Souvenir: Se viajar, tem que trazer a lembrancinha.

Viajar é maravilhoso, mas se tem uma coisa que as pessoas adoram pedir para quem viaja é uma “lembrancinha”. E se eu não trouxer? Será pega bem? Veja a seguir.
Anúncios


Fonte: Google

Se viajar, ter que trazer uma lembrancinha é praticamente uma certeza que todas as pessoas sabem. Assim, esses suvenires trazem consigo uma carga muito forte da cultura do lugar de onde vieram. Como é bom pegar uma dessas lembrancinhas, como o souvenir, que você ganhou; e até mesmo de uma viagem que você fez antes da pandemia e sentir o cheirinho do lugar, como é lá, matar um pouco da vontade de viajar.

Você sabia que esse assunto se trata com muita seriedade? Então, também é assunto de pesquisa e serve para mostrar que as lembrancinhas são tratadas com muita importância.

Esses mimos são escolhidos com o maior cuidado. Afinal de contas ganhar qualquer coisa é muito ruim; significa que a pessoa não gosta de você ou simplesmente não tratou o seu presente com tanta importância. Vamos acompanhar mais sobre o assunto a partir de agora.

O que é um souvenir?

Primeiramente lemos suvenir para a palavra souvenir. Essa palavra se usa para caracterizar e identificar obejtos que representam a cultura de um lugar, como também o seu costume. Assim, essa palavra tem origem da língua francesa e o seu significado é “memória”.

Um souvenir pode ser encontrado em lugares específicos, como feirinhas de artesanato, por exemplo. Esses lugares atraem bastante turistas e curiosos que visitam um determinado lugar.

Podemos assim dizer que acima de tudo, um souvenir serve para trazer a memória uma determinada lembrança. Imagine uma pessoa que viajou a determinado lugar e para recordar a viagem usa uma blusa que comprou nesse lugar. Esse objeto tem o papel de fazer com que a pessoa possa relembrar momentos felizes ao lado das pessoas amadas.

Souvenir no Brasil

Fonte: Google

Vivemos em um país com diferentes tipos de povos, raças, uma diversidade cultural enorme e muito rica. Cada região tem sua característica própria e ainda assim cada estado possui peculiaridades particularmente maravilhosas. E que atrai bastante turistas, tanto de outros países, quanto do próprio país.

Sendo assim, ao fazer uma viagem pelo Brasil, encontraremos diversos tipos de lembrancinhas, sejam elas caras ou baratas, feitas à mão ou até mesmo industrializadas.

No estado de Pernambuco, na região Nordeste do país podemos encontrar diferentes tipos de souvenires. Se você é turista e quer conhecer o litoral pernambucano, você encontrará vários tipos de lembrancinhas como trabalhadas em madeira, palhas; pois o litoral tem esse tipo de matéria-prima representativamente muito forte.

Ainda assim, no mesmo estado, se você visitar o interior, especificamente a cidade de Caruaru, encontrará uma quantidade imensa de souvenires trabalhados em barro. Principalmente no Auto do Mora, um dos principais lugares da cidade onde a cultura é propagada com bastante vigor.

Logo, também é importante retratar que o estado contém também uma representatividade cultural muito forte em suas festas típicas como o Carnaval e os festejos juninos.

Sovenires pelo mundo

O desejo de conhecer o mundo inteiro é algo que praticamente todas as pessoas tem. Vários lugares enchem os olhos de milhares de pessoas, seja conhecer as Ilhas Maldivas, Bahamas, Dubai, Orlando, Antártida. O mais importante é se sentir feliz e procurar saber se dá para fazer várias comprinhas por esses lugares.

Nas Bahamas, um dos souvenires mais bem procurados no país são as joias de conchas, instrumento artesanal vindo do trabalho manual de catadores de conchas; que trabalham dia a dia para que essa lembrança fique eternizada na vida de muitos.

Sendo assim, observe que na compra de um souvenir desse, você mexe com a vida e a economia de muitas pessoas. Geralmente as pessoas que trabalham com souvenires são pessoas que não tem trabalho fixo. Consequentemente também não tem renda fixa, vivem exclusivamente da renda desses objetos.

Ressaltamos que na compra de objetos culturais, além de valorizar a cultura de determinado lugar; você como turista também está ajudando a transformar vidas através da própria cultura.

Seja um influenciador, mostre que gosta das pessoas que o rodeiam presenteando-as com várias lembrancinhas e acabe ajudando. Bem como, transformando vidas através da valorização da cultura e compra de objetos culturais, principalmente aqueles trabalhados cuidadosamente. Se você nunca tinha ouvido falar em souvenir, hoje foi o dia de conhecer e saber como eles são importantes!

Gostou do artigo? Compartilhe em suas redes sociais e com todos os seus amigos e familiares. Aproveito para te lembrar também que em nosso site você encontra uma variedade de outros assuntos que podem te ajudar. Assim, Espero que você volte e compreenda mais conteúdos. Até mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *