10%15%20%25%30%35%40%45%50%55%60%65%70%75%80%85%90%95%100%

Roubo de celular: como recuperar o chip e o número? 

O que fazer para recuperar o chip e o número, em casos de roubo de celular? Fique por dentro!

Roubo de celular
Fonte: Google

Um dos males mais comuns da sociedade moderna, certamente é o roubo do celular ou clonagem de número. Além do prejuízo de perder o aparelho, o extravio do celular, o usuário pode ter os seus dados roubados. Assim como, no procedimento de recuperação do chip e o número pode levar um tempo a recuperação dos dados também. Confira nesse artigo, como você poderá recuperar o seu número e o chip que foi roubado ou perdido de volta! 

Perdeu o celular? Ele pode ter sido furtado ou esquecido, nessa situação você deverá refazer os seus passos. Caso você tenha certeza de que houve furto, primeiramente você deverá acionar o recurso embutido no aparelho para localizá-lo. Ambos os sistemas Android e iCloud possuem dispositivos de localização criado justamente para esse tipo de situação. 

Então, antes de iniciar o procedimento para recuperar o chip e o número será preciso bloquear o dispositivo. Com o bloqueio do aparelho, você evita que a pessoa que praticou o furto utilize os seus dados para cometer fraudes entre outros crimes. Além disso, o bloqueio do aparelho serve para evitar o furto de todos os seus dados e ainda indisponibiliza o aparelho. 

Vale lembrar que, antes de bloquear o aparelho para recuperar o chip e o número, você poderá tentar ligar para o seu número. Pois, existe uma pequena chance de alguém atender, desse modo, você poderá marcar um encontro para pegar o smartphone de volta. Caso isso não seja possível, você deverá botar em prática o procedimento de recuperação! 

Em caso de roubo como proceder? 

Caso o seu smartphone seja roubado ou furtado, a situação poderá ficar um pouco mais complicada para recuperar os dados contidos no aparelho, por exemplo. No caso de furto, não saber onde o celular foi extraviado é um sinal de alerta. Ou seja, você deverá entrar em contato com a sua operadora para evitar o uso da sua linha por terceiros. 

Além disso, você deverá solicitar o bloqueio do acesso aos aplicativos de banco, por exemplo. Será necessário entrar em contato com a sua agência ou a plataforma do banco. Ainda nesse sentido, em caso de roubo será necessário realizar um boletim de ocorrência. Para smartphone que funcionam com o sistema Android, o usuário poderá acessar o Google Play para proteger os seus dados.  

Segundo alguns especialistas não devemos armazenar dados importantes nos smartphone. Sendo assim, usar a nuvem é a melhor opção para evitar que em casos de roubo ou perda do aparelho os seus dados sejam usados indevidamente. Vale lembrar ainda que, em caso de furto você não deverá ligar para o próprio número. Pois segundo os especialistas, os hackers podem aproveitar para desbloquear o aparelho e cometer fraudes! 

Segundo passo: registro de boletim de ocorrência 

Após limpar os seus dados para evitar transtornos maiores, será preciso realizar um boletim de ocorrência. Não se preocupe, você poderá registrar o boletim online, não há necessidade de sair de casa. Basta acessar a delegacia eletrônica do seu estado, após esse procedimento será necessário inutilizar o seu chip. Para evitar que os hackers acessem os seus contatos, para pedir dinheiro, por exemplo! 

Trata-se de um procedimento bem simples você deverá entrar em contato com a sua operadora e solicitar o bloqueio da linha imediatamente. Caso seja necessário informe o número do boletim de ocorrência, pois, a operadora poderá bloquear a linha pelo IMEI.  

Portanto, com o Número de Identificação do Aparelho – IMEI a operadora poderá até inutilizar o smartphone. Desse modo, ele ficará sem acesso à internet além de não poder ser usado para realizar ligações. No passado, era preciso informar esse código para as operadoras. Hoje, essas empresas têm acesso ao IMEI com o número de linha do usuário. Esse mecanismo foi criado para ajudar tanto as operadoras quanto aos usuários, assim, ambos podem se proteger de golpes! 

Como recuperar o chip e o número? 

Roubo de celular
Fonte: Google

Antes de recuperar o chip e o número, o bloqueio deverá ser realizado sendo esse bloqueio previsto em lei de nº 632/2014. Esse é o Regulamento Geral de Direitos do Consumidor de Serviços de Telecomunicações, que possui o objetivo de proteger e defender o consumidor sobre serviços prestados por companhias de telecomunicações que operam no Brasil. Essa lei estabelece diretrizes de atuação em determinadas situações, como o roubo entre outros. 

Assim como mencionei, você deverá solicitar o bloqueio do acesso aos aplicativos de banco, por exemplo. Ainda nesse sentido, em caso de roubo será necessário realizar um boletim de ocorrência na delegacia eletrônica. Caso você tenha certeza que houve furto, primeiramente você deverá acionar o recurso embutido no aparelho tentar localizar o mesmo! 

Por fim, vale lembrar que ambos os sistemas Android e iCloud possuem dispositivos de localização criados para localização mais rápida do aparelho em caso de roubo ou perda. Mesmo localizando o aparelho, em caso de furto você deverá entrar em contato com a sua operadora para evitar o uso da sua linha por criminosos. 

Gostou desse artigo? Visite o nosso blog para ficar por dentro das novidades que ocorrem no mundo das finanças. Esperamos por você! Memivi.