Saiba como tirar sua empresa do vermelho!

Descubra quais os principais passos para superar as dificuldades empresariais financeiras. Continue aqui e saiba mais.
Anúncios


Fonte: Google

Não é de hoje que negócios entram em crise e empresas acabam no vermelho, antes mesmo da pandemia do covid-19 empreendedores passaram por esse desafio. É muito importante planejar e acompanhar o movimento financeiro da empresa, para poder agir da melhor maneira com compras, pagamentos e prestação de contas. Ainda mais quando o empresário pensa em tirar sua empresa do vermelho.

Afinal, a crise financeira chegou e você agora está com sua empresa no vermelho? A primeira sugestão é: tenha calma! O desafio de tirar a empresa do vermelho é algo complicado para qualquer empreendedor, porém, agir no calor do momento deixando de pagar impostos ou fazendo cortes de custos de qualquer jeito não vai ajudar. Assim como para começar o negócio, sair do vermelho é preciso ter planejamento.

No entanto, mesmo com um grande planejamento financeiro e toda precaução do mundo, as dificuldades financeiras podem vir a surgir e atrapalhar o percurso de seu negócio. Então, pense sempre em uma segunda opção, algo que possa ajudar para que tenha uma solução rápida para esse momento de dificuldades.

Observar e estudar medidas tomadas por outros empreendedores que passaram por situação parecida pode servir como aprendizado. No decorrer desse texto vamos te dar algumas dicas que você pode utilizar como conhecimento e implantar na recuperação da sua empresa ou até mesmo expandir seu negócio.

Para tirar sua empresa do vermelho, comece observando o fluxo de caixa diariamente.

Primeiramente é necessário melhorar sua situação financeira, e para isso analise o fluxo de caixa, é lá que está o histórico de toda entrada e saída financeiro da empresa e é por aí que você deve começar. Quando falamos em planejamento é pelo fluxo de caixa, a entrada e saída já vai te dá uma base das decisões a serem tomadas.

Com o fluxo de caixa todo detalhado você consegue analisar e calcular os riscos, ver todo cenário que está a empresa e como agir para o futuro, também conseguirá ver como está o panorama dos seus objetivos. O que você quer de melhoria, o seu envolvimento, dedicação diária, acompanhando todas as informações e lançamentos.

Visto que você já viu sua principal ferramenta, é ela que vai identificar as causas da dificuldade financeira que está deixando sua empresa no vermelho, se foi erro sistêmico que fez você acreditar que estaria entrando mais recursos ou se estaria havendo mais gastos supérfluos, compras excessivas e número de clientes menores.

Tudo começa pelo fluxo de caixa e ao final da análise você já saberá o que fazer, entretanto, não é só o histórico de recursos financeiros, como já falado anteriormente você precisa analisar se você está com os seus objetivos alinhados às necessidades da empresa.

Logo, isso é de máxima importância, contudo, se tomar as devidas providencias você conseguirá tirar sua empresa do vermelho.

Algumas dicas para tirar sua empresa do vermelho.

Estabeleça prioridades, depois de analisar o fluxo de caixas, bote as dívidas que a empresa tem em uma planilha, com todos os detalhes possíveis, avise e compare quais você conseguirá pagar ou reservar dinheiro para elas.

Com base nos cálculos veja as prioridades e pague as que não tem como ser renegociadas ou que têm multas e juros mais altos.

Fonte: Google

Tente renegociar as dívidas que possa se encaixar no seu planejamento financeiro, e garanta que seja cumprido tudo que está sendo negociado, analise bem os juros das renegociações e empréstimos, visando sempre a longo prazo, certifique-se que o parcelamento se encaixa no orçamento e o tempo a ser pago, considere parcelas que a empresa possa pagar sem esquecer que ainda tem impostos, salários e recursos essenciais.

Elimine os gastos supérfluos e desnecessários, comece não esquecendo luzes acesas, economizando água analisando redução de despesas com Internet e telefone, se a empresa é em prédio alugado, pense em mudança, talvez um local mais barato ou menor pode ajudar, além disso, hoje você pode dispor de ferramentas gratuitas e que te tragam retorno de tempo e dinheiro.

Conclusão

E para ajudar ainda mais na luta para tirar sua empresa do vermelho, um bom contador pode ser seu melhor aliado, juntos vocês vão analisar as pendências, criar estratégias para solucionar todos os problemas e questões jurídicas e tributárias.

Não misture as dívidas da empresa com as pessoas, esse é o erro mais comum, separe as contas pessoais das da empresa, caso a empresa precise que seja comprado algo planeje, diminua pedidos e determine o seu salário, na empresa você pode até ser o seu próprio chefe, mas tirar do fluxo de caixa tudo que você como pessoa precisa não vai ajudar a tirar sua empresa do vermelho. Espero que essas dicas possam ter ajudado e que você supere logo as dificuldades e assim tirar sua empresa do vermelho.

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos, familiares e em suas redes sociais. Em seguida, retorne ao nosso blog e aproveite nosso conteúdo sobre o universo das finanças e investimentos. Esperamos por você! Memivi; melhorando a sua vida.