10%15%20%25%30%35%40%45%50%55%60%65%70%75%80%85%90%95%100%

Vale Gás, Auxílio Brasil e Tarifa Social: é possível acessar aos três programas ao mesmo tempo?

Cerca de mais de 47 milhões de brasileiros já foram contemplados, conheça melhor os três programas sociais. Continue aqui e saiba mais!

auxílio brasil - vale gás - tarifa social
Fonte: Auxílio Brasil

Segundo um levantamento realizado pela Fundação Getúlio Vargas, mais de 28 milhões de brasileiros vivem no país em condição de pobreza. Assim, com a chegada da pandemia mundial do Covid-19, essa situação se agravou ainda mais.

Porém, com a ajuda do auxílio emergencial esse número caiu, mas, o efeito foi anestésico. Logo, conforme o benefício foi acabando, a pobreza subia. Assim, como forma de reverter essa situação, o Governo Federal aprovou a concessão de novos programas sociais. 

Então, já no início de 2022 as famílias brasileiras de baixa renda contam com a ajuda do Vale Gás, Auxílio Brasil e Tarifa Social. Entretanto, será que uma mesma pessoa pode somar o recebimento dos benefícios?  Ou escolher apenas um deles? Como funciona o método de inscrição? Sendo assim, antes de tirar todas as suas dúvidas, é preciso confirmar que sim. 

Uma pessoa pode receber a Tarifa Social, Vale Gás e o Auxílio Brasil ao mesmo tempo. Porém, ela precisa atender a todos os requisitos que dão direito a cada um desses programas.

Contudo, você não precisa escolher entre um deles, e sim, pode receber todos juntos normalmente. Entretanto, é preciso lembrar que, o brasileiro deve ter os dados atualizados no Cadastro Único (CadÚnico) para ter acesso a esses programas sociais do Governo Federal. 

Veja a seguir.

Conhecendo mais sobre os programas

Portanto, se você ainda não tem acesso a nenhum dos benefícios sociais aqui citados, leia esse conteúdo até o final. Nossa equipe de especialistas vai tirar todas as suas dúvidas sobre os benefícios e explicar como você vai ter acesso a cada um deles.

Então, grude seus olhos na telinha e me acompanhe. Vamos lá! 

Auxílio Brasil

O benefício foi ampliado para novas famílias já em 2022, e já em fevereiro superou a marca de mais de 17 milhões de brasileiros receberam o Auxílio Brasil. Então, o Auxílio Brasil está entre os três programas sociais do Governo Federal. Porém, antes de tudo é preciso esclarecer que o governo federal não abriu prazo de inscrição. Assim, todas as pessoas aprovadas para entrar no programa já eram elegíveis para receber o antigo benefício (bolsa família). Porém, estavam aguardando na fila de espera do ano passado. Sendo assim, veja qual os requisitos necessários para participar:

Assim sendo, para ter direito ao benefício é necessário estar cadastrado no CadÚnico, porém, está não é a única condição de acesso ao programa. Além disso, é necessário comprovar que a família faz parte do grupo de brasileiros abaixo da linha da pobreza. Então, para participar do programa é preciso ter renda mensal não ultrapasse o valor de 105 reais, por família. Essa regra também vale para outras famílias que tenham mulheres como chefes de famílias com filhos até 21 anos. 

Assim, se por acaso você já fazia parte do antigo programa – Bolsa Família, mantém-se o cartão, ou seja, o novo benefício será movimentado e pago pelo cartão antigo. Porém, já para os novos beneficiários, serão gerados novos cartões exclusivos para o programa. Outra coisa, é preciso lembrar que o pagamento é efetuado pela Caixa, portanto, o beneficiário poder acessar os serviços pelo aplicativo CAIXA Tem, até sacar o valor de 400 reais.

Vale Gás

auxílio brasil - vale gás - tarifa social
Fonte: Vale Gás

São quase 6 milhões de famílias beneficiadas com o Vale Gás. Assim, o valor do benefício corresponde a 50% do valor total do gás de 13 kg. O programa terá duração de 5 anos, e a sistemática dos pagamentos serão realizados a cada dois meses. Então, o Vale Gás está entre os benefícios sociais do Governo Federal, e tem como objetivo ajudar a população mais carente. 

A exemplo dos outros programas, este exige o cadastro do brasileiro no CadÚnico e a comprovação de renda mensal igual ou inferior a meio salário. Além disso, pessoas com deficiências ou pessoas idosas com 65 anos de idade para cima, e aqueles que possuem o benefício do BPC. 

Vale ressaltar que, o benefício do Vale Gás está ativo desde o início de 2022 e várias famílias brasileiras já o recebem por preencherem os requisitos do Auxílio Brasil. Desse modo, o pagamento é realizado seguindo a mesma dinâmica de outros programas; utilizando a ordem de série do número NIS. Dessa forma, os saques podem ser realizados usando o mesmo cartão já utilizado em outro benefício (assistência e renda), em caixa eletrônico e loterias credenciadas a Caixa Econômica Federal.

Tarifa Social

auxílio brasil - vale gás - tarifa social
Fonte: Tarifa Social

Esse também está entre os benefícios sociais do Governo Federal, e já ultrapassou a marca do mais de 20 milhões de brasileiros com desconto na conta de luz. Então, seguindo a mesma diretriz dos outros programas, é necessário realizar o cadastro no CadÚnico. Além disso, é preciso ter uma renda nos limites exigidos para outros programas (01 salário-mínimo). Contudo, o programa utiliza a mesma regra do Vale Gás. 

Vimos que qualquer pessoa que se enquadra no requisito do programa social, pode sim somar o recebimento dos três programas sociais do Governo Federal. Assim, é preciso lembrar que mesmo tendo o Cadastro Único aprovado e suprindo os requisitos, a inclusão no projeto tarifa social é feita de forma automática. 


Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos, familiares e em suas redes sociais. Em seguida, retorne ao nosso blog e aproveite nosso conteúdo sobre o universo das finanças e investimentos. Esperamos por você! Memivi; melhorando a sua vida.