
Existem no brasil nos dias atuais cerca de 16 milhões de Micro e Pequenas Empresas, neste número também estão os microempreendedores individuais mais conhecidos como MEIs, para esses profissionais foi criado um regime compartilhado de fiscalização e cobrança de impostos que chamamos de Simples Nacional. Assim sendo, essas pessoas podem fazer os seus pagamentos agora utilizando o PIX.
Todavia, com mais está inovação da tecnologia a declaração de arrecadação do Simples Nacional virá acompanhado de um QR code. Assim sendo, o Microempreendedor deve acessar o aplicativo do banco que possui conta e optar pela função Pix e capturar o código com a câmera do seu smartphone para então poder fazer o pagamento do Simples Nacional a técnica foi desenvolvida pelo serviço federal de processamento de dados.
Sendo assim, os aperfeiçoamentos desenvolvidos para o site do Simples Nacional devem permitir que Microempreendedor e também para os donos de Pequenas Empresas possam inserir o código QR code assim como no App do Pix para expedição da guia Das.
Contudo esses Novos Rumos foram criados para proporcionar ao cliente uma maior praticidade e comodidade na hora de pagar o tributo do Simples Nacional.
Portanto a nova forma de pagamento para o Simples Nacional ficou disponível em 22 de abril deste ano. Assim sendo tanto as Pequenas Empresas e o Microempreendedor já podem usar o Pix para que está autorizado pelo Banco Central para arrecadar os pagamentos do Simples Nacional, o Pix também está disponível para renegociação.
Novos Rumos para pagamento via PIX para Simples Nacional
Segundo a assessoria da Receita Federal o país tem nos dias atuais um total de 5 milhões de pequenas e microempresas nos país algumas dessas empresas tiveram seu início em meio a pandemia e a quantidade de profissionais Mei no brasil hoje são mais de 11 milhões que estão inscritos no Simples Nacional. Sendo assim este regime em especial criado para o Microempreendedor, donos de Pequena Empresa e microempresas também.
Todavia o fato é que o Simples Nacional existe desde 2016 e liga em uma guia única o pagamento de 7 impostos federais, assim sendo no Simples Nacional também estão inclusos o Tributo sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços dirigido pelos por seus respectivos estados e por último o Tributo Sobre Serviços dirigido através do município.
Contudo o acrescentamento do Pix ao Simples Nacional é um planejamento que já vinha sendo moldada pela Receita Federal e também pelo Banco Central, dessa forma o planejamento vem sendo discutido por esses dois órgãos importantes desde 2020. Sendo assim em meados de dezembro a nova modalidade de pagamento foi viabilizada para o pagamento de outros impostos para Pequena Empresa por exemplo.
Pagamento disponível também para renegociação.

Contudo a modalidade de pagamento Pix para o Simples Nacional também está disponível os pagantes que por algum motivo não conseguiram pagar os tributos e renegociaram as suas dívidas. Assim sendo esta é mais uma maneira que a receita federal encontrou de oferecer ao Microempreendedor e o dono de Pequena Empresa facilidade e praticidade aos pagantes deste tributo.
Sendo assim o pagamento do Simples Nacional pode ser feito a qualquer hora do dia basta que o cliente possua a chave Pix disponibilizado pela instituição financeira a qual é cliente. Contudo o Simples Nacional é estendido também para os trabalhadores domésticos que possuem os mesmos direitos de um Microempreendedor por exemplo.
Contudo o trabalhador doméstico precisa fazer um levantamento no portal do Simples Nacional para que também possa utilizar o QR code junto ao Pix na hora de pagar o tributo. Todavia o projeto desenvolvido para os trabalhadores domésticos também já vinha sendo pensado pela Receita Federal assim como pelos responsáveis do Simples Nacional em um programa conjunto e aperfeiçoado pelo Banco Central.
Projeções futuras
Contudo esta novidade ainda não está disponível para todo o país no presente momento apenas 3 estados e cinco municípios estão permitidos a pagar os seus tributos do Simples Nacional através do Pix. A expectativa é de a receita federal libere a modalidade de pagamento para os demais estados e municípios o mais rápido possível. A estratégia é de que os governos devam cobrar os impostos através do sistema instantâneo.
Segundo a acessória da Instituição Financeira os estados de São Paulo, Acre e Piauí devem dar início a esta novidade que a tecnologia nos trouxe que permite ao Pix reproduzi uma versão avançada do código de barras que conhecemos por QR code. Assim sendo o Microempreendedor de Eusébio, Linhares, Uberlândia dentre outros puderam pagar.
Os seus impostos fazendo o uso do Pix. Portanto no estado de São Paulo o acordo entre a Secretária Estadual da Fazenda e Instituição Financeira devem permitir que o pagamento pelo Pix inclusive de custas e multas judiciais serem pagas através do novo sistema de pagamento. Todavia o primeiro estado a acumular os tributos vindo do Pix foi Eusébio no Ceará. Assim sendo o contribuinte não encontrou problemas ao efetuar o pagamento.
Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos, familiares e em suas redes sociais. Em seguida, retorne ao nosso blog e aproveite nosso conteúdo sobre o universo das finanças e investimentos. Esperamos por você! Memivi; melhorando a sua vida.