Preloader Image 1 Preloader Image 2

Síndrome de burnout: o que leva o esgotamento profissional

Muitas coisas para resolver, pouco tempo pode levar a pessoa à síndrome de burnout. Continue aqui e saiba mais.

Síndrome de burnout
Fonte: Google

O esgotamento profissional, ocorre quando os problemas parecem insuperáveis. Assim, tudo parece sem solução e as energias parecem não mais existir, já não se tem forças para reagir, nem como ajudar a si próprio. Por isso, o desapego e a infelicidade causados pelo cansaço põe em risco o seu trabalho, sua saúde e relacionamentos.

Desse modo, se identificar os sinais de aviso logo no início, você pode buscar por ajuda e medidas para conter esse momento difícil e se recuperar, recuperar o equilíbrio. Logo voltar a se sentir positivo e ativo novamente. Assim, a síndrome de burnout é um estado de esgotamento emocional, físico e mental causado por muito estresse durante muito tempo.

Este estado ocorre com maior frequência quando você está sobrecarregado, profissionalmente e emocionalmente esgotado tornando-se incapaz de concluir as demandas contínuas.

Contudo, que vai acumulando além do estresse que continua. E você passa a perder a motivação e interesse de algumas coisas e atividade do dia a dia no trabalho. Ainda, em casa como coisas que considerava simples e essenciais. 

Sendo assim, o esgotamento profissional reduz a produtividade e acaba com a sua energia, deixando-o cada vez mais fraco, desesperado, faz você perder foco, força e saúde. Eventualmente, você pode se sentir como se não tivesse mais nada para dar, como se fosse insuficiente ou até mesmo inútil. 

Dessa maneira, os efeitos negativos da síndrome de burnout interferem em qualquer área da vida. Inclusive em sua casa, no seu trabalho e sua vida social. Os sintomas também podem ser sentidos e vistos como alterações em seu corpo com o passar do tempo, deixando você vulnerável a doenças como resfriados e gripes.

Podendo se espalhar e causar maus consequências, por isso é importante lidar o quanto antes com o esgotamento. 

As profissões mais afetadas pelo esgotamento profissional  

É comum hoje em dia ouvir falar que alguns profissionais estão se subindo ao esgotamento profissional. Isso porque algumas profissões estão propícias ao alto nível de estresse. Profissionais como policiais, bombeiros, oficiais de Justiça, atendentes de telemarketing, profissionais da saúde em geral, principalmente médicos e enfermeiros, bancários e executivos. 

 Os profissionais acabam trabalhando muito e esquecem que precisam relaxar e se descontrair. As pessoas estão sempre como se estivesse sempre alerta e o tempo todo trabalhando, e acabam se sentindo exaustas.

Muitas vezes, a síndrome de burnout está ligada praticamente ao fato de as pessoas trabalharem com algo que exigem muito delas, tornando-as exageradamente perfeccionistas. 

Cobrar muito de si mesmo, e de seus superiores, acaba atingindo de maneira negativa a vida profissional e pessoal. Além das mulheres, vale ressaltar que a maior parte das mulheres acabam afetadas como consequência das jornadas de trabalho duplo no emprego. E demais tarefas de casa entre as responsabilidades de esposa, mãe e estudante.  

Sintomas da Síndrome de burnout 

Alguns sintomas surgem como se fosse algo normal como dores muscular ou dor de cabeça, insônia ou falta de apetite. Mas em outros já surgem como uma irritação ou agressivos, às vezes confundido com problemas hormonais no caso dos milhares, mas não são só esses sintomas. 

No início algumas pessoas começam a se isolar. O isolamento social, o receio de sair de casa, ter contato com pessoas, chegando a ter irritabilidade a contato com os demais até mesmo do seu convívio habitual. O auge é a depressão esse pode ser o pior nível da síndrome de burnout, que depois de tirar toda as energias tira a pessoa do convívio social. 

O pessimismo, a falta de autores causados pela depressão, sentimento de angústia e falta de esperança, são alguns dos sintomas até o diagnóstico. Achando que o que faz já não é o suficiente acarreta a falta de autoestima e agressividade juntamente com a irritabilidade tornando a apatia sua primeira impressão e o isolamento seu maior e melhor amigo. 

Como identificar à síndrome?  

Síndrome de burnout
Fonte: Google

O burnout pode ser confundido, muitas vezes, com muitos sintomas emocionais, devido aos seus problemas também estarem presentes em outras doenças mentais. Logo é necessário estar atento a muitos detalhes, porém o diagnóstico só pode ser realizado por um profissional.  

Saber quando uma pessoa tem a síndrome é muito importante não só para ajudá-la como também para tornar a vida dessa pessoa a melhor possível. Se você sente, já sentiu ou conhece alguém com algum desses sintomas citados, a melhor coisa a fazer é consultar um Psicólogo, para ajudá-lo a fazer é concluir o diagnóstico se tem ou não de fato a síndrome de burnout. 

Algumas empresas possuem um importante papel, onde por meio de ver o desempenho, alguns gestores podem analisar mudanças de comportamento ou diminuição do rendimento. Passando a ouvir e oferecer ajuda acompanhando e tentando ficar mais próximo desse funcionário. Bem, a causa é sempre o excesso, seja de problemas pessoais, seja de acúmulo de tarefas, cobranças excessivas no trabalho, o fato é que muitos estão propícios e cada dia mais aumentando os diagnósticos. 

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos, familiares e em suas redes sociais. Em seguida, retorne ao nosso blog e aproveite nosso conteúdo sobre o universo das finanças e investimentos. Esperamos por você! Memivi; melhorando a sua vida. 

Formado em Administração Especialista em finanças, economia e investimentos. O seu objetivo é transformar a vida das pessoas por meio do conhecimento e da informação com conteúdos claros, simples e sem "economês".