Transição profissional: quando mudar de carreira?

Diante de tantas mudanças acontecendo desde o início da pandemia, é natural e importante refletir sobre os diferentes aspectos da vida.
Anúncios


transição profissional
Fonte: Google

Os altos índices de infelicidade e insatisfação no mundo corporativo tem explicação e é bem simples. De acordo com um estudo feito por especialistas 9 em cada 10 profissionais brasileiros se dizem infelizes no seu atual ambiente de trabalho, mas afinal, porque isso acontece? Os motivos são dos mais variados, o desejo de transformar a rotina cansativa e encarar uma transição profissional pode assustar algumas pessoas. Contudo, mudar a sua realidade profissional pode ser exatamente o que você precisa.

Com a crise financeira muitas pessoas sentiram a necessidade de ganhar um extra em meio a pandemia do covid-19. Assim sendo muitos profissionais não apenas do mundo corporativo, se descobriram em outras profissões com a mudanças dos regimes econômicos; as prioridades também podem e devem mudar. O custo de vida em determinadas ocasiões, são decisivas na hora mudar de carreira.

Em determinados momentos da vida, se transformar ou se reinventar é muito importante em vários aspectos. Como por exemplo implica em colocar em prática sonhos, projeto e valores novos. Existem alguns indicativos que você deve prestar atenção par poder tomar uma decisão para este momento de mudança de vida, estresse, muitas vezes noite mal dormidas podem sinais importantes e que você precisa estar atento.

Pois, passamos praticamente o dia todo no trabalho ainda mais quando levamos em consideração que ainda existem muitos profissionais em home office. Nestes casos gostar do que se faz é relevante, inclusive para entregar os resultados pedidos pela empresa. No home office o profissional determina os seus próprios horários em muitos casos e se você não gosta do que faz o rendimento tende a cair.

Competências e reponsabilidades

É mais comum do que pensamos, mas muitos profissionais não conhecem o seu nível de competência. Antes de partir para uma transição profissional completa de carreira, procure fazer uma análise de autoconhecimento para saber se você realmente gosta do seu trabalho; e qual o motivo te faz querer mudar de carreira. É necessário ser sincero(a) uma vez que, você pode estar apenas se cansando com a rotina de trabalho, por isso fazer uma análise é importante.

O lado financeiro em muitos casos, pode se tornar importante para adiar a transição profissional. Pois, o receio de desistir de um salário com o qual você já conta para planejar a sua vida ou com qual já está acostumado(a); pode-se tornar uma rotina desgastante. Assim sendo quando o descontentamento no trabalho faz com que o salário não seja mais tão importante é a hora correta de iniciar a transição profissional.

Vale ressaltar, é que você não se deixe levar pela emoção para não se arrepender posteriormente, esteja atento(a) a todos os sinais que podem fazer toda diferença na hora de optar pela nova carreira. Portanto, vivenciar mudanças de estruturas na vida profissional e pessoal pode despertar o desejo de recomeçar, buscar uma recolocação no mercado de trabalho de uma maneira diferente.

Mais flexibilidade e praticidade na transição profissional

transições profissionais
Fonte: Google

Com os avanços da tecnologia e o novo jeito de trabalhar fez com que muitos profissionais, repensassem as suas carreiras e se estavam de fato no caminho correto. Devido a pandemia do covid-19, muitas empresas tiveram que fechar os escritórios para trabalhar remotamente. Sendo assim muitos profissionais se adaptaram de tal forma ao home office, que muitos não desejam mais voltar para as suas empresas e buscam empresas com mais flexibilidade e praticidade. Dessa forma esses profissionais buscam uma transição de carreira para se adequar ao perfil dessas empresas em sua maioria empresas de tecnologia.

De fato alguns setores possuem mais flexibilidade, algumas especialidades são mais requisitadas; como por exemplo, os profissionais que trabalham no vale de silício são super valorizados o que faz com que ele sejam extremamente exigentes no local de trabalho. Os profissionais de áreas não técnicas como por exemplo serviços jurídicos ou relações públicas, não tem muitas opções como os programadores por exemplo. Devido aos avanços da tecnologia é uma área bastante procurada, principalmente para profissionais que desejam fazer a transição profissional.

Assim sendo, em outros setores comunicação ou ciências sociais ondo a remuneração é pode ser mais baixa e as vagas de emprego estão insuficientes, fica muito difícil tomar a decisão fazer uma mudança na vida profissional; quando o profissional possui um planejamento financeiro que permita passar um tempo nesta transição sem que isso afete diretamente a sua vida profissional esta decisão pode se tornar mais fácil.

Segurança psicológica

Segundo um estudo feito por especialistas, afirmou que a segurança psicológica está ligada ao desenvolvimento do profissional e uma maior criatividade de uma equipe dentro de uma empresa. Em níveis individuais, os especialistas dizem que o efeito positivo no comprometimento e engajamento podem levar o profissional a permanecer em suas carreiras; pois muitos se mostram descontentes em seus cargos muitas vezes por não terem o devido reconhecimento.

Tendo em vista, os impactos causados pela pandemia do novo coronavírus muitos trabalhadores apresentaram depressão ou algum episódio de ansiedade. Assim sendo, é importante para as empresas demonstrar cuidado com os seus trabalhadores; pois segundo o estudo os profissionais que trabalham com uma equipe unida se mostraram menos propensos deixarem os empregos.

A carreira do profissional deve honrar os potenciais naturais do profissional; ou seja, deve haver uma harmonia entre a empresa, a equipe de trabalho, parentes e amigos. Pessoas felizes profissionalmente tendem a conquistar segurança psicológica e também realizações materiais. Pois carreira e vida pessoal costumam andar juntas lado a lado não podemos as duas realidades de maneira diferente, pois uma parte impacta a outra diretamente.

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos, familiares e em suas redes sociais. Em seguida, retorne ao nosso blog e aproveite nosso conteúdo sobre o universo das finanças e investimentos. Esperamos por você! Memivi; melhorando a sua vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *