Sustentabilidade empresarial nos dias atuais: saiba mais!

Pesquisa revela que sustentabilidade empresarial nos dias atuais, possui 55% da preferência dos clientes. Fique por dentro!
Anúncios


Sustentabilidade empresarial nos dias atuais
Fonte: Google

O assunto sustentabilidade está diretamente ligado ao meio ambiente. Assim como, a sustentabilidade empresarial nos dias atuais. Portanto, quando falamos sobre este assunto os olhares se voltam para companhias que aplicam e costumam pensar em ações para beneficiar não apenas um negócio, como também o universo que está inserida. 

Neste sentido, conforme informações da Organização das Nações Unidas-ONU o principal objetivo para os anos a seguir é a conscientização de muitas empresas! Vale ressaltar que, que promover iniciativas em prol do meio ambiente em grande parte dos países é importante e deverá ser encarado como missão.  

Portanto, para que isso aconteça é necessário que empresas de grande porte, assim como, multinacionais estejam concentradas nestes esforços. Entretanto, abordar o assunto sustentabilidade empresarial nos dias atuais. Assim como, soluções para adequação das empresas ao meio ambiente deverá ser o papel de todas as empresas independente do porte. 

Neste sentido, segundo um estudo feito pela Opinion Box, cerca de 33% das pessoas entrevistadas enxergam que a sustentabilidade empresarial nos dias atuais, é levado em consideração na hora de comprar um produto. Além disso, aproximadamente 55% dos entrevistados afirmaram ter preferência por marcas sustentáveis! 

Ajuda dos recursos humanos  

Vale ressaltar que, com o passar dos anos o setor de recursos humanos das empresas passou a receber atribuições neste sentido. Desse modo, as ações de sustentabilidade passaram a ser pautas importantes nas empresas. Logo, as ações de sustentabilidade podem ser implementadas pelo setor de recursos humanos para promover organizações mais conscientes. 

É importante destacar, que uma abordagem mais sustentável vindo da diretoria e se estendendo para todos os setores da empresa é bem-vindo, e deverá estar cada vez mais enraizada nas empresas brasileiras principalmente após as pandemia do novo coronavírus. Então, está deverá ser uma estratégia da empresa e cabe aos recursos humanos engajar e mobilizar os profissionais utilizando meios voltados para esta terma.  

Neste sentido, é importante focar em boas práticas para os profissionais dentro e fora do ambiente profissional. Assim sendo, dentre as práticas que podem ser estimuladas existe a possibilidade de pensar em saídas de mobilidade urbana como: a migração de alguns profissionais para o trabalho remoto, por exemplo. Da mesma forma, como investir em treinamentos para liderança com o tema sustentabilidade.  

Investimentos em sustentabilidade empresarial  

Neste contexto, segundo um levantamento feito pelo IBGE boa parte das empresas brasileiras estão investindo em Sustentabilidade empresarial nos dias atuais. Portanto, entre as companhias que estão investindo em sustentabilidade cerca de 59,4% informaram ter como objetivo principal melhorar a sua reputação frente ao mercado. 

No entanto, cerca de 54,3% deram a justificativa de focar sempre da adequação dos códigos de boas práticas para o meio ambiente. Vale ressaltar, que o setor industrial teve o maior percentual dentre as companhias que investem em sustentabilidade no país. Assim sendo, cerca de 43,1% das indústrias investem em sustentabilidade empresarial.  

Além disso, boa parte das companhias brasileiras estão abrindo espaço para práticas relacionadas a produtos e processos que contribuem para a preservação do meio ambiente. Neste sentido, esse comportamento está ligado a possibilidade que essas empresas têm de realizar uma inovação, e assim obter mais lucro! 

Menos energia renovável e mais reaproveitamento  

Sustentabilidade empresarial nos dias atuais
Fonte: Google

Vale ressaltar ainda que, um impacto positivo para o meio ambiente nos dias atuais está ligado a redução de contaminação da água usada nas indústrias e outros segmentos que costumavam soltar agentes que agridem o meio ambiente. Desse modo, tanto a contaminação do solo; como a contaminação do ar apresentaram cerca de 51,3% de redução. 

Portanto, a reciclagem de água, outros resíduos e materiais para a vendas que foram reutilizados chegaram a atingir cerca de 57,9% de sustentabilidade ambiental. Sendo assim, segundo ambientalistas nos dias atuais existem setores mais preparados para investir no cuidado com o meio ambiente.  

Entretanto, apesar desse avanço apenas 17,2% das companhias estão investindo em substituição de combustíveis fósseis por fontes renováveis. Pois, segunda as empresas eles custam mais e acabam comprometendo o orçamento. Por fim, o conceito de sustentabilidade empresarial é uma estratégia de negócios. Embora, o lucro seja uma realidade, hoje, cerca de 78% das empresas brasileiras investem em sustentabilidade. Pois, este tipo de investimento impacta diretamente na imagem dessas empresas.  

Desse modo, acaba atraindo mais investidores, porém, apenas 42% das companhias que costumam investir em sustentabilidade visa apenas o lucro. Sendo assim, é preciso conscientizar mais empresas para o investimento em prol da sustentabilidade, ou seja, é fundamental que mais empresas passem a colaborar com o desenvolvimento sustentável.  

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos, familiares e em suas redes sociais. Em seguida, retorne ao nosso blog e aproveite nosso conteúdo sobre o universo das finanças e investimentos. Esperamos por você! Memivi; melhorando a sua vida.