Preloader Image 1 Preloader Image 2

Salas de áudio ao vivo e podcast do Facebook

O Facebook lança salas de áudio ao vivo e podcast, se tornando um adversário forte para competir com o Clubhouse. Continue aqui e saiba mais!

Salas de áudio ao vivo
Fonte: Facebook

Na pandemia da Covid-19 a era digital nos trouxe muitos benefícios, representando uma verdadeira evolução no acesso à informação. Ainda, trazendo uma comunicação com o mundo na palma da mão. Por isso, os smartphone e aplicativo mobile de comunicação como, redes sociais e App de mensagens. Portanto, se tornaram uma ferramenta de extrema importância para humanidade, no atual momento de distanciamento social que vivemos. Sendo assim, inclusive as salas de áudio ao vivo.

Assim, a era digital chegou transformando nosso modo de viver, e de alguma maneira estamos todos conectados. Desse modo, podemos afirmar com toda convicção que, muitas pessoas hoje não conseguem executar tarefas simples do dia a dia sem está conectado à internet. Entretanto, você conseguiria passar um dia sem internet? Então, para saber a resposta, basta ver quantas mensagens você já trocou hoje no WhatsApp ou até mesmo compartilhou stories no Facebook e Instagram.

Enquanto estou escrevendo esse texto vários sistemas estão sendo desenvolvidos no mundo inteiro e a cada instante surge uma novidade e um novo aplicativo mobile. Sendo assim, hoje vamos falar um pouco sobre a novidade do Facebook, a empresa lançou recentemente suas salas de áudio ao vivo e podcast, no estilo Clubhouse.

Mas, antes disso, vamos contar um pouco da história do Facebook, a ideia surgiu em 2003, quando Mark Zuckerberg junto com, Dustin Moskovitz e Chris Hughes estudante de Harvard, desenvolveram uma rede social exclusiva para universidade. Assim, um ano depois, Mark Zuckerberg criou o thefacebook.com e no ano seguinte se tornou o Facebook. Por isso, que hoje é a maior rede social do mundo, com mais de 2 bilhões de usuários ativos na plataforma.

Aplicativos que disponibiliza o podcast e salas de áudio.

Esse tipo de arquivo de áudio tem atraído cada vez mais ouvintes, por ser diferente de um programa de rádio. Dessa forma, o ouvinte pode acessar a qualquer hora o conteúdo da sua escolha. Ainda, são vários temas e assuntos relacionados a educação, política, notícias policiais, religiosas ou até mesmo para passar o tempo. Mas o podcast pode ser acessado por meio do celular ou do computador, é uma ferramenta com infinitas possibilidades.

Além disso, os smartphones e a internet móvel tem contribuído muito para esse sucesso, grandes plataformas de música e streaming estão inovando e buscando atribuir essa ferramenta em seu sistema para atender aos seus usuários. Portanto, resumidamente, o podcast é um programa de rádio na internet, muitos streamings de músicas como Groove, Deezer, Spotify, entre outros.

O Clubhouse tem uma pegada parecida, indo o pouco mais além e trazendo para seus usuários as salas de áudio ao vivo, uma rede social que permite apenas conversas por voz. O app ficou popular mesmo no início do ano, quando grandes influenciadores e empresários começaram a usar. Com a participação de famosos interagindo com seus fãs como, Luciano Huck, Boninho diretor do Big Brother, entre outras celebridades. Mark Zuckerberg dono do Facebook, também participou em uma dessas salas de áudio ao vivo, após sua experiência com a novidade, lançou recentemente no Facebook suas salas de áudio ao vivo.

Qual a novidade no Facebook?

Após ter feito uma participação em uma sala de áudio no aplicativo Clubhouse, que se tornou uma febre mundial recentemente, Zuckerberg, presidente do Facebook criou sua própria sala de áudio, uma maneira de encontrar e reproduzir podcast em sua plataforma, inovando os serviços de áudio da maior rede social do mundo.

O serviço já está disponível nos Estados Unidos, pessoas públicas e alguns grupos selecionados já podem criar suas salas de áudio ao vivo no sistema iOS e podcast selecionados estão disponíveis para ouvintes. Nas próximas semanas a empresa vai expandir a capacidade com mais pessoas públicas e grupos, e pretende trazer novos recursos para ambos, melhorando as experiências com os serviços na plataforma.

A proposta do Facebook com as salas de áudio ao vivo, é permitir que seus usuários descubra, ouça e participe de conversas ao vivo com pessoas públicas, especialistas e outras pessoas sobre tema de seu interesse. Nas salas de áudio ao vivo, as pessoas publicas podem convidar amigos, seguidores, famosos ou qualquer ouvinte na sala para ser um palestrante. Podendo haver até 50 speakers e não há limites para os números de ouvintes. Pessoas com sistema iOS e Android podem acessar as salas de áudio ao vivo, em locais como Feed de notícias e por meio de notificações.

Conclusão

Salas de áudio ao vivo
Fonte: Facebook

E não para pôr aí, o Facebook pretende lançar ainda esse ano recursos adicionais, como legendas e a capacidade de criar e compartilhar clipes curtos de um podcast. A maior rede social do mundo, quer construir mais experiencias sociais exclusivas em torno de podcasts que usam os melhores recursos interativos do Facebook. Outros produtos como “listening destination” e o “background áudio listening” para vídeo.  

O Facebook, disse que quer fazer do áudio uma “mídia de primeira classe” e entra na briga com outras redes sociais como Twitter a e plataforma de mensagens Discord, que já disponibilizam suas próprias ofertas de áudio ao vivo.  

Outros aplicativos também estão de olho nessa novidade, o Spotify estreou recentemente sua própria versão o “Greenroom”. Slack e Linkedin e Reddit, da Microsoft também mostraram interesses e estão trabalhando em produtos semelhantes. Eita, que essas salas de áudio ainda vão dar muito o que falar!

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos, familiares e em suas redes sociais. Em seguida, retorne ao nosso blog e aproveite nosso conteúdo sobre o universo das finanças e investimentos. Esperamos por você! Memivi; melhorando a sua vida.

Written By

Formado em Administração Especialista em finanças, economia e investimentos. O seu objetivo é transformar a vida das pessoas por meio do conhecimento e da informação com conteúdos claros, simples e sem "economês".