Semente preta Nubank, o programa de incentivo do roxinho

Conheça o novo fundo de investimento criado pelo Nubank. Leia mais em nosso artigo.
Anúncios


semente preta nubank
Fonte: Semente Preta Nubank

Antes de mais nada, recentemente o banco digital lançou um novo fundo de investimentos para financiar fintechs e startups nacionais, chamado Semente Preta Nubank. Assim, um detalhe que chamou a atenção é que esses empreendedorismos precisam ser fundados por empreendedores negros. A sugestão do Semente Preta é destinar por volta de R$1 milhão para as organizações escolhidas. Assim, o roxinho espera ampliar o ambiente financeiro e tecnológico nacional.

Dessa forma, em novembro de 2020, houve a publicação do Compromisso de Diversidade do Nubank, que é o comprometimento de inclusão racial e diversidade do roxinho, e esse projeto é mais um passo desse compromisso. As empresas com alicerce tecnológico que já tenham um produto mínimo viável (MVP) válido e fundadores dedicados em tempo integral ou parcial ao negócio, receberão o investimento.

Semente preta Nubank

As inscrições se iniciaram em março de 2021 e permanecem até setembro, e pode-se fazer pelo site oficial do banco através de um formulário. A procura do Semente Preta Nubank é por empresas novas que estejam impactando o mercado partindo da tecnologia.

Assim, estas podem ser de setores de serviços financeiros (empréstimos, seguros; investimentos), dados (autenticação, segurança, fraude). Bem como, pessoas (contratações, gamificações, bem-estar) e outros (marketing, jogos, programação). Após a inscrição as startups passarão por algumas análises, como o grau de aplicação da tecnologia e o nível de inovação dos seus produtos. Em seguida, aspectos como estratégia, criatividade e desempenho financeiro irão ter sua análise.

Serão examinados ainda, antes da aprovação, o posicionamento da empresa e histórico do(s) fundador(es). David Vélez, CEO do Nubank declarou que o banco tem à intenção de contribuir com os empreendedores negros. Já que eles são os que enfrentam mais dificuldade em encontrar quem incentive seus negócios e forneça recursos.

Além do suporte financeiro o projeto tem vários benefícios, como a promoção de encontros entre as startups para compartilhamento de experiências e mentorias com equipes do roxinho, as mentorias tem como temas finanças, engenharia, pessoas e culturas. Que tal compreender melhor como funciona?

Mais da semente preta Nubank

O programa surgiu porque somente 30% das empresas que criadas por pessoas negras recebem algum tipo de incentivo financeiro. Para os não negros, o número aumenta 11%, chegando a 41%. De acordo a consultora de Inovação do banco, o primeiro passo para criar um ambiente diversificado é o questionamento desses padrões. Assim, por isso que o Nubank está se movimentando cada vez mais para incentivar o empreendedorismo negro.

Para se inscrever no programa a startup precisa atender a alguns critérios, como por exemplo: a empresa precisa estar em dia com suas obrigações fiscais e regulatórias e ter fins lucrativos; ter pelo menos um fundador(a) negro(a) dedicado ao negócio; ter sinergia com o modelo de negócio do banco; transparência quanto ao uso dos recursos; e a empresa não deve violar qualquer direito de terceiros.

O número de empresas e o valor do investimento são variáveis. O critério de destinação é analisado pelo comitê de investimento, considerando a necessidade de capital de cada startup inscrita. Somando todos os investimentos, será destinado pelo Semente Preta até R$1 milhão. Assim que tiverem suas aprovações, as empresas receberão os recursos em até 3 meses ligados a alguns fatores. Depois de 3 anos do auxílio, Nubank poderá escolher se deseja converter o investimento em sociedade.

Diversidade social

O Semente Preta é um passo a mais para a diversidade no futuro da tecnologia e com essa ação o banco digital reforça a promoção da diversidade racial em todas as áreas. Além disso, o roxinho também pretende incluir talentos negros nas suas atividades. Para os próximos quatro anos, a meta é a contratação de cerca de 2 mil pessoas negras, sendo assim, até 2025, 30% dos colaboradores da empresa serão negros e destes, 22% estarão na gestão.

Portanto, visando essa mudança o Nubank já oferece cursos gratuitos de capacitação para a população negra e incluiu também alguns pré-requisitos para selecionar seus fornecedores, relativos à diversidade. E ainda, a equipe dedicada à inclusão racial e social aumentou, ou seja, a fintech realmente age contra o racismo, seus valores são mais que palavras.

Um dos fundamentos do banco sempre foi construir equipes fortes e diversas, mas também é necessário contribuir com o desenvolvimento de um ambiente de empreendedorismo e tecnologia com muita diversidade no Brasil. O mercado de trabalho poderia seguir a mesma ideia do Nubank, gerar oportunidades iguais para toda a população, as empresas só têm a ganhar.

Investimento semente preta

semente preta nubank empreendedor
Fonte: Nubank

Investimento Semente é um auxílio financeiro para empresas que estão em estágio inicial, já o Capital Semente é o dinheiro investido nessas startups. O nome semente é porque esse tipo de investimento é para companhias que estão se desenvolvendo, criando um produto/serviço e montando um plano de negócio.

Esse investimento também serve para empresas com produtos definidos, clientes e faturamento, mas que precisam de capital para se estabelecerem no mercado. O propósito desse investimento pode variar de acordo com o nível da empresa investida, ou seja, caso a companhia esteja em desenvolvimento e não gera receita, o capital pode ser para financiar a operação e se a empresa já possuir um produto validado e faturar, pode-se aplicar o capital para acelerar o crescimento.

É feito através de fundos de investimento, ou fundos de empresas e instituições, e reúnem recursos de vários investidores, como são negócios iniciais é um jeito de diminuir os riscos dos investidores e é comum que as empresas recebam mentoria deles. O intuito dos investidores, é receber retorno positivo financeiro, caso as empresas cresçam e abram capital na bolsa de valores.

Conclusão

O programa é voltado ao líder negro por um fator histórico. Os empreendedores negros têm maior dificuldade para integrar o mercado, a dificuldade de crédito, falta de apoio no planejamento e falta de confiança por parte dos fornecedores e clientes são só alguns dos desafios enfrentados por eles. No Brasil, infelizmente, existe a herança do preconceito e o racismo estrutural.

É urgente a necessidade do combate ao racismo, em qualquer âmbito, e não seria diferente no mercado financeiro e tecnológico. O maior banco digital, Nubank, está sendo exemplar, as companhias têm muito o que ganhar gerando oportunidades iguais a todos. Com esse projeto, o roxinho espera ser uma influência para o mercado financeiro ter atitudes desse tipo.

O Semente Preta tem o que é necessário para ser um referencial no avanço do empreendedorismo negro, ampliando a diversidade racial no meio das startups, apoiando os negócios que estão começando e os empreendedores negros que tem um sonho de alavancar a carreira profissional.

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos, familiares e em suas redes sociais. Em seguida, retorne ao nosso blog e aproveite nosso conteúdo sobre o universo das finanças e investimentos. Esperamos por você! Memivi; melhorando a sua vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *