Seguro-desemprego, a simplicidade na solicitação pelo App

Com a modernização e a chegada da era digital, hoje em dia ficou mais fácil fazer diversas tarefas pelo aplicativo. Continue aqui para saber mais!
Anúncios


seguro-desemprego solicitar
Fonte: Seguro-desemprego

Antes de mais nada, com a chegada da era digital, muitas tarefas que era feita presencial; motivo pelo qual necessitava de muito tempo, agora ficou bem mais fácil e prático de se resolver. A internet nos trouxe muitos avanços e soluções para nosso dia a dia. Desse modo, com o surgimento dos App de mobile, temos facilidade de resolver quase tudo na palma da mão sem exigir muito do nosso tempo para isso. Por isso, o Governo Federal trouxe a facilidade da solicitação do seguro-desemprego por meio eletrônico.

Assim, com a pandemia o desemprego cresci a cada dia, a tecnologia tem nos auxiliado muito nessa questão, para manter os serviços funcionando e evitar o contágio da Covid-19. Muitos serviços tiveram que se adaptar a essa nova realidade digital, visando a necessidade do usuário muitos App mobile foram desenvolvidos, para facilitar a vida das pessoas, resolvendo questões importantes, através do seu smartfone, sem sai de casa.

Diante dessa realidade que vivemos, devemos conhecer melhor nossos direitos, vamos falar um pouco do seguro-desemprego. Com a chegada da pandemia o índice de desemprego cresci a cada dia em nosso país. É importante saber que todo trabalhador de carteira assinada tem o direito a receber até 5 parcelas de seguro-desemprego, desde que ele tenha sido demitido sem justa causa.    

Com a era digital já é possível checar o seguro-desemprego pela internet, como também através do App no seu Smartfone. Existe também a CTPS (Carteira de Trabalho Digital), através desse App o trabalhador pode consultar seus benefícios e verificar seus últimos contratos de trabalhos assim como o atual, substituindo de uma vez por toda, a carteira de trabalho de papel.

Conhecendo a CTPS melhor

Esse novo app da CTPS pode ser baixado tanto no sistema Android quando no iOS, com ela o trabalhador não precisará mais do documento físico para ser contratado por uma empresa. Em alguns cliques a empresa terá todas as informações e consultar as experiências de trabalho do empregado.

O trabalhador terá mais agilidade em fazer consultas e solicitações de benefícios com esse app mobile, através da carteira de trabalho digital, o trabalhador pode verificar o seguro-desemprego, abono salarial e o benefício emergencial (Bem), em meio à crise do Covid-19 esses benefícios estão sendo cada vez mais solicitados.

Anteriormente a carteira de trabalho digital servia apenas para consultas de contratos de trabalhos antigos, salários e verificar experiencias profissionais do trabalhador. Após uma atualização visando simplificar e descomplicar o app passou a ser um documento digital não apenas para consulta, agora o trabalhador pode ter sua contratação através dele e fazer solicitações de benefícios tudo isso no seu smartfone.

Agilidade da solicitação do seguro-desemprego

seguro-desemprego solicitação
Fonte: Seguro-desemprego

Antes do app, a solicitação do seguro-desemprego se fazia de forma presencial em uma agência de trabalho. Assim, o trabalhador precisava de tempo, ter em mãos toda documentação como, carteira de trabalho, cartão cidadão; requerimento do seguro-desemprego entregue pelo empregador e o extrato do comprovante de depósito do FGTS, para poder dar entrada no seguro-desemprego.

Com o app CTPS o trabalhador faz tudo em instantes, primeiro passo acesse o aplicativo carteira de trabalho digital; localize o ícone “benefícios”, após clicar na opção “solicitar” em seguida selecione a modalidade “seguro-desemprego” destacado na cor azul. Nessa próxima fase, você precisa do número do requerimento, fica localizado no campo superior direito do “Requerimento do seguro-desemprego”.

Após digitar o número do requerimento clique em “próximo”, em seguida confira todos os seus dados, se estiver tudo correto clique em “avançar”. A próxima etapa é conferir os dados da empresa onde você trabalhou, após conferir clique em “avançar”. Por fim leia com atenção os “termos de aceite” e, marque a opção “concordo com as regras para solicitar/recebimento do benefício”.

Consultando os benefícios

Após ter finalizado a solicitação, como saber se o benefício foi aprovado? Abra o app da Carteira de Trabalho Digital, clique a parte inferior “benefícios”. Em seguida opção “seguro-desemprego” clique em “consultar”, nessa opção o app vai trazer o número do requerimento que se deu entrada na solicitação e as seguintes informações:

Quantidade de parcela que o trabalhador tem direito, valor das parcelas e a data em que o dinheiro vai estar disponível para saque. Dessa forma fica tudo mais fácil, com apenas alguns cliques o trabalhador tem todas essas informações em instantes, sem perda de tempo e não precisa mais ficar se dirigindo de um lugar para outro.

Além de fazer a solicitação do seguro-desemprego o app possibilita que o trabalhador verifique outros benefícios como “abono salarial” o famoso “PIS”, e para aqueles que estão com jornadas de trabalho reduzidas o “BEM” também pode ter informações do pagamento através dele. Viu como ficou mais fácil com a era digital.

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos, familiares e em suas redes sociais. Em seguida, retorne ao nosso blog e aproveite nosso conteúdo sobre o universo das finanças e investimentos. Esperamos por você! Memivi; melhorando a sua vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *