Preloader Image 1 Preloader Image 2

Tudo que você precisa saber sobre cartão de crédito consignado! 

Saiba quais os principais cuidados que você precisa ter ao solicitar um cartão de crédito consignado.

tudo-sobre-cartao-de-credito-consignado
Fonte: Google

Cartão de crédito consignado é um cartão de crédito que tem como principal característica o desconto em folha de pagamento. Ele é uma modalidade de crédito consignado, ou seja, o valor das faturas é descontado diretamente do salário ou benefício do cliente. O cartão de crédito consignado tem taxas de juros menores do que os cartões comuns e não possui anuidade. Além disso, ele pode ser utilizado para compras e saques. 

O cartão de crédito consignado surgiu com a aprovação da Medida Provisória 1.106/2022 pelo Congresso Nacional. A mesma proposta que deu origem à margem consignável de 45%. Com isso, o limite que os beneficiários podem comprometer de sua renda líquida mensal foi distribuído da seguinte forma: 5% para cartão de crédito consignado; 35% para empréstimo consignado; 5% para saque com cartão de crédito. 

O cartão de crédito consignado é um cartão sem anuidade e com desconto em folha. Com ele é possível fazer compras, realizar saques do limite disponível e aproveitar taxas de juros muito menores do que os cartões comuns. Aqui estão alguns exemplos: Cartão de Crédito Consignado BMG Card Mastercard; Cartão de Crédito Consignado Banco Banrisul; Cartão de Crédito Consignado Banco Bradesco; Cartão de Crédito Consignado Banco Cetelem entre outros. 

Enquanto os cartões de crédito comuns têm juros de 298,6% ao ano, na modalidade rotativo, as taxas do cartão de crédito consignado são de 2,70% ao mês, conforme determinação do Conselho Nacional de Previdência Social – CNPS. O cartão consignado é uma opção mais barata e segura para quem precisa de crédito. Além disso, o cartão de crédito consignado tem diversas vantagens em relação a outras linhas de crédito, como as taxas de juros mais baixas. Além disso, ele é acessível a pessoas negativadas, não há cobrança de anuidade e manutenção, e ainda há a possibilidade de participação em clubes de vantagens. 

Detalhes importantes a respeito dos cartões consignados 

Os riscos do cartão de crédito consignado são menores em comparação com outras linhas de crédito, pois as taxas de juros são menores e o desconto das parcelas é feito diretamente na folha de pagamento do trabalhador. Além disso, a maioria desses cartões não possui anuidade nem taxa de manutenção, o que o torna mais barato. 

Para solicitar um cartão de crédito consignado, você deve entrar em contato com uma instituição financeira que ofereça esse tipo de empréstimo. Geralmente, são exigidos CPF, RG e comprovantes de endereço e renda atualizados. Além disso, é necessário passar por uma análise de crédito. 

Algumas instituições financeiras permitem que você solicite o cartão online. Os documentos necessários são dados pessoais e comprovante de endereço emitido recentemente e um comprovante de renda atualizado. O limite do cartão de crédito consignado pode variar de acordo com a instituição financeira que oferece o serviço e com a margem consignável. A margem consignável é o valor máximo que pode ser comprometido da renda mensal do solicitante. 

No caso do cartão consignado, o limite pode chegar a até 27 vezes a margem consignável. Além disso, desde 1º de outubro de 2020, o cartão de crédito consignado passou a ter um limite máximo de saque de até 70% do valor disponível. 

Diferenças entre cartão consignado e empréstimo  

Diversas instituições financeiras oferecem cartão de crédito consignado no Brasil. Alguns exemplos são: banco Agiplan, Banco Arbi, banco da Amazônia, banco do Brasil, banco do Nordeste, Banestes entre outros. O cartão de crédito consignado é uma forma de pagar por compras, transações ou realizar saques. É um meio de pagamento que pode ser usado em qualquer estabelecimento que aceita pagamento no crédito. 

Ainda dá para parcelar as compras, por exemplo. Já o empréstimo consignado é um tipo de crédito que tem número fixo de parcelas. Logo, quem contratou esse tipo de crédito sabe em quanto tempo a dívida termina. No caso do cartão de crédito consignado, existem faturas a pagar em todos os meses em que ele for usado. 

Resumindo, a principal diferença entre o empréstimo consignado e o cartão de crédito consignado é que o empréstimo tem quantidade de parcelas fixas enquanto o cartão não tem. Além disso, o cartão de crédito consignado é uma forma de pagamento enquanto o empréstimo consignado é um tipo de crédito. 

Cartão de crédito consignado 

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o cartão de crédito consignado, será necessário entender como funciona a margem consignável. Bem, a margem consignável é o valor máximo da renda mensal que pode ser comprometida em um empréstimo consignado. No Brasil, a legislação estipula que esse valor seja de até 35% da renda total do contratante.  

A margem consignável é a porcentagem do seu salário ou benefício que pode ser comprometido para o pagamento de um contrato de empréstimo consignado. Regulada pela Lei nº 10.820/2003, a margem é o limite para ter descontos no benefício ou contracheque ou salário. 

A margem consignável para cartão de crédito consignado é de 5%. A margem consignável é o valor que o seu órgão permite que seja comprometido por bancos e é calculada da mesma forma que a de empréstimo. A margem consignável é a porcentagem do seu salário ou benefício que pode ser comprometido para o pagamento de um contrato de empréstimo consignado. 

Gostou desse artigo? Visite e o nosso blog e confira as novidades do mundo das finanças. Esperamos por você. Memivi.   

Copywriter / Redatora publicitária Especialista em Economia, Investimentos e finanças. Sua maior paixão é contribuir com o crescimento pessoal e financeiro das pessoas!