Preloader Image 1 Preloader Image 2

Rota de Comércio, os canais além do Suez

Após o cargueiro Ever Given ter ficado encalhado no Canal de Suez acarretou problemas no comércio internacional. Confira!

Rota de comércio canal de Suez
Fonte: Google

A alta no valor do petróleo de repente muitas empresas foram afetadas, empresas que vão de varejistas a fornecedores de transporte público, fabricantes e supermercados dentre outros. Todavia segundo uma pesquisa feita pela Allianz seguradora alemã este acontecimento pode acarretar uma redução no crescimento do comércio global que vai de 0,2 a 0,4 pontos percentuais. Os problemas enfrentados pelo rota de comércio traçado no canal de Suez trouxe problemas ao mercado mundial.

Todavia pelo motivo da passagem pelo Canal de Suez ser essencial para as cadeias de abastecimento de todo o mundo. Contudo não é a única, sendo assim o canal marítimo faz parte de uma lista extensa de vias indispensáveis para o funcionamento de toda a economia global. Sendo assim existem mais três dessas vias que são muito importante para a economia em escala global.

Sendo assim além do Canal de Suez, existem também o canal do panamá, estreito de ormuz e o estreito de malaca. Todavia o Canal de Suez esta situado entre oriente e ocidente localizadas no Egito o seu funcionamento teve início em meados de 1869, possui 193 km de deimensão e liga o mar vermelho ao mar mediterrâneo. Logo em 2020 atravessaram um total de 19.311 embarcações.

Todavia com aproximadamente 1,21 bilhões em toneladas de carga, informou Acs. Sendo assim estes números represtam em média 12%  do comércio global o que faz com que o Canal de Suez seja muito importante para o bom funcionamento de toda a economia a nível mundial.

Rota de comércio pelo Canal do panamá

A inauguração do canal do panamá no anos de 1914, modernizou o comércio marítimo em todo mundo. Todavia por mais de um século uma das maiores obras a engenharia latino-americana em meio ao século 20 produziu o caminho reduzido a meio dos dois maiores oceanos do mundo são eles o pacífico e atlântico.

Dessa forma uma média de 6% do comercio mundial percorre pelo canal. Contudo cerca de 13 mil navios trafegam de um lado para o outro todos os anos para carregar as suas mercadorias. Sendo assim essa proporção é gigantesca o canal do panamá encontra-se entre a 114 rotas marítimas que unem cerca de 160 países destinado a um total de 1,7 mil portos. Portanto também fundamental para o país do panamá.

Contudo no ano fiscal ano passado a prestação direta ao país foi de 2,7 do Produto Interno Bruto, ainda segundo informações das principais autoridades do canal do panamá. Entretanto em comparação ao outros este canal é um tanto mais complexo. Pois foi construído baseado no sistema de eclusas que basicamente permite que o canal funcione de maneira contínua o que pode vir a ser o ponto mais fraco por depender das chuvas.

Estreito de ormuz

Canal de Suez rota de comércio marítimo
Fonte: Canal de Suez

Esta é com certeza a mais importante dentre essas Rota de Comercio mais estratégicas do mundo. Pois conecta os produtores de Petróleo no oriente com os mercados mais importantes no Mercado Externo Ásia-pacifico, América do norte e Europa. Sendo assim a travessia possui um total de 160 km de extensão. Sendo assim diferente dos outros canais está é uma passagem natural não precisa ser controlada por nenhum país.

Contudo a tavessia marítima liga o golfo de omã ao golfo pérsico onde encontram-se países como os Emerados Arabes Unidos, Bahrein, Irã dentre outros como também liga ao mar da Arabia. Todavia em seu ponto mais estreito o canal divide Irã e Omã através de 33km, sendo assim ele tem duas vias marítimas que medem 3 km entre cada uma.

Apesar de não haver oficialmente nenhum dado do trânsito deste determinado canal por motivo óbvios segundo a informações administrativas da Eia. Sendo assim aproximadamente um quinto dessas exportações pelo mundo de Petróleo passam pelo estreito um total aproximado de 21 milhões de barris de Petróleo percorre todos os dias neste canal marítimo o que retrata 21% do consumo de líquidos derivados o Petróleo.

Estreito de malaca

Portanto a última passagem marítima possui um total de 930 km dentre o oceano pacífico e índico inclinada para Cingapura onde contem a sua parte mais esteira com 2,7 metros em seu total. Todavia 84 mil navios trafegam por este estreito por ano. Sendo 25% de todo comercio mundial. Dessa forma cerca de dois terços de todo o seu volume são de Petróleo bruto do Golfo Pérsico por volta de 16 milhões de barris.

Contudo a via que possui mais importância para as contêiners e cargas a granel é o estreitpo de malaca. Todavia a Rota de Comercio tornou-se mais importante a medida que o tempo passou para as principais potencias econômicas da região como Coréia do Sul, China e Japão. Contudo a Rota de Comercio também tem importância países em desenvolvimento de todo o Sudeste Asiático.

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos, familiares e em suas redes sociais. Em seguida, retorne ao nosso blog e aproveite nosso conteúdo sobre o universo das finanças e investimentos. Esperamos por você! Memivi; melhorando a sua vida.

Written By

Copywriter / Redatora publicitária Especialista em Economia, Investimentos e finanças. Sua maior paixão é contribuir com o crescimento pessoal e financeiro das pessoas!

Leave a Reply

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *