Preloader Image 1 Preloader Image 2

Verificar os e-mails após o expediente pode causar sobrecarga

Verificar os e-mails após o horário de trabalho, mantem a sensação de alerta 24 horas, o que pode causar estresse, ansiedade e cansaço. Fique por dentro!

Verificar os e-mails
Fonte: Google

Com a chegada da pandemia do novo coronavírus no ano passado, grande parte das empresas no Brasil passaram a adotar o trabalho remoto, para não ter que encerrar em definitivo as suas operações. Sendo assim, segundo um estudo feito por psicólogos revelou que cerca de 70% dos trabalhadores no regime do trabalho remoto, criaram o hábito de verificar os e-mails após o horário de trabalho e também aos fins de semana.

Isto quer dizer que os e-mails permanecem em suas caixas de entrada durante as horas trabalhadas, diariamente da semana. Desse modo, muitos desses profissionais não resistem e acabam abrindo estes e-mails durante os horários de descanso, de madrugada, por exemplo.

De fato, ninguém deseja trabalhar de mais, porém, boa parte desses profissionais revelaram que é difícil evitar, pois, existe uma grande hipótese desse e-mail ter sido enviado pelo chefe do setor ou da empresa. Embora seja difícil, entenda que verificar os e-mails após o expediente não é um hábito saudável.

Logo, se você é um líder, entenda que a sua influência sobre os demais membros que compõe a sua equipe é grande, ou seja, não importa o que você diz, o que importa é o que você faz, sendo assim, um líder também precisa entender que verificar os e-mails após o horário de trabalho, pode causar cansaço, estresse e ansiedade.

Reoriente os seus hábitos

Muitos trabalhadores já retornaram aos seus escritórios e empresas, pelo menos algumas vezes desde o início deste ano. Além disso, muitos desses profissionais relataram uma certa dificuldade em redefinir os hábitos no ambiente de trabalho. Ainda segundo os especialistas, estabelecer limites claros junto aos colegas é importante para a saúde mental, física e também para uma maior produtividade na empresa.

Profissionais felizes e produtivos não trabalham sozinhos, geralmente, eles também traçam limites sobre o horário e em que frequência devem verificar o e-mail do trabalho. Segundo especialistas, trabalhadores que estão acostumados a receber e-mails fora do expediente, costumam ter um aumento no nível de ansiedade.

Este nível alto de estresse e ansiedade tendem a aumentar, justamente porque estes profissionais costumam ficar com a sensação constante de que um e-mail do trabalho está para chegar a qualquer momento, independente do dia ou horário da semana. Segundo Bill Becker, pesquisador da Virgin Tech, apelidou esta sensação de estresse antecipatório, trata-se de um estado de alerta que permanece depois que horário de trabalho termina, mesmo que nenhuma notificação chegue.

Desabilitar as notificações de e-mail e no celular do trabalho é importante!

O ideal para os profissionais que ainda estão em home office, determinar um horário de trabalho para responder estes e-mails, pois, segundo especialistas quando o profissional não estabelece um horário correto para todas as suas atividades, ele tende a perder o foco e acaba se cansando mais, deixando a desejar o seu trabalho.

Por isso, ao terminar o horário de expediente na empresa é ideal que este funcionário desative as notificações do e-mail profissional, o mesmo tem que ser feito no horário do trabalho, com as notificações pessoais. Entenda que vida pessoal e vida profissional não podem se misturar, segundo um estudo feito por especialistas revelou que profissionais considerados com altos níveis de produtividade iniciam o dia cuidando de si mesmas.

E só começam a trabalhar quando realmente for a hora certa, ao contrário desses profissionais, existem os que desejam mostrar tanta produtividade que não descansam um minuto sequer do dia, mas, não se engane, por que ocorre exatamente o oposto, o nível tende a cair. Portanto, priorize a sua saúde e reorganize os seus horários, assim a sua produtividade terá uma melhora significativa.

Especifique os seus horários para não verificar os e-mails após o expediente

Verificar os e-mails
Fonte: Google

Para os funcionários que se sentem sobrecarregados, é fundamental deixar de verificar os e-mails após o horário de trabalho. Pois, muitas vezes, o e-mail chega às sextas-feiras.

Porém isso não quer dizer que você passará o fim de semana trabalhando. Pois, estabelecer uma rotina é necessário para poder respeitar os seus limites.

Outra dica muito importante é, esclarecer as expectativas de outras pessoas, por exemplo, ao invés de presumir que o seu chefe, precisa de algo pronto naquele momento, por que não questionar para quando ele precisa?

Funcionários perfeccionistas, imaginam que para ter destaque, é necessário trabalhar mais do que os outros. Quando, na verdade, isso pode comprometer e muito o seu  trabalho, sendo assim, esteja atento(a) aos pensamentos que podem causar uma sobrecarga desnecessária, pergunte ao invés de supor!

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos, familiares e em suas redes sociais. Em seguida, retorne ao nosso blog e aproveite nosso conteúdo sobre o universo das finanças e investimentos. Esperamos por você! Memivi; melhorando a sua vida.    

Written By

Copywriter / Redatora publicitária Especialista em Economia, Investimentos e finanças. Sua maior paixão é contribuir com o crescimento pessoal e financeiro das pessoas!

Leave a Reply

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *