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Seguro estendido do produto: vale a pena contratar? 

Afinal, é vantajoso contratar o serviço de seguro estendido do produto? Fique por dentro!

Seguro estendido do produto
Fonte: Google

Para quem já comprou eletrônicos ou eletrodomésticos pela plataforma digital ou em lojas físicas do varejo, certamente deve ter se deparado com a oferta do serviço de seguro estendido do produto. Habitualmente, esse tipo de produto já vem com pelo menos trinta dias de cobertura que os fabricantes costumam cobrir. Mesmo assim, as lojas oferecem o serviço de garantia mais longo por um valor com a intensão de proteger o produto por até 6 meses ou mais. 

Sendo assim, caso o produto apresente algum tipo de falha ou quebre nesse período a garantia cobre todos os danos ou até a troca do produto. Com esse serviço, as lojas acabam ganhando mais, ou seja, esse serviço se tornou lucrativo. Além de proteger o consumidor a loja ainda ganha mais com a venda do produto.  

Entretanto, será que seguro estendido do produto é um negócio vantajoso para o consumidor? Bem, segundo o chefe de gabinete do Procon-SP, Guilherme Farid, depende bastante. Nesse sentido, o que costuma pesar no pós-venda é a relação do cliente com o vendedor do produto. Ou seja, ter um relacionamento claro é importante. 

Pois, antes de oferecer o serviço de seguro estendido do produto é necessário que o vendedor explique com detalhes o que o produto pode oferecer. Assim, no ato da compra o contrato de garantia deve ser lido e entendido pelo cliente para que não haja surpresas futuras. Então, se o cliente precisar utilizar o serviço ele pode acionar a garantia até a data prevista. 

Categorias de garantias 

Hoje, existem alguns tipos de garantia que os consumidores não têm conhecimento como: a garantia contratual, que é concedida por meio de contrato com as condições oferecidas. Além disso, nesse tipo de seguro o consumidor é informado o período que dura o contrato. Outra garantia que existe é a legal que é bastante conhecida pelos consumidores.

Segundo o Código de Defesa do Consumidor – CDC, a garantia legal é totalmente gratuita, ou seja, ela não possui contrato e tem duração de trinta dias. No entanto, a duração de 30 dias será apenas para os produtos conhecidos como não duráveis. 

Sendo assim, para os produtos conhecidos como duráveis o seguro legal deverá durar noventa dias. Por fim, existe a garantia estendida que semelhante ao seguro contratual é opcional e deve ser paga trata-se de uma garantia que estende por completo o seguro contratual. Desse modo, a garantia entendida por ser ampliada, diferenciada ou original.  

O seguro ampliado, consistem em somar o período do seguro do fabricante do produto. Já o seguro original, consiste em cobrir o produto da mesma forma que o seguro do fabricante. Mas com uma diferença, esse seguro traz para o consumidor um benefício como a troca do produto.

Logo, antes de optar por uma dessas garantias será necessário avaliar qual delas se adequa ao seu bolso.  

Contrato 

Nesse cenário, quando o consumidor opta por contratar uma garantia por tempo estendido, por exemplo. Será necessário exigir alguns critérios no contrato como: o prazo oferecido pela garantia que o fabricante oferece; preste bastante atenção ao que não está incluído na garantia. Assim como, os direitos que são assegurados durante o contrato.  

Além disso, será necessário prestar atenção aos termos do cancelamento do contrato e a quantia total que será paga. Vale ressaltar que, na contratação do serviço de garantia a loja é obrigada a assumir todos os custos caso a seguradora recuse o atendimento. Nesse sentido, o fabricante pode devolver o valor total do produto mais o valor pago na garantia.  

Portanto, caso seguradora recuse qualquer tipo de assistência a loja poderá assumir os termos do contrato. Ou o fabricante do produto, deverá devolver o valor pago é preciso estar atento a estas informações no contrato antes de concordar. Evite surpresas, então, fazer uma análise detalhada do contrato antes de concordar e assinar é necessário!  

Seguro estendido do produto 

Seguro estendido do produto
Fonte: Google

Sabemos como um seguro estendido do produto pode trazer conforto em determinados momentos, não é mesmo! Porém, antes de contratar esse serviço é necessário prestar atenção em alguns termos dos contratos. Segundo o chefe de gabinete do Procon, Guilherme Farid ao adquirir alguns produtos com valores mais altos como smartphones, geladeiras e televisores contratar um seguro é mais indicado. 

Pois, dependendo da complexidade do problema que o produto apresentar você poderá sair perdendo. Por isso, saber optar pela garantia mais adequada é importante o seguro estendido, por exemplo é o tipo de seguro mais escolhido entre os brasileiros. Além disso, para as lojas de oferecem esses seguros o retorno financeiro é maior.  

Assim como mencionei, antes de oferecer o serviço de seguro estendido ou qualquer outra opção do produto será necessário que o vendedor explique com detalhes o que o produto pode oferecer. Assim, no ato da compra o contrato de garantia deve ser lido e entendido pelo cliente para que não haja surpresas futuras. 

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