Risco Ignorado, quais as lições de sua aplicação?

Acompanhe o nosso artigo para saber um pouco mais sobre Risco Ignorado e mais dicas importantes para você manter a sua empresa longe das dívidas!
Anúncios


Risco Ignorado homem e setas
Fonte: Google

Quando falamos em riscos financeiros, em muitos casos temos ciência sobre o que de fato o termo significa, sendo assim quais são as suas reais pressuposições com relação à economia? Este assunto pode de fato parecer algo que apenas especialistas em economia devem cuidar. Contudo, possuir uma boa compreensão com relação a riscos financeiros é muito importante. Inclusive para pessoas que começaram a investir e também para almejam ter mais conhecimento sobre o assunto.

Muitas pessoas até ouvem sobre o assunto nos jornais, porém não têm conhecimento algum sobre o que o assunto se refere, na prática Riscos Financeiros são todas as variantes que podem levar a sua empresa ou um microempreendedor a perder dinheiro, sendo por meio de investimentos ou transações financeiras das mais variadas. Assim sendo, o risco ignorado sempre vai existir em todas as operações envolvendo dinheiro, dessa forma é relevante distinguir e saber como minimizar estes riscos.

Tenha em mente que você planeja abrir uma empresa, existirá sempre a possibilidade de o investimento não trazer o retorno calculado não é mesmo? Portanto, este tipo de situação faz parte do risco ignorado financeiro com relação ao investimento. Para quem possui um negócio em muitos casos, não conseguem repassar o valor do produto pelo mesmo valor gasto no investimento deste produto, por exemplo; sim, este é um risco que pode ocorrer em meio a uma transação.

Contudo, o Risco ignorado financeiro pode estar relacionado na maioria dos casos a má administração das finanças de uma empresa, a falta ou erro de informação representa uma das maiores causas de endividamento entre as empresas no Brasil. Portanto, o risco financeiro de um negócio está ligado aos investimentos que a empresa faz, sendo assim o próprio fluxo organizacional e financeiro.

Tipo de riscos financeiros

Existem, vários tipos de risco financeiro que devem ser estudados antes do investimento, a regra para os investimentos é sempre a mesma; quanto maiores forem os riscos financeiros, maiores serão as chances de perdas. Assim sendo, o risco deve ser proporcional a possibilidade de ganhos para a empresa, vale ressaltar, que é importante analisar os riscos financeiros existentes no investimento, independente de qual seja com o objetivo de evitar perdas ou endividamento.

O risco de crédito, é conhecido no ecossistema dos investimentos como um dos mais comuns, pois está ligado à probabilidade de o investidor não conseguir cumprir com o compromisso financeiro. Este risco está envolvido com a competência de quem está investindo, por exemplo pessoas que investem nas ações do Tesouro Direto.

Portanto, é importante fazer uma análise detalhada do risco de crédito para o investimento; e também as possibilidades que o investimento tem de trazer retorno seja a curto ou longo prazo. Sendo assim a dica é, sempre estudar com cuidado o investimento para evitar possíveis dores de cabeça; entenda que não estamos em uma época para perder dinheiro em um investimento, a sua empresa pode precisar em algum momento.

Risco ignorado de liquidez

O risco ignorado de liquidez, representa-se pela facilidade ou dificuldade de resgatar o investimento, sem o investimento perca o valor inicial; pois existem alguns investimentos que podem se transformar em dinheiro de uma maneira mais isto representa o risco de liquidez. Por exemplo, o dinheiro depositado em uma poupança pode-se resgatado a todo momento certo? Contudo, é importante saber o melhor momento para o resgate, principalmente se a intenção for de um investimento a longo prazo.

Nas finanças do seu negócio ou pessoal, o risco da liquidez representa a sua capacidade de não conseguir pagar o que é preciso por exemplo; em uma empresa existem pagamentos mensais obrigatórios como profissionais que trabalham na empresa, entre outras dívidas comuns. Todavia é preciso haver um planejamento, pois o risco de liquidez está relacionado em muitos casos a má gestão nas finanças de uma empresa.

Já o risco ignorado de setor, está relacionado com as oscilações que podem ocorrer e normalmente ocorrem nas bolsas, pois os investidores estão lidando com ações de empresas, commodities e moedas variadas nacionais e internacionais, como por exemplo as moedas digitais. A variação dos valores na bolsa pode impactar positivamente ou negativamente os negócios de uma empresa, por isso é muito importante calcular com o máximo de cuidado o investimento, vale ressaltar ainda que, as variações nos valores podem impactar as suas finanças pessoais.

Gerenciando os riscos

Risco Ignorado pensamento
Fonte: Google

Boa parte das empresas, que tomam o cuidado de gerenciar os riscos, acabam migrando para a busca de soluções com o objetivo que os riscos não se concretizem. Assim sendo, estas soluções devem trazer avanços no controle interno da empresa, por exemplo a criação de Códigos de Ética, políticas e também Conduta; em muitos casos, algumas pequenas adaptações que ajudam expressivamente na mitigação dos riscos.    

Segundo especialistas, estruturar e agir sobre 100% do risco não é uma tarefa das mais fáceis. Contudo, iniciar um trabalho de reconhecimento do risco ignorado pode trazer mais segurança para as empresas, este reconhecimento serve para estimular elementos para que a empresa não seja surpreendida por circunstâncias imprevistas.

O que você precisa entender, é que sempre existirão riscos financeiros seja no investimento ou operações financeiras, sendo assim não existe solução mágica para se livrar do risco. Contudo, tomando as precauções necessárias você pode evitar prejuízo, vale ressaltar que é importante sempre fazer um estudo sobre o investimento e as demais operações financeiras da empresa.   

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos, familiares e em suas redes sociais. Em seguida, retorne ao nosso blog e aproveite nosso conteúdo sobre o universo das finanças e investimentos. Esperamos por você! Memivi; melhorando a sua vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *