As startups brasileiras geralmente possuem uma valorização de investidores do mercado internacional. As empresas brasileiras que visam se tornar unicórnio, estão presentes em diferentes mercados, essas startups costumam valer em média US$ 1 bilhão. Além de se destacarem em seus segmentos, por apostar na inovação gerando impacto positivo no mercado. Sendo este um dos principais motivos dessa valorização, essas empresas acabam atraindo os investidores do mercado internacional.
Nesse contexto, as startups são conhecidas pelo seu forte investimento em tecnologia e que oferecem serviços que podem ser lucrativos. Até em cenários de incertezas, ou seja, são empresas que buscam inovação em seu segmento de atuação. Vale ressaltar que as startups não precisam ter uma grande quantidade de clientes para obter lucro. Entretanto, nem todas as empresas costumam obter lucro nos primeiros anos.
No período pandêmico, as startups unicórnios conseguiram superar as incertezas de seus segmentos mantendo a expansão. Portanto, essas empresas brasileiras que visam se tornar unicórnio, ao longo desse ano. Precisam entender, o conceito dessa categoria de empresa além de ter o valor de mercado acima de US$ bilhão.
Então, para as empresas brasileiras que visam se tornar unicórnio uma das características além das citadas que chamam a atenção da concorrência. Certamente, é o seu grande potencial de expansão além de permanecer em um segmento promissor. Saiba mais ao longo deste artigo.
Startups brasileiras: Foco no cliente
Além de obter as características citadas, para se tornar uma startup unicórnio, a empresa precisa entender as dores e necessidades do seu público. Sendo este um dos motivos que acabam destacando estas empresas das demais em seu segmento. Isso quer dizer que além de se destacar em seu âmbito de atuação, ter qualidade no atendimento, estabelecer um relacionamento com o cliente e trazer soluções para o dia a dia do cliente.
Poderá contribuir para que a empresa ganhe destaque rapidamente, melhor dizendo, uma startup unicórnio deverá investir na comunicação transparente e constante com seus clientes. Além disso, alcançar excelência no atendimento pode ser a melhor alternativa para estabelecer um relacionamento com o cliente.
Outro passo importante que deve ter a atenção da empresa que deseja se tornar uma startup unicórnio, será considerar os feedbacks dos clientes. Além de estabelecer uma relação transparente, o feedback pode ajudar o empresário a investir na qualidade no atendimento. Desse modo, a empresa passará a ser referência em seu segmento o que acaba atraindo a atenção de investidores. E, assim, a empresa terá dado o seu primeiro passo para se tornar unicórnio.
Unicórnios brasileiros
O termo unicórnio foi criado pela acionista Aileen Lee, em 2013, como você já deve saber para ter o título de startup unicórnio é necessário possuir esses três requisitos. Além da tecnologia que é essencial, é necessário ter escalabilidade e um crescimento acelerado. Desde que o termo surgiu, muitos empresários passaram a investir em suas empresas para conseguir entrar para a lista de unicórnios brasileiros ou startup brasileira.
Atualmente, Estados Unidos ocupa o primeiro lugar na lista de países com a maior concentração de startups. Até o mês de abril do ano passado, os EUA alcançou a marca de 562 startups unicórnio, ocupando o segundo lugar dessa lista está a China com 173 startups. Segundo um levantamento realizado por especialistas, no mês de fevereiro de 2022, o mundo atingiu a marca de 1000 startups unicórnio.
No Brasil, os unicórnios brasileiros apuraram aproximadamente US$ 9,7 bilhões de investimentos até o final do mês de novembro. Uma das empresas que entrou para a lista de unicórnios brasileiros, em 2022, foi a fintech healthechs e edtechs. Contudo, apesar do valor de mercado superior a US$ 1 bilhão antes da abertura de capital, decresceu para mais de 50%, no final do ano passado. Ou seja, os aportes que chagavam ao valor de US$ 9,8 bilhões em 2021, diminuiu para uma média de US$ 5 bilhões, ao longo de 2022.
Startups brasileiras que visam se tornar unicórnio
Então com o capital disponível reduzido nas rodadas de aplicações, a quantidade de empresas brasileiras que visam se tornar unicórnio, em 2023. Poderá cair consideravelmente, as fintechs Neon e Dock, por exemplo, alcançaram um valor de mercado bilionário depois de rodadas de captação que foram de US$ 300 milhões para US$ 110 milhões.
De acordo com o CEO e cofundador do Distrito, Gustavo Gierun, 2022 foi marcado por uma contingência muito maior por parte dos acionistas. Apesar desse cenário, o CEO acredita que estas dificuldades podem deixar o investimento mais complicado. No entanto, não significa que as startups possam atingir o status de unicórnio brasileiro.
Hoje, no país os unicórnios brasileiros chegam a somar cerca de US$ 13,5 bilhões em aplicações ao longo dos anos. Os unicórnios mais conhecidos, no Brasil, é a instituição financeira C6 Bank, iFood, Nubank, Gympass e QuintoAndar.
Gostou desse conteúdo? Fique por dentro das novidades e curiosidades do mundo das finanças. Memivi.