Recorde da taxa de desemprego preocupa!

IBGE divulga pesquisa sobre a taxa de desemprego no país no final de 2020, e cenário é preocupante. Veja mais!
Anúncios


Fonte: Google

A taxa de desemprego no Brasil fechou no último trimestre do ano passado em 14,6% batendo um recorde. Também com alta de 1,3 ponto percentual se compararmos ao trimestre anterior, que a taxa estava de 13,3%, atingindo 14 milhões de brasileiros. Esses dados fazem parte da pesquisa nacional por amostra de domicílio contínua, divulgada pelo IBGE.

A princípio, novos postos de trabalhos tiveram suas criações nos últimos meses. Resultado do fim da incerteza eleitoral, e datas que movimentam o comércio como a Black Friday e as festas de final de ano.

Desse modo, a diretora do centro de apoio ao trabalhador de São Paulo, afirma que os dados divulgados pelo IBGE reforçam uma expectativa mais positiva em relação aos empregos. 

Apesar da taxa média de desemprego no país ter caído entre 2018 e 2019, a queda não teve um acompanhamento pela criação de vagas com carteira assinada.

Anúncios


Ainda de acordo com o IBGE, a informalidade atingiu o nível mais alto desde que a pesquisa começou a se fazer em 2012. Sendo assim a participação dos trabalhadores sem carteira assinada ficou em mais de 12%, e de trabalhadores por conta própria ficou acima de 25%.

Taxa de desemprego tende a aumentar

O economista e professor da FEA-USP Hélio Zylbertajn, explica que mesmo com a melhora no cenário da economia, é muito difícil que a quantidade de desempregados diminua nos próximos anos.

Isso porque a taxa de desemprego tem aumentado no decorrer dos anos. Exemplo disso são os números de 2014, onde no Brasil tinha pouco mais de 6 milhões de brasileiros  desempregados.

Mas no final do ano um pequeno alívio, já que em 29 de dezembro teve a divulgação que a taxa de desemprego do país recuou pela primeira vez no ano passado. Assim passou de 14,6% para 14,3% no trimestre, que se encerrou em outubro.

Anúncios


Você sabe o que significa  IBGE?

Anúncios


Essa sigla quer dizer “Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística”. Este é um instituto público da administração federal brasileira, criada em 1934.

Mas somente  em 1936 foi instalada com o nome de instituto nacional de estatística. Tem como principal função organizar as informações obtidas nas atribuições ligadas às geociências e estatísticas sociais.

Taxa de Desemprego: Mas qual o motivo de tanto desempregado no país?

Primeiramente, a economia global está sofrendo com os reflexos causados pela pandemia do novo CoronaVírus. Contudo, ninguém imaginava que todo o mundo iria viver da maneira como nos dias atuais. Onde as pessoas tiveram que ficar em isoladas  para se contaminarem com um o vírus até então desconhecido.

Anúncios


Mas foi em março de 2020, com decreto do fechamento por tempo indeterminado do o comércio, lojas, shopping entre outros, que se deu início a queda de diversos setores e como consequência o aumento na taxa de desemprego.

Logo, este foi o principal motivo de tantas demissões no Brasil. Afinal, empresários donos de lojas, fábricas e outros setores, se viram obrigados a dispensar milhares de pessoas, no começo de 2020. Assim, de janeiro a dezembro do ano passado o percentual aumentou mais de 2,5%.

Como fica o país com o fim do auxílio emergencial?

Fonte: Google

Devido a pandemia da Covid-19, bem como país com tantos desempregos, o governo brasileiro informou em abril do ano passado que pagaria um valor de 600 reais mensais para os trabalhadores informais, microempreendedores individuais, MEIs e contribuintes individuais do INSS, e para as mães solteiras o valor era de 1.200 reais.

Anúncios


No começo, foi determinado o pagamento de 3 parcelas no valor de 600 reais. Mas, após 3 meses o governo diminuiu o valor, passando a pagar 300 reais até o mês de dezembro.

Anúncios


Nos últimos meses a população ficou cheia de dúvidas sobre a prorrogação do auxílio, houve diversas fake news sobre o assunto. Porém, o ministro da economia Paulo Guedes deixou claro, que se o número de mortes diárias no país continuar crescendo ou se houver novas medidas de isolamento social, será necessário a prorrogação do auxílio emergencial até março deste ano.

Taxa de Desemprego: Mais brasileiros na informalidade.

Trabalho informal é muito visível, por exemplo, quando está no sinal e chega uma ou mais pessoas vendendo alimento ou objetos, esses são considerados trabalhos informais, ou seja, não está registrado com carteira assinada.

Anúncios


Este tipo de trabalho vem ganhando grandes forma no Brasil, e mais de 40 milhões de brasileiros estão trabalhando com a informalidade, com a lei do fechamento de todo o mercado, por causa da Covid, muitas pessoas para não ficarem sem uma fonte de renda, ou até mesmo para não estarem “atoas”, foram em busca de trabalhos em casa.

Por fim, se você se encontra em um momento difícil da vida desempregado, não se perca a esperança, mas os momentos difíceis podem também ser uma oportunidade de novas portas se abrirem. Mas para isso, corra atrás dos objetivos e sonhos, estude, se reinvente, tenha conhecimentos sobre os assuntos momento,  e como bom brasileiro, “não desista nunca”!

 Gostou do artigo? Compartilha com seus amigos, em suas redes sociais e ainda com os seus familiares. Não esqueça de ler outros artigos sobre o assunto aqui no blog.

Anúncios


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *