Com a chegada da pandemia do novo coronavírus no ano passado, grande parte das empresas no Brasil passaram a adotar o trabalho remoto, para não ter que encerrar em definitivo as suas operações. Sendo assim, segundo um estudo feito por psicólogos revelou que cerca de 70% dos trabalhadores no regime do trabalho remoto, criaram o hábito de verificar os e-mails após o horário de trabalho e também aos fins de semana.
Isto quer dizer que os e-mails permanecem em suas caixas de entrada durante as horas trabalhadas, diariamente da semana. Desse modo, muitos desses profissionais não resistem e acabam abrindo estes e-mails durante os horários de descanso, de madrugada, por exemplo.
De fato, ninguém deseja trabalhar de mais, porém, boa parte desses profissionais revelaram que é difícil evitar, pois, existe uma grande hipótese desse e-mail ter sido enviado pelo chefe do setor ou da empresa. Embora seja difícil, entenda que verificar os e-mails após o expediente não é um hábito saudável.
Logo, se você é um líder, entenda que a sua influência sobre os demais membros que compõe a sua equipe é grande, ou seja, não importa o que você diz, o que importa é o que você faz, sendo assim, um líder também precisa entender que verificar os e-mails após o horário de trabalho, pode causar cansaço, estresse e ansiedade.
Reoriente os seus hábitos
Muitos trabalhadores já retornaram aos seus escritórios e empresas, pelo menos algumas vezes desde o início deste ano. Além disso, muitos desses profissionais relataram uma certa dificuldade em redefinir os hábitos no ambiente de trabalho. Ainda segundo os especialistas, estabelecer limites claros junto aos colegas é importante para a saúde mental, física e também para uma maior produtividade na empresa.
Profissionais felizes e produtivos não trabalham sozinhos, geralmente, eles também traçam limites sobre o horário e em que frequência devem verificar o e-mail do trabalho. Segundo especialistas, trabalhadores que estão acostumados a receber e-mails fora do expediente, costumam ter um aumento no nível de ansiedade.
Este nível alto de estresse e ansiedade tendem a aumentar, justamente porque estes profissionais costumam ficar com a sensação constante de que um e-mail do trabalho está para chegar a qualquer momento, independente do dia ou horário da semana. Segundo Bill Becker, pesquisador da Virgin Tech, apelidou esta sensação de estresse antecipatório, trata-se de um estado de alerta que permanece depois que horário de trabalho termina, mesmo que nenhuma notificação chegue.
Desabilitar as notificações de e-mail e no celular do trabalho é importante!
O ideal para os profissionais que ainda estão em home office, determinar um horário de trabalho para responder estes e-mails, pois, segundo especialistas quando o profissional não estabelece um horário correto para todas as suas atividades, ele tende a perder o foco e acaba se cansando mais, deixando a desejar o seu trabalho.
Por isso, ao terminar o horário de expediente na empresa é ideal que este funcionário desative as notificações do e-mail profissional, o mesmo tem que ser feito no horário do trabalho, com as notificações pessoais. Entenda que vida pessoal e vida profissional não podem se misturar, segundo um estudo feito por especialistas revelou que profissionais considerados com altos níveis de produtividade iniciam o dia cuidando de si mesmas.
E só começam a trabalhar quando realmente for a hora certa, ao contrário desses profissionais, existem os que desejam mostrar tanta produtividade que não descansam um minuto sequer do dia, mas, não se engane, por que ocorre exatamente o oposto, o nível tende a cair. Portanto, priorize a sua saúde e reorganize os seus horários, assim a sua produtividade terá uma melhora significativa.
Especifique os seus horários para não verificar os e-mails após o expediente
Para os funcionários que se sentem sobrecarregados, é fundamental deixar de verificar os e-mails após o horário de trabalho. Pois, muitas vezes, o e-mail chega às sextas-feiras.
Porém isso não quer dizer que você passará o fim de semana trabalhando. Pois, estabelecer uma rotina é necessário para poder respeitar os seus limites.
Outra dica muito importante é, esclarecer as expectativas de outras pessoas, por exemplo, ao invés de presumir que o seu chefe, precisa de algo pronto naquele momento, por que não questionar para quando ele precisa?
Funcionários perfeccionistas, imaginam que para ter destaque, é necessário trabalhar mais do que os outros. Quando, na verdade, isso pode comprometer e muito o seu trabalho, sendo assim, esteja atento(a) aos pensamentos que podem causar uma sobrecarga desnecessária, pergunte ao invés de supor!
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