deverá ser votado no Senado com chances de sucesso na aprovação! 

Nesse sentido, com a regulamentação das criptomoedas o governo terá controle sobre as corretoras desses ativos mais conhecidos no meio por exchanges que costumam atuar a aqui no Brasil. Assim, os criminosos responsáveis por esses golpes podem sofrer pena máxima por crimes como lavagem de dinheiro. 

Por fim, a regulamentação dessas moedas virtuais poderá evitar novos golpes como o esquema de fraudulento desvendado no estado do Rio de Janeiro recentemente, possam ocorrer novamente! Assim, moedas como o bitcoin poderão ter mais credibilidade na bolsa e no dia a dia! Segundo a Polícia Federal, boa parte dos golpes envolvendo criptoativos já superou a perda de R$ 6,5 bilhões. Vale ressaltar que, essas ações tem preocupado as autoridades, pois, esse tipo de golpe está crescendo. 

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos, familiares e em suas redes sociais. Em seguida, retorne ao nosso blog e aproveite nosso conteúdo sobre o universo das finanças e investimentos. Esperamos por você! Memivi; melhorando a sua vida.