Saiba as vantagens e desvantagens da operação de crédito; Consórcio.

Não existe verdade maior que o empenho do brasileiro para realizar seus sonhos, assim ele não mede esforços para que isso aconteça
Anúncios


Fonte: Google

Porém, não é fácil adquirir um carro, imóvel, motocicleta ou mesmo valor sozinho. Por isso, vários brasileiros optam pela contração do consórcio, mas quais as vantagens e desvantagens da operação de crédito?

Das várias modalidades disponíveis no mercado financeiro para a concessão de crédito no país, o consórcio é, sem sobra de dúvidas, a mais viável e uma das mais acessada pelo brasileiro. 

A escolha é justificada pela forma que se compõem o consórcio, contudo, nem sempre o contratante ou, ainda, os que deixaram de contratar, o fazem por conhecimento, na sua grande maioria os consumidores não avaliam as vantagens de desvantagens da operação de crédito, simplesmente, contratam ou deixam de contratar por desconhecer o produto. 

Dessa forma, nosso blog dedicou um artigo inteiro para te explicar TUDO sobre o consórcio. 

Vamos juntos!

Sobre o consórcio 

Fonte: Google

O consórcio, surgiu no país entre as décadas de 60 e 70, não em uma data precisa do surgimento da operação de crédito. Mas, sua finalidade era para ajudar o consumidor a adquirir o carro zero e como opção diversa ao financiamento. 

Assim, com o passar do tempo, o consórcio ganhou força e remodelou sua oferta de crédito e variação de produtos; sendo inclusas as modalidades para imóveis e poupança a longo prazo, assim, além das instituições bancárias, várias empresas; financeiras e cooperativas de crédito, passaram a adotar a operação de crédito como parte de seus serviços financeiros. 

Como funciona o consórcio?

Para o consumidor que não dispõem de um alto salário ou mesmo renda, o consórcio poderá ser uma opção de crédito interessante; já que sua contribuição é parcelada e cobrada de maneira mensal e fixas. 

Se optar por contratar a operação de credito, deverá entender que estará comprando uma parte – cota, de um grupo com a finalidade de interesse comum: bem (carro, moto, imóvel, entre outros) e ou por poupança a longo prazo (liberação de uma valor não vinculado ao bem).

Esse grupo poderá ser constituído por pessoas físicas ou jurídicas. As parcelas são emitidas em valores determinadas pelo valor final do bem ou montante. Além disso, a liberação da carta de crédito acontecerá por meio de sorteios ou lances.

Por fim, o banco, financeira ou cooperativa de crédito será administradora do consórcio. Ela irá constituir os sorteios, fiscalização sobre os pagamento dos cotistas e prazo inicial e final do contrato. Além disso, ainda que cotista possa se beneficiar da carta de credito, dependendo da ordem do sorteio, ele terá que continuar pagando até o final do prazo contratual. 

Quais são as vantagens ? 

Sua maior vantagem é a isenção de taxa de juros, aquelas aplicadas ao financiamento, além disso, as instituições financeiras cobram apenas taxas de administração das operações de crédito. 

Outra vantagem é a sua autonomia para escolha do plano de pagamento. Você que irá determinar o número de parcela – isso de acordo com o grupo escolhido.

Por fim, o sorteio é o ponto forte dessa operação de crédito. Isso porque existem grandes possibilidades para ser sorteado e conquistar sua carta de crédito já no início do contrato. Além disso, os lanches podem antecipar os sorteios.

Quais são as desvantagens? 

O ponto negativo do consórcio é a inadimplência, o não pagamento das parcelas poderá resultar na perda total do valor já pago, contudo, a inadimplência se aplicará a qualquer tipo de operação de crédito como negativa. 

Ainda, com a inadimplência ou saída de um consorciado do grupo poderá ocasionar o reajuste individual das parcelas, porém, várias administradoras já liberam a inclusão de novos cotistas em consórcios em andamento para não ocasionar essas variações. 

Como posso adquirir um grupo de consórcio?

Como já dissemos no início do artigo várias instituições financeiras. Mas, atente se essas empresas tem os regulamentos em dia, para que assim você evite golpes. 

Por isso, nosso blog indica os consórcios do Banco Santander, consórcio Rivel, banco do Brasil, consócio Volkswagen, consócio Bradesco, Honda e Yamaha, entre outros. 

Assim, a maioria delas liberam a contratação do consórcio por meio online, telefônico ou mesmo pessoal. Dessa forma, antes de efetuar o contato com a empresa separe os seguintes documentos pessoais:

  • RG/CNH,
  • CPF,
  • comprovante de renda e residência – atualizados com no máximo dois meses. 

Feito isso, acesso ao site, telefone ou loja e efetue seu cadastro e escolha uma das opções disponíveis, apresente ou envie sua documentação e aguarde sua inclusão. 

Por fim, após aprovação de sua inclusão em m grupo, os boletos poderão ser enviados a sua residência ou via e-mail ou no site da empresa. 

Gostou do artigo? Compartilha com seus amigos, familiares e em suas redes sociais. Por fim, acesse ao site, telefone ou loja e contrate seu consórcio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *