10%15%20%25%30%35%40%45%50%55%60%65%70%75%80%85%90%95%100%

Reunião do G-20: valorização da moeda brasileira em 2022. 

Surpresa fiscal positiva: entenda a valorização da moeda brasileira. Fique por dentro!

Reunião do G-20
Fonte: Banco Central

Com a nova realidade da inflação mundial, algumas empresas brasileiras passaram a operar em um cenário inflacionário fora da realidade. Porém, essa surpresa fiscal acabou se mostrando positiva, segundo informou o presidente do Banco Central. Nesse sentido, Campos Neto revelou que essa surpresa fiscal acabou contribuindo para a valorização da moeda brasileira!

No entanto, a valorização da nossa moeda ainda não entrou em contas importantes para a nossa economia. Alguns analistas consideram essa surpresa fiscal igualmente positiva, pois, o mundo enfrenta uma crise na economia um dos efeitos do surgimento das novas variantes. Nesse sentido, no início desse ano algumas bolsas fecharam com queda devido o surgimento da nova variante a ômicron que fez algumas vítimas! 

Ainda segundo Campos Neto, essa valorização da moeda brasileira ocorreu no momento certo, pois quando observamos as projeções do mercado para esse ano. As estimativas dos analistas de mercado não são muito animadoras. Apesar dessa valorização ser importante para o país alguns economistas estimam um crescimento de apenas 0,3%. 

No entanto, o real apresentou ótimos resultados no final de 2021 diante de algumas moedas dos países emergentes o que acabou contribuindo com a valorização da moeda brasileira. Portanto, essa surpresa fiscal positiva destaca o trabalho competente de algumas empresas brasileiras que apesar da crise. Seguem operando em um ambiente inflacionário, mas mesmo assim, continuam apresentando ótimos resultados.

Saiba mais aqui! 

PIB 

No final de 2021, o país apresentou um crescimento de 4,6 pontos percentuais equivalente a R$ 8,7 trilhões. No entanto, as projeções para o segundo trimestre desse ano preveem um crescimento de apenas 0,3%. Ou seja segundo os analistas do mercado financeiro, a economia do país deve permanecer estagnada.  

Vale ressaltar, que as projeções nem sempre estão 100% corretas, então, será necessário observar o cenário ao longo do ano. Pois, segundo as estimativas dos analistas e economistas a economia do país não deve apresentar uma forte expansão de renda até o final desse ano! 

Além disso, o país passa por alguns reajustes acompanhando o recente aumento dos juros das taxas básicas como a Selic, por exemplo! Sendo assim, para tentar conter esse movimento será necessário aprender a lidar com essas mudanças. Ainda nesse sentido, apesar dessas estimativas alguns setores importantes estão se beneficiando desses aumentos. Como, o mercado das commodities, por exemplo além desse setor, outros setores como o varejo estão se beneficiando dessas altas.  

Cenário atual 

Nesse sentido, o novo aumento da inflação teve um impacto negativo para a economia do país. O aumento nos preços obrigou o Banco Central a alçar as taxas básicas, o que acabou contribuindo uma nova crise na economia. Ainda nesse contexto, em outros países a ameaça das novas variantes resultaram na alta dos preços.  

Desse modo, a moeda brasileira sofreu uma leve desvalorização, além disso, 2022 é considerado por muitos economistas como um ano de incertezas. Pois, o cenário político está para mudar, ou seja, muitos investidores estão aguardando o resultado das eleições. Assim, eles deverão agir de acordo com a nova política econômica que será adotada pelo novo governante do país em 2023! 

Sendo esse um dos motivos pelo qual algumas decisões relevantes na bolsa estão sendo postergadas. Portanto, segundo as projeções de alguns analistas é que a inflação para esse ano deverá terminar em torno de dois dígitos! Além disso, a alteração nas regras dos gastos com propostas de emenda à Constituição dos precatórios. Acabou gerando uma insatisfação dos brasileiros, vale lembrar ainda que, a substituição do Bolsa Família não teve uma recepção animadora como o governo esperava.

Valorização da moeda brasileira 

Reunião do G-20
Fonte: Banco Central

Apesar desse cenário de crise, a valorização da moeda brasileira representa uma surpresa fiscal positiva, segundo o presidente do banco central, Roberto Campos, esse resultado destaca o trabalho competente de muitas empresas brasileiras que apesar da crise econômica. Seguem operando em um ambiente inflacionário, mas mesmo assim, continuam apresentando ótimos resultados  

Entretanto, como mencionei antes a recuperação do câmbio ainda não foi refletida nos valores relacionados a inflação. Ou seja, bem como as projeções de alguns analistas de mercado; nos próximos meses devemos ver a inflação voltar aos seus índices normais. Porém, será necessário ter cautela com relação a novos investimentos, por exemplo! 

Por fim, as projeções para o restante do ano preveem um crescimento de apenas 0,3%. Ou seja, segundo os analistas de mercado a economia do país deve permanecer no mesmo lugar. Ou seja, estagnada, pois, o aumento nos preços obrigou o Banco Central a aumentar as taxas básicas. Vale lembrar ainda que, a taxa Selic o que contribuiu com mais uma crise na economia. Ainda nesse contexto, em outros países a ameaça das novas variantes resultaram na alta dos preços. 

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos, familiares e em suas redes sociais. Em seguida, retorne ao nosso blog e aproveite nosso conteúdo sobre o universo das finanças e investimentos. Esperamos por você! Memivi; melhorando a sua vida.