Uber, autonomia com direitos de categoria profissional.

Neste artigo vamos analisar como o uber tem reagido as reividicações dos motoristas que trabalham para a plataforma. Entenda!
Anúncios


Uber app
Fonte: Uber

Especialistas e líderes sindicais da classe dos motoristas tem reivindicado por todo mundo a renovação dos direitos dos motoristas que trabalham para o aplicativo Uber, alguns direitos como aposentadoria, férias e salário mínimo vantagens de empregos tradicionais o que caracteriza como “classe” dos motoristas no reino unido a empresa americana perdeu a luta na justiça em relação aos direitos trabalhistas da classe.

No brasil inspirados pelo movimento dos motoristas britânicos, o ministério público do trabalho e ex-motoristas acionaram. Assim, a justiça questionando o aplicativos sobre os direitos trabalhistas dos colaboradores que fazem uso do aplicativo para trabalhar a fim de exigir o vínculo empregatício profissionais com a Uber, porém a justiça brasileira tem recusado constantemente está reivindicações da classe.

O Uber vem enfretantado processos jurídicos similares em muitos países, onde é debatido se a classe dos motoristas se é possível ser considerados empregados autônomos com direitos trabalhistas assegurados.

Já no brasil o ministro da corte afirmou que a decisão na corte do reino unido não deve ser considerada, pois, o sistema jurídico brasileiro é totalmente diferente. A empresa americana Uber anunciou os benefícios dos motoristas no reino unido passarão a valer no mês de março deste ano, uma grande conquista para os trabalhadores.

Portanto, a Uber entrou no consenso de continuarem a dar flexibilidade para seus colaboradores assegurando os seus direitos previstos em lei.

Veja todos os detalhes a seguir, não deixe de ler o artigo na íntegra.

Análise das mudanças no App Uber.

Os trabalhadores têm direito ao salário mínimo, férias e aposentadoria, porém, não são empregados contratados pela empresa americana ou seja não possuem exclusividade o que deixa esses trabalhadores com flexibilidade sobre seus horários e dias de trabalhados, tornando assim a empresa ainda mais atraente para os colaboradores que estudam trabalhar para o aplicativo.

Previamente das mudanças na leis trabalhistas asseguradas os trabalhadores do aplicativo eram vistos como trabalhadores quando estavam em corridas, ou seja com usuários do aplicativo, as horas sem passageiros não eram devidamente registradas caracterizando autonomia.

Essa mudança trouxe um lado positivo para o Uber, afinal que não deseja ter flexibilidade no trabalho? No brasil as reivindicações devem continuar os trabalhadores da empresa americana no país reivnidicam a condição de trabalhadores a partir do momento em que conectam-se até o momento que desligam o aplicativo, considerado pelo trabalhador como horário de trabalho.

Prováveis impactos econômicos

Com estas novas medidas adotadas pela empresa americana, é possível que as outras empresas do mesmo seguimento de mercado venham a adotar as praticas reivindicadas pelos trabalhadores, assim, essas mudanças adotadas pela Uber devem refletir no mercado, trazendo dificuldades para algumas empresas do seguimento que possuem poucos usuários, pois sabemos o Uber ocupa um espaço relevante no mercado.

Os líderes dos sindicatos dos motoristas indicam que as mesmas mudanças devem ser aplicadas pelos pelas empresas concorrentes, seria o desfecho para o chamado falso autonômo, as empresas deveram reformular suas praticas com um número menor de trabalhadores, todavia os aditivos serão maiores.

A conquista para os profissionais que trabalham para este seguimento de mercado tem comemorado os seus direitos assegurados, contudo muitos sindicatos de motoristas ainda exigem que seus direitos devem ser assegurados, em meio a pandemia do covid-19 muitos destes trabalhares continuam a trabalhar para garantir renda, com as novas mudanças os motoristas serão incluidos no plano de pensão privada!

Uberização e o futuro

Uber
Fonte: Uber

A plataforma digital tem revolucionado o não apenas o seu seguimento de mercado, mas para muitos outros, é tanto que muitos outros aplicativos de outros seguimentos adotaram maneiras semelhantes de atrair usuários como por exemplo o Airbnb que reúne pessoas a procura de hospedagem com outras que possuem um local para alugar em outro lugar ou país, como vemos a Uber sempre inovando!

A comodidade e praticidade que a tecnologia trás é um dos grandes benefícios que a empresa americana faz uso juntamente com seus colaboradores e usuários, a uberização conquistou o seu lugar e depois desta reforma trabalhista a espectativa é de que cada vez mais motoristas entrem para a plataforma digital.

O uber anunciou também mudanças para seus usuários, a fim de aumentar os cuidados de quem faz uso do aplicativo essas mudanças tem como objetivo a proteger seus usuários de maneira única, como por exemplo certificar-se que o usuário está entrando no veículo correto, para que o usuário tenha certeza que aquele é o motorista correto a plataforma disponibiliza uma senha que deverá ser informada ao motorista.

Usuários e trabalhadores mais seguros, no Uber!

A empresa americana presa pelo cuidado e segurança de seu usuários e trabalhadores mesmo que sejam “autonônmos” é importante passar segurança no dias de hoje, em tempos de pandemia todos os cuidados devem ser tomados para que os trabalhadores possam ter condições de trabalho e os usuários possam se sentir seguros, entre esse cuidados estão o uso de máscara por parte do usuário e do motorista.

A plataforma estuda alternativas para que as mudanças trabalhistas não afetem seus usuários de repente, as mudanças e melhorias no serviço oferecido pela plataforma são sentidos pelos usuários, trazendo uma sensação de segurança ao fazerem uso do aplicativo.

A empresa americana inovou mais uma vez quando trouxe a novidade do delivery de comidas chamando atenção de cada vez mais usuários e aumentando assim quantidade de trabalhadores o que é importante levando em consideração o período de crise econômica que o mundo enfrenta, mais uma vez o Uber sai na frente e ganha cada vez mais mercado, de fato o Uber conquistou seu lugar no mercado.

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos, familiares e em suas redes sociais. Em seguida, retorne ao nosso blog e aproveite nosso conteúdo sobre o universo das finanças e investimentos. Esperamos por você! Memivi; melhorando a sua vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *