Revolução digital, reuniões online podem causar estresse

Videoconferências do trabalho remoto podem afetar a saúde mental dos trabalhadores. Saiba mais!
Anúncios


revolução digital reuniões online
Fonte: Google

Graças a revolução digital a maioria das empresas estão operando em home office, o que tem pontos positivos, mas também alguns pontos negativos. Se o indivíduo não souber controlar e dividir os afazeres pessoais dos profissionais vira bagunça e o trabalhador acaba cumprindo mais horas de serviço, do que se estivesse em um escritório presencial. Sendo assim, a organização é primordial para o sucesso e evita o desgaste da saúde mental.

Com o isolamento social e o home office, a necessidade de realizar reuniões entre a equipe para acompanhar o andamento dos projetos aumentou. Assim, aquilo que era tratado diariamente com pequenas reuniões na empresa apenas indo na mesa dos colegas ou do patrão, virou um link para salas de reunião. Mas isso tem incomodado os profissionais, muitos estão reclamando da quantidade de reuniões e do estresse e desgaste mental causados por elas. Estudos comprovam, através que as reuniões são, realmente, estressantes.

Estudo feito sobre reuniões virtuais

O estudo foi feito por análise de ondas cerebrais, e afirmou o quão cansativo essas reuniões virtuais são. Mas pode-se amenizar esse estresse com pequenas pausas ao longo do dia. Dessa forma, elas fazem total diferença e ainda, ajudam a aumentar a capacidade de concentração dos colaboradores e de participarem ativos dos encontros.

Desse modo, a Microsoft desenvolveu um estudo, para entender melhor o futuro do trabalho perante a pandemia, a proprietária do App Teams de videoconferência buscava uma solução para a exaustão causada.

A pesquisa foi feita enquanto 14 pessoas participavam de reuniões usando equipamentos de eletroencefalograma, monitorando a atividade elétrica do cérebro. Foi feito em duas sessões, na primeira foram quatro encontros consecutivos, durando 30 minutos e sobre temas diferentes. Na segunda, as reuniões foram intercaladas com 10 minutos de descanso e os participantes meditaram com um aplicativo.

Chegaram à conclusão que as pausas dão um reset no cérebro e o estresse não acumula, já as reuniões sem pausa reduzem a capacidade de foco e desenvolvimento no trabalho e nos encontros. Compreenda mais sobre este assunto nos tópicos seguintes!

Revolução digital no trabalho

Há alguns anos não existiam tablets e smartphones e apenas um pequeno número de pessoas tinham acesso à internet, que tinha uma velocidade surreal de lenta. Os computadores de primeira linha, na época, possuíam capacidade de armazenamento e processamento menor do que os celulares atuais. Dessa forma, as pessoas não esperavam viver em um mundo incrivelmente tecnológico como o de hoje, onde resolvemos tudo com apenas uns toques na tela, literalmente uma Revolução digital.

Essa revolução digital muda o comportamento do mercado e dos consumidores, e exige que as empresas se adaptem com a evolução do mundo, para que melhorem o modelo de negócios e não percam espaço para a concorrência. É estimado que nos próximos anos, mais de 50% das empresas desapareçam, incluindo as gigantes.

Todas essas mudanças digitais têm impacto direto no mercado de trabalho, novas profissões surgem. Como influenciadores digitais, e algumas profissões conhecidas já tiveram automatizações em muitos lugares, como agentes de viagens e operadores de telemarketing. Desse modo, os processamentos digitais e sistemas podem facilitar muito a vida dos empregadores, as máquinas podem trazer mais agilidade e simplificam o trabalho que antes era manual.

De um tempo para cá tudo que pode ser automatizado, está sendo. E aquilo que não puder ser automatizado será muito valioso. As empresas irão atrás desses profissionais, criativos e com ideias que diferenciem os modelos de negócios e desenvolvam novas formas para se relacionar com um cliente, o que é um caminho sem volta.

Como manter a saúde mental

Em tempos de pandemia e notícias ruins a todo tempo, é muito importante cuidarmos da saúde mental porque ao mesmo tempo que trabalhar em casa é libertador, também é maçante. O trabalho remoto é um pouco solitário, as pessoas ficam sentadas no escritório ou sofá com uma xícara de café do lado e seu notebook. Assim, os dias começam a se misturar e ficam iguais quando o único colega de trabalho é você mesmo.

Com a rotina tão afetada é quase impossível manter o mesmo fluxo do trabalho presencial, por isso é importante pensar em novos hábitos para o novo cotidiano. Muitas pessoas têm dificuldade em separar a rotina profissional da rotina pessoal, é preciso equilibrar aas atividades de cada área e assim, reconhecer as dificuldades do seu dia a dia. Encontre os pontos que precisam de maior atenção e foque neles.

Algumas empresas oferecem ações de cuidados com seus colaboradores durante a pandemia. Por exemplo, oferecem atendimento psicológico, disponibilizam materiais de apoio, oferecem palestras e treinamento aos líderes e fazem pesquisas para monitorar a saúde física e mental dos funcionários. Isso é de extrema importância para lembrá-los que não estão sozinhos.

revolução digital estresse no trabalho
Fonte: Google

Evitando o estresse

A princípio, muitos funcionários do trabalho remoto estão mais estressados, ansiosos e até mais entediados do que antes do home office. Além de estarem comendo mais e se exercitando menos do que o normal. Alguns funcionários acreditam que a carga de trabalho aumentou e que é muito difícil manter a motivação e produtividade de antes. Os psicólogos e psiquiatras também aumentaram a demanda de seus atendimentos durante a pandemia.

Chegamos à conclusão que estamos perto de um tsunami de doenças mentais. Com tantas incertezas sobre a volta da normalidade é imprescindível que todas as empresas cuidem da saúde mental de seus colaboradores, porque ela é essencial para o bom desempenho das atividades e resultados positivos.

 Existem algumas medidas para manter a mente equilibrada. Encontre atividades que te relaxe. Tente praticar exercícios físicos, a liberação da endorfina causa sensações de prazer e bem-estar. Respeite os seus limites dentro da empresa, saiba impor limites e obedecer seu tempo. Converse com seus líderes e colegas e busque ajuda profissional. Não deixe de cuidar do seu corpo e sua mente, eles são primordiais para todas as áreas da sua vida.

Revolução digital: Conclusão

Para aqueles que moram sozinhos, o trabalho remoto consegue ser ainda pior. Por mais reuniões que você tenha, que como já falamos é extremamente desgastante, ver as pessoas apenas por telas dá a sensação de mais desconectados do que nunca. Mas, para quem tem esposa/marido e filhos, o dia a dia de trabalho pode parecer mais um circo do que um ambiente calmo. Lidar com as crianças no EAD e o cônjuge também em home office não deve ser fácil.

Portanto, é uma situação diária de estresse que exige cuidados para manter a saúde mental equilibrada e em dia. O apoio de um profissional é sempre necessário, mas você também pode fazer coisas que te agradam e não viver 100% do tempo focado no trabalho. Separe as horas de serviço das horas de descanso, é um bom começo para aliviar o cansaço do home office.

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos, familiares e em suas redes sociais. Em seguida, retorne ao nosso blog e aproveite nosso conteúdo sobre o universo das finanças e investimentos. Esperamos por você! Memivi; melhorando a sua vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *