A vacina contra Covid-19 e a economia brasileira.

O programa de vacinação do combate ao coronavírus é de extrema importância para salvar vidas, além de impulsionar a economia brasileira.
Anúncios


Fonte: Google

Em 31 de dezembro de 2019, a China emitia a primeira nota alertando a Organização Mundial da Saúde (OMS); sobre vários casos de pneumonia no país. Até então causas desconhecidas, e esses casos aconteceram na cidade de Wuham. Dias depois, após diversas análises, a equipe chinesa conclui que a pneumonia era causada pelo novo coronavírus. E no dia 11 de janeiro de 2020, veio o anúncio da primeira morte causada pelo doença. Desse modo, hoje iremos falar sobre Vacina contra Covid-19 e a economia do Brasil.

Enquanto isso, no Brasil o povo aguardava ansioso pelo carnaval, mas não havia motivos para tanta preocupação, tudo era muito novo. No entanto, em janeiro o país já investigava 3 casos suspeitos de coronavírus, no mês seguinte veio a confirmação da doença.

Nesse momento tinha sido sancionada a lei de quarentena, mas foi em março que a situação no país piorou. Logo, estávamos todos vivendo o lockdown e muitas incertezas do que viria pela frente.

Dificuldades na pandemia

Com passar dos meses  o comércio fechado, e o país funcionando apenas com serviços necessários. Não demorou muito para empresas começar fechar as portas, e automaticamente o número de demissões cresceu, assim como o preços de alguns alimentos.

Anúncios


Além disso, autônomos sem ter o que fazer, e o pior, investidores estrangeiros “deixando” o país, o que contribuiu para desvalorização do real. E esses foram alguns fatores que resultou no declínio da economia.

Este breve resumo foi para mostrar como um vírus pode causar tanta desordem no mundo, e agora a esperança está na vacina.

De acordo com alguns analistas a vacinação em massa irá salvar vidas e também servirá de estímulo para a economia. 

Anúncios


Anúncios


Principalmente neste momento em que o número de mortes aumentou, e correndo risco de uma segunda onda do Covid. Inclusive algumas cidades brasileiras decretaram novamente o fechamento do comércio.

A vacina contra Covid-19, pode ser o “remédio” para economia do país.

Certamente a economia brasileira levará um bom tempo para se recuperar, o cenário é ruim e são muitos problemas para resolver.

De acordo com o economista do Itaú, Mário Mesquita, a vacina é uma medida de política sanitária, assim como de política econômica.

Anúncios


Por isso a vacina contra Covid-19 em massa iria contribuir para incentivar a demanda e oferta do Brasil.

Desde o começo da pandemia, a corrida pela vacina em diversos países do mundo tem sido grande. Sendo assim, a eficácia será importante para saúde e economia global.

Por isso o economista disse que o quanto antes a população for vacinada, mais rápido as pessoas sairão de suas casas; por se sentir mais seguras para trabalhar ou executar qualquer outra atividade, inclusive o consumo de produtos e serviços.

Anúncios


No entanto, a urgência das reformas também se faz necessário para que o país recupere a economia e a saúde fiscal. Segundo Mesquita, em opinião pessoal, se ele pudesse dar prioridades teria foco na PEC Emergencial.

Anúncios


Uma outra opção seria com a reforma tributária, neste último caso para garantir o crescimento com mais força no futuro.

O que é PEC Emergencial?

Fonte: Google

Essa é uma proposta de emenda à constituição. A PEC Emergencial faz parte do pacote de mudanças que busca reduzir gastos públicos, que o próprio ministro da Economia Paulo Guedes sugeriu.

Anúncios


O apelido Emergencial, é devido a urgência da união, dos estados e municípios brasileiros saírem do cenário de endividamento que ameaça travar a máquina pública. Logo, a PEC irá criar condições para recuperação da saúde fiscal do país.

No entanto, qualquer uma dessas reformas só poderão acontecer após as eleições presidenciais do Senado e da Câmara. O povo desconhece, mas campanhas e alianças estão sendo realizadas entre os candidatos, que só deve acontecer em fevereiro.

Enquanto isso, o mercado financeiro acompanha como deve se comportar os dois presidentes e principalmente a dinâmica entre  governo federal e com Paulo Guedes. Os candidatos tem apoiado o regime fiscal, porém a pandemia ainda não acabou e a pressão por gastos continua, pois são muitos desempregados.

Anúncios


Assim, além do risco de novas demissões devido o fim do programa do governo de manter o emprego dos brasileiros; assim como fim do auxílio emergencial. Por isso a urgência no processo de vacinação das pessoas o quanto antes e em maior número.

Vacina contra covid-19: Posição do deputado Baleia

Em 6 de janeiro o deputado Luiz Felipe Baleia Tenuto Rossi. Conhecido como Baleia Rossi, disse em discurso de candidatura à presidência da Câmara, que está nos planos a expandir o Bolsa Família e até voltar com o auxílio emergencial.

Anúncios


No entanto, o Brasil corre o risco de cometer erros antigos. Em que houve gastos excessivos fiscais, o que pode dificultar ainda mais o crescimento do país.

Anúncios


Atualmente, a Dívida Pública Federal (DPF) está em R$ 4,527 trilhões, e faz algum tempo que o país começa o ano devendo e reformas precisam ser realizadas com urgência.

Sendo assim, resta ao povo brasileiro torcer pela vacinação em maior escala,  bem como, a “paz” entre presidente da Câmara e do Senado, com resto da equipe do governo federal.

Gostou do nosso artigo? Então, não deixe de compartilhar em suas redes sociais, com os seus amigos e ainda com os seus familiares. Em seguida, aproveite outros conteúdos para entender melhor sobre finanças, investimentos e conhecer serviços como, por exemplo; cartões de crédito, conta digital e empréstimo, tudo aqui em nosso blog.

Anúncios


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *