10%15%20%25%30%35%40%45%50%55%60%65%70%75%80%85%90%95%100%

Como alcançar uma vida financeira saudável? 

Sempre a tempo para um recomeço, são os pequenos passos que nos levam aonde tanto queremos chegar. Continue aqui e saiba mais!

vida financeira saudável
Fonte: Google

Quando falamos em vida financeira saudável pode parecer utopia, um conto de fadas, principalmente para as pessoas que recebem um salário mínimo que mal dá para pagar as dívidas do mês. Esse é seu caso? Assim, na verdade, o dinheiro não precisa ser um problema, pelo contrário! É a forma como você enxerga e o usa seu dinheiro que faz toda a diferença no final do mês. Além disso, precisamos tirar essa ideia da cabeça que precisamos ganhar muito bem para manter as contas em dia. 

Olha só, existem pessoas milionárias que estão endividadas, da mesma forma existem pessoas que ganham apenas um salário mínimo e nunca tiveram seu nome sujo na vida. Porém, os efeitos da pandemia mundial do Covid-19 deixaram muitos brasileiros desempregados. Além disso, o custo de vida está mais alto devido à inflação, e isso acaba comprometendo ainda mais a renda de quem recebe menos. 

Portanto, uma chefe de família que sustenta a casa sozinha e ganha um salário mínimo, possivelmente, não vai conseguir pagar todas as contas do mês.

Contudo, isso não significa necessariamente que ela tem culpa. Logo, não podemos ser tão ingênuos ao ponto de achar que só com a força de vontade vamos resolver tudo. Porém, não podemos deixar que as pessoas sejam desencorajadas e fiquem paradas por conta das dificuldades. 

Assim sendo, é preciso tomar consciência de que é possível fazer para mudar a situação financeira de cada pessoa de acordo com a realidade de cada um. Nesse sentido, incentivá-las a tomarem as rédeas de sua vida financeira é o primeiro passo. Então, o que você me diz, vamos começar a mudar sua vida financeira agora? Se sua resposta é sim! Preparamos esse conteúdo para você, que está disposto(a) a mudar sua realidade financeira, portanto, me acompanhe até o final e descubra como superar as dificuldades, mesmo ganhando pouco.

Vamos lá! 

Comece colocando ordem na casa 

Entender um conceito de uma vida financeira saudável não é tão difícil, e não se resume apenas a ter muito dinheiro para isso, é o contrário do que muitos pensam. Assim sendo, podemos comparar de maneira simples, uma pessoa saudável é aquela que não tem doenças, certo? Logo, essa pessoa não tem complicações que possam levar à morte. Então, pegando essa lógica, podemos aplicar as finanças, assim, concluirmos que uma vida financeira saudável é aquela sem problema com as contas.  

Sendo assim, comece organizando seus ganhos e contas mensais, você pode usar uma planilha ou aplicativo para facilitar seu trabalho. Logo, ter um controle de gastos mensais é fundamental para você entender por onde entra e por onde sai seu dinheiro, e dessa forma evitar desperdício. Agora que já deu o primeiro passo e está com o controle de tudo que entra e sai nas suas mãos, reserve uma parte mensal do seu dinheiro, pode começar com 10% de início.  

Sabemos que nem sempre é possível guardar dinheiro, mas, sempre quando puder, reserve ao menos o mínimo de 10% de sua renda. Contudo, se você conseguir mais, é claro que tudo vai depender de sua situação atual.

Portanto, o percentual não tem tanta importância, porém, a recorrência faz toda a diferença. Outra coisa, que sobrar dinheiro na sua conta, resista ao impulso de gastá-lo. Assim, de preferência transfira ou deposite em uma conta poupança. 

Disciplina e organização

Outro ponto a se analisar é o cartão de crédito, evite parcelas desnecessárias. Sabemos que o cartão de crédito pode ser seu melhor aliado, assim como se mudar de posição ele pode se tornar seu pior inimigo. Portanto, tenha cuidado com as dívidas feitas por impulso, é importante evitar longas parcelas e nunca ficar enrolado com a fatura, essa é uma das situações que não vão permitir você alcançar uma vida financeira saudável.  

Aprenda a investir, a poupança é a forma mais conhecida de aplicar seu dinheiro, mas existem outras opções. Sendo assim, entre as possibilidades estão ações de baixo, médio e longo risco. Assim, quanto maior for o risco maior também será a rentabilidade.

Porém, é preciso ressaltar que a rentabilidade passada não garante a rentabilidade futura. Outra solução para deixar a vida financeira saudável é castrar o débito automático das contas de água, luz e telefone. Contudo, dessa forma você evita o pagamento em atraso dessas contas. 

E por fim, caso você tenha alguma dívida pendente, não deixe de fazer negócios com a instituição para quitar essa dívida. Então, agora é mudar de hábito, porque de nada adianta fazer planos para deixar a saúde financeira melhor se não mudar. Repense e avalie a forma como você gasta e utiliza seu dinheiro. Então, lembre-se, só é possível melhorar sua vida financeira se você realmente se dedicar e mostrar interesses pelo seu dinheiro.  

Conclusão

vida financeira saudável
Fonte: Google

Viu o quanto não é difícil alcançar uma vida financeira saudável? Então, o que você está esperando. Comece agora mesmo e coloque tudo que você aprendeu em prática e mude sua vida de uma vez por todas.  

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos, familiares e em suas redes sociais. Em seguida, retorne ao nosso blog e aproveite nosso conteúdo sobre o universo das finanças e investimentos. Esperamos por você! Memivi; melhorando a sua vida.