Vazamento de dados durante as compras em plataformas online!

Mesmo com a LGPD em vigor, o receio no vazamento de dados durante as compras em plataformas online ainda existe!
Anúncios


Vazamento de dados durante
Fonte: Google

Apesar de todos os avanços na área da tecnologia que o setor do comercio teve em meio a pandemia. Sem contar que recentemente a Lei de Geral de Proteção de Dados entrou em vigor, alguns consumidores ainda têm receio de que o vazamento de dados durante as compras on-line possa ocorrer. Sendo assim, segundo uma pesquisa feita pela PSafe – empresa de segurança digital revelou que, aproximadamente 3 em cada cinco consumidores brasileiros ainda não confiam na cibersegurança.

Nesse sentido, segundo a pesquisa da PSafe cerca de 8600 consumidores entrevistados pelo menos 59% desses consumidores acreditam que o vazamento de dados. Poderá ocorrer em meio as compras nas plataformas online. Nesse contexto, cerca de 52% dos consumidores já sofreram com os seus dados furtados. 

Nesse mesmo sentido de vazamento de dados durante as compras online, boa parte dos consumidores tem o receio que em meio as transações on-line. O seu cartão seja clonado ou até ser usado por terceiros sem que você saiba, durante a pesquisa pelo menos 48% dos entrevistados fizeram a mesma alegação. 

Sendo assim, apenas 4,5% dos consumidores ouvidos na entrevista confirmaram que apesar do receio de ter os seus dados envolvidos em algum vazamento de dados durante as compras on-line. Não deixam de realizar as compras on-line. Pois, segundo esses consumidores o furto também pode ocorrer nas compras em lojas físicas. Nesse contexto, os consumidores estão se referindo as fraudes nas maquinetas de cartão.  

Plataformas investem em proteção 

Após alguns ataques cibernéticos no decorrer de 2021, boa parte das plataformas passaram investir em cibersegurança. Sendo assim, algumas dessas plataformas passaram a usar a confirmação em duas etapas. Desse modo, para as plataformas que disponibilizam produtos por aplicativos os clientes precisam confirmar os seus dados para efetuar compra. Assim, tanto a empresa como o cliente estão protegidos de um possível ataque com vazamento de dados! 

Nesse sentido, ainda segundo a pesquisa da PSafe em 2021 aproximadamente 10 milhões de vazamentos tenham ocorrido. Afinal, as notícias de vazamento de dados acabam contribuindo para que os consumidores brasileiros se preocupem. Pois, os dados vazados trazem consigo informações valiosas sobre os consumidores. Por isso, as empresas principalmente do setor varejista que investiram bastante em marketplaces esse ano, estão investindo em cibersegurança com o mesmo empenho. 

Sendo assim, além de todos os cuidados que as plataformas andam tomando para evitar que esse tipo de situação ocorra. Os consumidores, por sua vez devem ficar atentos com relação as suas movimentações bancárias. Principalmente, quando forem utilizar o cartão de crédito como forma de pagamento, por exemplo! 

Proteja-se  

Nesse sentido, os avanços da tecnologia trazem um lado ruim, pois, à medida que novas possibilidades de compras e pagamento surgem. Novas fraudes surgem em seguida, portanto, na hora contratar os serviços de uma empresa você poderá fazer algumas perguntas bem importantes. Como, por exemplo: quais são as políticas de segurança da empresa? Quais são os dados necessários para se tornar cliente e como a empresa armazena esses dados?  

De fato, proteger-se das fraudes é muito importante para evitar uma série de dores de cabeça que podem ocorrer. Vale ressaltar, a importância que as autoridades possuem nas medidas tomadas para evitar que novos vazamentos e megavazamentos ocorram. Desse modo, o principal objetivo das medidas tomadas com esses cuidados é evitar os números astronômicos envolvidos nesses golpes. 

Dentre os cuidados que o consumidor pode tomar está: a autenticação em duas etapas; senhas mais fortes. Se for possível evite informar a sua senha para terceiros, ao visitar plataformas on-line fique atento as promessas de recompensas fáceis. Principalmente, acompanhe as suas transações bancárias de perto! Portanto, com esses pequenos cuidados você pode dificultar a vida dos criminosos, evitando que os seus dados sejam furtados.  

Vazamento de dados durante as compras 

Vazamento de dados durante
Fonte: Google

Além do cuidado que você precisa ter com o vazamento de dados durante as compras nas plataformas online. É preciso, tomar alguns cuidados com as redes sociais, atualmente, cerca de 347 mil stories são postados todos os dias na rede social Instagram. Sendo por dia aproximadamente 147 mil fotos postadas na rede social Facebook e mais de 41 milhões de mensagens trocadas pelo aplicativo de mensagens WhatsApp.  

Tendo em vista, que o ambiente virtual se tornou 100% ativo no nosso dia a dia se proteger dos ataques cibernéticos, se tornou algo necessário. Sendo assim, o Brasil se encontra em uma posição de altos riscos em relação aos países que mais sofrem ataques cibernéticos no mundo. Segundo especialistas, o país está entre os 47 países monitorados que mais sofre com ataques de vazamento de dados. 

Nesse sentido, ainda precisamos evoluir nesse quesito, embora, como eu já mencionei boa parte das empresas do país de vários setores estejam investindo em segurança de rede. Ainda segundo alguns especialistas à medida que a LGPD for usada menos ataques devem ocorrer no país.  

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos, familiares e em suas redes sociais. Em seguida, retorne ao nosso blog e aproveite nosso conteúdo sobre o universo das finanças e investimentos. Esperamos por você! Memivi; melhorando a sua vida.