É natural que uma parcela da população brasileira desconheça o real significado do valor do IPCA em seu orçamento. Ainda, quais os reflexos nas projeções apresentadas pelos institutos, por isso, em sua maioria, o índice é ignorado e apenas percebido quando de fato atinge seu bolso.
Entretanto, para poucos, a importância de acompanhar e conhecer mais sobre o assunto é relevante. Porém, isso só acontece quando esse indivíduo atual ou tem interesse sobre o setor de investimentos ou financeiro. Todavia, esse, também, deveria ser o foco dos brasileiros que não atuam nos setores, já que o valor do IPCA corrói sua renda sem você sentir.
Sendo assim, desenvolvemos esse artigo para explicar do que se trata o Índice de Preço Consumidor Amplo (IPCA), quais as projeções para 2023/2024 e os reflexos no seu orçamento. Siga lendo para mais informações.
O que é o Índice de Preço Consumidor Amplo (IPCA)?
Apesar da sigla ser pequena e, aparentemente, singela, o IPCA tem grande importância na economia do país. Logo, os dados projetados sobre o índice refletem na economia interna do nosso país, que, por sua vez, influência no poder de compra do consumidor.
Por isso, neste momento, você esteja se perguntando: mas como isso reflete no meu bolso? Bem, o valor do IPCA, que desde 1980 é feito e divulgado pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, reflete diretamente na base da CMN – Conselho Monetário Nacional, o responsável por reajustar os índices de inflação no Brasil.
Dessa maneira, a projeção do CMN, com base nos dados apontados pelo IBGE, pode acarretar variações no mercado interno, que por sua vez podem causar um aceleramento ou estagnação dos investimentos. De maneira que o valor da moeda interna se torne atrativa ou não para novos ou antigos investidores, ou seja, com mais investimentos; postos de trabalhos, posto industriais ou produtos, o país se consolida.
Por outro lado, o Copom – Comitê de Política Monetária, assim como o CMN, também reajusta suas projeções com base nos dados do IBGE. Logo, a Selic – taxa básica de juros, é reajustada por meio desse novo índice.
E, é claro, essa nova base reflete diretamente nos investimentos bancário, por exemplo, fundos de aquisição, empréstimos, juros do cartão de crédito e outras operações de crédito. Desse modo, o valor do IPCA vai além do que você imagina.
O valor do IPCA pode corroer meu orçamento?
Diante da explicação acima, a resposto só poderia ser uma: SIM. O valor do IPCA pode sim corroer seu orçamento. Afinal, o índice tem um poder “gigantesco” sobre a economia interna, por isso, é tão importante para o consumidor brasileiro. E como comprovar isso? De maneira simples e direta, imagine a seguinte cenário: o que você podia comprar com o valor de R$200 no ano de 2015?
Refletiu? Ótimo, agora, faça a seguinte avaliação: você comprar os mesmos produtos, serviços ou bens, como esse valor (R$200) no de 2022? Compreendeu agora? Perceba que mesmo para as compras internas (nacionais) existe uma desvalorização do poder de compra do consumidor, algo que é pautado pelo valor do IPCA.
Logo, quanto maior o risco na alta da inflação (projeção dada pelo IPCA) maior será a redução do seu poder de compra ou aquisição de crédito. Outro exemplo bem atual, que pode te ajudar a entender melhor a influência do IPCA, foram os súbitos aumentos nos preços dos alimentos em 2022. Por exemplo, leite, carne, feijão e outros itens da cesta básica.
Qual o valor do IPCA?
O valor do índice se mantém na projeção de 2022 – como é possível verificar no site do IBGE, ou seja, o valor do IPCA é de 0,62% para o mês de dezembro. Logo, na linha de variação do ano (2022) o índice apresentou uma subida, no entanto, quando comprado com os 3 primeiros meses do ano, manteve seu controle em baixa.
Porém, mesmo com a relativa base (0,62%) as projeções apresentadas pelos institutos para os anos de 2023/2024, não são as melhores. Já que, ao que parece, segundo a FOCUS, o percentual obteve uma subida de 5,48% para 5,74%, desse modo, o BC – Banco Central do Brasil, ajusta sua meta de inflação.
Ou seja, a base do BC é de uma variação entre: 3,84% para 3,94% em apenas 4 semanas. Sendo assim, o FOCUS acredita que a variação de apresentação do valor do IPCA em janeiro/2023 deva ser de 0,55%, e, ainda, em fevereiro/2023 alcance 0,70%.
Por fim, esses dados são projeções dos institutos, no entanto, não os dados apresentados pelo IBGE. Contudo, os reflexos desses dados podem causar um aumento nos preços e serviços no país, que, com certeza, devem refletir na perda do poder de compra do consumidor.