
Se você tem um negócio próprio, certamente sabe que imprevistos e mal entendidos podem acontecer, na verdade esse tipo de situação é bem comum. Nesse sentido, é correto afirmar que esse tipo de situação pode causar diversos prejuízos. Por essa razão, é importante entender como a sigla Service Level Agreement – SLA funciona. Pois, esse documento é uma peça fundamental em uma empresa.
Além de proteger o seu negócio a SLA estabelece métricas, ajuda na organização da empresa e ainda protege parte envolvidas em projetos e planejamentos da empresa. Basicamente, a SLA assegura o trabalho do seu negócio de maneira simples e correta. Porém, muitas empresas ainda possuem uma certa dificuldade em criá-lo além de não entender a sua relevância.
Esse não precisa ser o caso da sua empresa, portanto, ao longo desse artigo vou te explicar como a Service Level Agreement funciona. Além de entender como utilizar essa sigla no dia a dia dos seus negócios. Por tratar de um documento com demandas e um pouco complexo, os empresários não entendem a sua importância.
Mas isso não deve impedir o uso do documento em uma empresa, pois, o Service Level Agreement possui regras transparentes. E por isso, precisam conter informações precisas para as expectativas sejam correspondidas. Entenda ao logo do artigo!
Tipos de SLA
Antes de entender a importância desse documento, será necessário saber quais são os tipos de SLA que existem. Portanto, trata-se de um documento que abrange o contratante ou o consumidor assim como o fornecer ou prestador do serviço. O documento costuma ser dividido em duas categorias que são: SLA com foco no consumidor e SLA com foco no serviço prestado. Ou seja, foco no serviço oferecido pelo seu negócio.
Logo, o contrato com foco no serviço é mais simples, pois, abrange apenas a lista de tarefas que devem ser desempenhadas pela empresa. Desse modo, ele poderá ser utilizado em diferentes negociações sem que seja necessário mudanças no contrato.
Assim sendo, no contrato do consumidor estará a parte mais complexa, pois, cada consumidor terá demanda diferentes. Por isso, será preciso elaborar documentos diferentes para perfil de consumidor, assim como, para cada demanda diferente. Vale ressaltar que o consumidor deverá ler corretamente o contrato antes de concordar com todos os pontos mencionados no mesmo.
KPI e SLA: são diferentes?
Sim, muitas pessoas costumam confundir o KPI com o SLA, o SLA consiste em um documento com a finalidade de estabelecer um contrato entre duas partes como mencionei. Ou seja, a parte da empresa que possui um contrato mais simples apenas com as funções que serão exercidas durante o serviço que foi contratado. Além do contrato para o cliente, que é um pouco mais complexo, pois, nesse contrato devem constar as demandas do consumidor.
Já o KPI consiste em um indicador de desempenho que tem como principal finalidade analisar de maneira detalhada as ações realizadas na empresa. Isso quer dizer que podemos entender o SLA como um contrato que antecipa acontecimentos. Para então garantir que o trabalho deverá acontecer segundo foi definido. Portanto, o KPI deverá medir os resultados de todas as ações que aconteceram em meio ao serviço prestado.
De maneira mais simples, existem dois tipos de contratos um que prevê o serviço contratado e o contrato que deverá analisar o projeto enquanto ele estiver em andamento. Desse modo, tanto o consumidor como a empresa estão protegidos caso algum desentendimento ocorra. Vale ressaltar que o SLA precisa ser elaborado com o máximo de clareza possível sem deixar termos que possam ser interpretados de outra maneira.
Qual a importância da Service Level Agreement – SLA

Assim como mencionei anteriormente a sigla Service Level Agreement, trata-se de um documento fundamental dentro de uma empresa. Pois, além de proteger o seu negócio a SLA estabelece métricas, ajuda na organização da empresa e ainda protege parte envolvidas em projetos e planejamentos da empresa. Isso significa que, a SLA assegura o trabalho do seu negócio de maneira simples e segura.
Esse documento geralmente é dividido em duas categorias que possuem o foco no consumidor e SLA com foco no serviço prestado. Ou seja, foco no serviço oferecido pelo seu negócio. Portanto, no contrato com foco no serviço é mais simples, pois, abrange apenas a lista de tarefas que devem ser desempenhadas pela empresa. Assim, o empresário poderá ser usar o mesmo modelo de contrato em diferentes negociações sem que seja necessário mudanças no contrato.
Já o contrato do consumidor estará a parte mais complexa, por isso, que ele exige mais cuidado ao ser elaborado. Pois deve conter tudo que foi pedido pelo cliente, além dos seus dados, tudo isso deve ser mencionado no contrato. Para que a empresa não saia perdendo em caso de desentendimento, logo, SLA precisa ser elaborado com o máximo de clareza possível sem deixar termos que possam ser interpretados de outra maneira.
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