Teletrabalho, o ambiente doméstico reflete no trabalho?

Acompanhe conosco, algumas dicas para você botar em prática no Home Office. Fique por dentro!
Anúncios


teletrabalho como impedir que sua casa interfira na sua carreira
Fonte: Google

Desde o início da pandemia do covid-19, alguns profissionais se adaptaram perfeitamente ao teletrabalho, outros nem tanto, pois saber dividir o seu escritório adaptado em casa, da vida pessoal pode se tornar um pouco difícil, existem algumas regras no Home Office que alguns especialistas de carreiras dizem ser necessário seguir, pois o Home Office se tornou para alguns profissionais um desafio e de certa forma para as empresas também.

Algumas empresas tiveram a obrigação a dar suporte aos seus funcionários para que o Home Office acontecesse. Em alguns casos o trabalho remoto deu tão certo que o modelo de trabalho deverá permanecer em alguns setores. Sendo assim, é preciso que os profissionais tenham a postura adequada para o teletrabalho, afinal de contas, você pode estar em casa, mas também está em horário de trabalho!

Existem trabalhadores que ainda não entenderam o conceito do Home Office. Dessa forma alguns deles acabam misturando a vida pessoal da vida profissional e isso pode ser cansativo ou em muitos casos perigoso, pois o profissional pode perder o seu cargo ou sofrer alguma punição por parte da empresa; o que você deve compreender é que para que o teletrabalho dê certo, é preciso estabelecer um horário e principalmente cumprir este horário. Pois grande parte dos profissionais, por não saber administrar o seu tempo corretamente acabam misturando as coisas.

Existem empresas que mesmo tendo os seus funcionários no trabalho remoto ainda funcionam como um escritório, ou seja, possuem horários determinados como horário para, “chegar” e executar as suas obrigações como profissional, pausas para o almoço entre outros detalhes que conhecemos de uma empresa. Já existem outras empresas que deixam os trabalhadores livre para que possam organizar os seus horários de maneira adequada; segundo algumas empresas e funcionários, esta última opção costuma dar mais certo.

Dividindo os horários no teletrabalho

Estar atento em relação aos prazos para entrega de trabalhos, para que você não se prejudique, nem prejudique a empresa de certa forma, embora algumas empresas sejam flexíveis com relação a entregas de prazos. Assim sendo, os procedimentos do trabalho remoto podem mudar segundo os cargos e setores da empresa, como também os acordos de horários e prazos.

Portanto, compete à administração da empresa tomar iniciativas sobre formalização de acordos de como o Home Office será, sobre contratos de trabalho, acordos característicos para o Home Office. É comum no teletrabalho as empresas se reunirem semanalmente, mensalmente as reuniões podem ser organizadas de acordo com a empresa e os seus funcionários.

Durante as reuniões da empresa, procure estar com uma boa aparência, ligue a câmera e o microfone se for preciso ou precisar falar em algum momento, se você precisar sair por minuto, peça por uma mensagem de texto, explique que precisa se ausentar; em seguida desligue a câmera e saia, procure não demorar muito. Para pessoas que possuem animais e crianças em casa é importante estabelecer horários para cuidar dos animais e se possível manter as crianças longe do escritório em horário de trabalho.

Evite se alimentar ou fazer lanches no horário de trabalho

Evitar se alimentar na mesa do escritório é importante, pois dessa forma além de controlar a sua alimentação, a concentração no trabalho irá aumentar. Você pode fazer uma pausa para o cafezinho e até conversar um pouco com os colegas de trabalho pode ser saudável. De acordo com especialistas alguns profissionais relataram sentirem solidão com o Home Office, evite trabalhar com a porta aberta do escritório, ainda mais se estiver em uma ligação importante ou reunião.

Precisamos entender que no teletrabalho ter um pouco de bom senso é muito importante tanto para o trabalho e também para a sua postura como profissional; vale ressaltar a importância de estar sempre com a câmera ligada sempre que for possível. Contudo, se a orientação for não ligar você pode deixar desligada, habilitar o microfone sempre que for falar é ideal principalmente em reuniões.

Segundo estudo feito por especialistas cerca de 49% dos profissionais não fazem login quando estão no Home Office. Evite fazer isso como já mencionamos ter horários tem grande imprtância, não pule refeições importantes ter um horário equilibrado entre o trabalho, alimentação é necessário para a sua saúde física e mental; vale ressaltar que precisa-se ter um local de trabalho adequado.

Procure adequar a postura da empresa

teletrabalho produtividade
Fonte|: Google

A cultura da empresa, é relevante para definir o modelo de produção do trabalhadores. Tendo em vista os efeitos causados pela pandemia muitos funcionários têm questionado as empresas que ensaiam um retorno aos escritórios físicos. Por outro lado as empresas têm se preocupado com os seus funcionários, muitas dessas empresas vem fazendo testes sobre o sistema de trabalho híbrido que consistem em alguns dias de trabalho presencial e outros em casa. Porém essas empresas ainda não chegaram a uma conclusão, mas seguem aceitando os pedidos dos funcionários.

Este modelo de trabalho, é uma novidade que está virando tendência nas empresas. Principalmente em algumas empresas que enfrentam resistência da maioria dos funcionários, que optam pelo teletrabalho; no modelo híbrido de trabalho o trabalhador alterna dias da semana prestando serviços na empresa e outros dias no escritório de casa.

De fato, para os profissionais que se adaptam ao Home Office, voltar ao trabalho presencial não se é mais uma opção; uma vez que os seus trabalhos seguem sendo feitos perfeitamente e segundo alguns funcionários o rendimento do trabalho aumentou desde o início do teletrabalho. Todavia já outros dizem que o rendimento caiu, as opiniões relacionadas ao Home Office são as mais variadas.

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos, familiares e em suas redes sociais. Em seguida, retorne ao nosso blog e aproveite nosso conteúdo sobre o universo das finanças e investimentos. Esperamos por você! Memivi; melhorando a sua vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *