Preloader Image 1 Preloader Image 2

Questões de sustentabilidade da indústria do chocolate  

Entenda a importância da sustentabilidade da indústria do chocolate. Saiba mais aqui!

sustentabilidade-da-industria-do-chocolate
Fonte: Google

O chocolate é provavelmente um dos produtos mais populares do mundo todo, chegamos a consumir cerca de 7 milhões de toneladas durante um ano; quase 1kg por consumidor. Entretanto, esse apetite possui efeitos colaterais ao meio ambiente, como relatam os especialistas do meio ambiente. Além dos alertas que os especialistas vêm fazendo durante anos, a sustentabilidade da indústria do chocolate está sendo cobrada ainda mais em 2022!  

Nesse sentido, a indústria segue sendo pressionada para dar início a resolução quanto a questões de sustentabilidade e ética. Vale lembrar que, que questões como a poluição do meio ambiente vêm sendo questionada pelos ambientalistas. Pois, o cacau que é a matéria-prima do produto em questão além de crescer em condições climáticas específicas. 

Os cacaueiros são sensíveis e precisam de alta pluviosidade para se desenvolver, além da temperatura ideal para o desenvolvimento. Por isso, investir na sustentabilidade da indústria do chocolate é tão importante. Devido as condições ideais para o seu desenvolvimento, apenas alguns países oferecem a cobertura florestal para protegê-los do vento e da luz. 

Vale lembrar ainda que, além de incentivar a sustentabilidade da indústria do chocolate alguns ambientalistas alertam para a proteção dos países que cultivam a produção do cacau. Um estudo recente realizado pela ONU revelou que, apenas duas nações localizadas na África OcidentalGana e Costa do Marfim – possuem cerca de 52% dos grãos de cacau colhidos no mundo. Fique por dentro! 

Sustentabilidade 

Entre as questões principais dessa indústria consiste no fato de que os grãos de cacau que são essenciais para a produção do chocolate; possuem condições especiais para ser cultivado. Como mencionei, os cacaueiros são sensíveis a muitas questões climáticas, por isso, apenas algumas regiões possuem as condições perfeitas para o cultivo do grão.  

Além disso, segundo um levantamento realizado por especialistas revelou que apenas duas nações situadas na África Ocidental. Estão responsáveis por cerca de 52% do cacau cultivado no mundo, esse estudo realizado pelo braço da Organização das Nações Unidas – ONU.  

Ainda nesse contexto, o estudo realizado pela ONU revelou que no ano de 2020 cinco países cultivaram e produziram aproximadamente 77% de todos os grãos do cacau do mundo. Os países são: Gana, Indonésia, Nigéria, Equador e Costa do Marfim, além desses países. Outros países da região africana como Camarões, por exemplo, auxiliaram no cultivo do grão. Assim, a África teve cerca de 69% de participação na produção de chocolate em 2020! 

Desmatamento e mudanças climáticas  

Além de precisar das condições adequadas para o cultivo do grão, o que preocupa a indústria do cacau são as condições climáticas e o desmatamento. Pois, existe uma expectativa de que as temperaturas cheguem a patamares nunca vistos antes. Atualmente, a Europa e os Estados Unidos, por exemplo, vem sofrendo com o aumento da temperatura.  

Portanto, é provável que a temperatura aumente no período de seca na região da África Ocidental. Vale lembrar ainda que, o desmatamento preocupa muitos produtores, de acordo com ambientalistas o cultivo do grão é uma das principais causas no alto índice de desmatamento. Seguindo esse raciocínio, na Costa do Marfim cerca de 80% da área florestal coberta foi perdida nos últimos 50 anos.  

Ainda nesse contexto, essa é uma das maiores taxas relacionadas ao desmatamento em todo o mundo. Além disso, a floresta está ameaçada o que leva a intensa pressão dos ambientalistas em relação aos cuidados que a indústria do chocolate deve tomar para evitar que o desmatamento continue avançando. Recentemente, a gigante da indústria a confeitaria Mars que possui sede no Estados Unidos. Informou que está investindo e implementando na sua cadeia suprimentos de cacau sustentável. Com o objetivo de tornar o cultivo livre do desmatamento até 2025

Sustentabilidade da indústria do chocolate 

sustentabilidade-da-industria-do-chocolate
Fonte: Google

Ainda sobre as questões de sustentabilidade da indústria do chocolate, a gigante da indústria, observou que passou a fazer parte da Cocoa and Forest Initiative. Trata-se de uma parceria público-privada com os governos da região africana. Essa parceria foi criada com a finalidade de restaurar as áreas florestais e acabar com o desmatamento no país.  

Assim como mencionei, o cacau que é a matéria-prima do produto em questão além de crescer em condições climáticas específicas. As plantações de cacau são sensíveis, por isso, precisam de alta pluviosidade para se desenvolver, além da temperatura ideal para o desenvolvimento.  

Vale ressaltar que, investir na sustentabilidade da indústria é relevante para que a matéria-prima não deixe de existir! Por fim, mas não menos importante como mencionei apesar de ter demorado para agir a indústria começou a se preocupar com as condições climáticas e o desmatamento. O que é importante, pois, algumas dessas medidas que estão sendo tomadas deverão surtir efeito no futuro! 

Gostou desse artigo? Permaneça conosco para ficar por dentro das novidades relacionada ao mundo das finanças! Memivi.  

Written By

Copywriter / Redatora publicitária Especialista em Economia, Investimentos e finanças. Sua maior paixão é contribuir com o crescimento pessoal e financeiro das pessoas!