10%15%20%25%30%35%40%45%50%55%60%65%70%75%80%85%90%95%100%

Modalidade de trabalho remoto ou híbrido pode se tornar permanente! 

RHs enxergam no modelo de trabalho remoto ou híbrido uma alternativa de economia. Saiba mais!

Modalidade de trabalho remoto ou híbrido
Fonte: Google

Segundo uma pesquisa realizada pela Korn Ferry, cerca de 83% dos profissionais não atenderam ao chamado de suas empresas para o retorno do trabalho presencial. Nesse sentido, algumas empresas brasileiras devem fazer os seus colaboradores trabalharem ao menos três dias na empresa.

Porém, essa não é a realidade de 72 grandes empresas que participaram dessa pesquisa no final de 2021.
Sendo assim, algumas empresas do setor de bens e consumo, agro, indústria entre outras cogitam tornar permanente a modalidade de trabalho remoto para algumas funções! Vale ressaltar que, durante a pandemia do novo coronavírus as companhias economizaram com o deslocamento dos funcionários.

Desse modo, com os funcionários em casa a economia nos gastos mensais como energia, por exemplo foram bem significativas.

Além disso, o home office trouxe a liberdade para muitos profissionais. Por isso, algumas dessas empresas devem permanecer com o trabalho remoto em alguns setores. 

Contudo, a modalidade de trabalho remoto ou híbrido pode acabar gerando algumas dificuldades na retenção de novos profissionais. Segundo a pesquisa, os novos profissionais podem perder espaço no mercado, pois o trabalho presencial. Principalmente para quem opera máquinas é algo muito importante.  

Nesse sentido, para o coordenador de gestão de pessoas da FIA Business, André Fischer adotar o modelo de trabalho remoto ou híbrido pode prejudicar algumas áreas. Pois, existem situações em que uma máquina requer a presença de um profissional.

Ou seja, o trabalho presencial ainda é muito importante. No entanto, aproximadamente 44% dos profissionais não consideram mais o trabalho presencial como essencial.  

Saiba mais a seguir.

Trabalho remoto 

Para quem não entende a diferença ou do que se trata o trabalho remoto, está é uma modalidade de trabalho onde o profissional exerce a sua função fora do local de trabalho. Além disso, essa realidade exige um conjunto de habilidades do trabalhador.

Exige principalmente, disciplina além da alta capacidade de gerenciamento nos horários de trabalho. Na modalidade de trabalho remoto, é comum que o profissional tenha uma comunicação proativa. 

Ou seja, é necessário que o profissional esteja constantemente em contato com a empresa de maneira remota.

Além da disciplina, essa modalidade também exige que profissional elabore o seu próprio ambiente de trabalho. Sendo assim, será mais fácil conseguir trabalhar e se comunicar com a empresa sempre que for preciso. 

Vale mencionar, que para algumas pessoas é preciso um período de experiência. Assim, você poderá se adaptar ao formato de maneira adequada. Pois, no trabalho remoto a abordagem de trabalho bem diferente ao qual muitas pessoas estão acostumadas. Dentre as dificuldades relatadas por algumas pessoas no início do isolamento social, está a disciplina na jornada de trabalho entre outras.  

Desafios  

Apesar de ser uma experiência positiva, alguns profissionais enfrentam no trabalho remoto certo desafios como: você certamente deve estar por dentro de um dos assuntos mais falados durante a pandemia que foi a saúde mental do profissional diante dessa nova etapa. Além de ter que se adaptar a um ambiente de trabalho novo mesmo que em casa. Alguns especialistas alertaram as empresas sobre o equilíbrio emocional dos funcionários.  

Nesse sentido, com o isolamento e os profissionais trabalhando em casa algumas pessoas sentiram dificuldades para diferenciar a rotina de casa com a do trabalho.

Desse modo, os horários de trabalho passaram a ficar mais longos, mas, isso nem sempre quer dizer um trabalho de qualidade! Ou seja, no trabalho remoto ou híbrido é necessário haver limites de horas de trabalho!  

Segundo uma pesquisa, desde 2020 houve um aumento no horário de trabalho de muitos profissionais que trabalham remotamente agora. Por exemplo, em meados de 2020 cerca de 63% doas profissionais ouvidos na pesquisa passaram a trabalhar mais de quarenta horas. Entretanto, existem aqueles profissionais que se adaptaram ao trabalho remoto. De tal forma que pretendem não voltar mais aos escritórios! 

Modalidade de trabalho remoto ou híbrido 

Modalidade de trabalho remoto ou híbrido
Fonte: Google

Nesse contexto, em um mundo pós pandemia a modalidade de trabalho remoto ou híbrido passou ser considerada pelos RHs como uma alternativa. Afinal, boa parte dos profissionais que se adaptaram ao modelo remoto não desejam mais voltar ao trabalho presencial. Hoje, existem aqueles profissionais que se sentem prontos ao retorno para os escritórios. 

Assim como, existem profissionais que não pretendem voltar mais, ou seja, preferem o trabalho remoto. Sendo assim, as empresas tem elaborado estratégias para melhorar a motivação desses profissionais.

Sabemos que o modelo de trabalho presencial possui as suas vantagens como estar rodeado de pessoas. Assim, será possível manter o convívio social ativo, porém, alguns profissionais ainda preferem o trabalho remoto. 

Atualmente, o trabalho remoto tem sido a primeira opção de muitos profissionais, seja pela facilidade do trabalho em casa ou flexibilidade nos horários. Geralmente, o profissional que exerce a sua função mora longe da empresa em outra cidade ou país, por exemplo.

Porém, isso não impede que o funcionário tenha uma boa produtividade e flexibilidade para trabalhar. O fato é que, as negociações entre os RHs e os funcionários das empresas deve continuar ainda por um bom tempo.  

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos, familiares e em suas redes sociais. Em seguida, retorne ao nosso blog e aproveite nosso conteúdo sobre o universo das finanças e investimentos. Esperamos por você! Memivi; melhorando a sua vida.