10%15%20%25%30%35%40%45%50%55%60%65%70%75%80%85%90%95%100%

A vida perfeita nas redes sociais pode influenciar na saúde mental. 

A vida perfeita nas redes sociais pode afetar a saúde mental, alertam especialistas. Entenda!

vida perfeita nas redes sociais
Fonte: Google

O dia a dia nas redes sociais parece perfeito, porém, na vida real essa perfeição digital pode não existir, você já parou para refletir sobre isso? Bem, algumas pessoas são induzidas a pensar que a vida perfeita do comercial de margarina pode sim ser uma realidade. Desse modo, essas pessoas passam a comparar as suas vidas com a vida perfeita nas redes sociais!  

Primeiramente, você deve entender que os personagens criados nas redes sociais são antes de mais nada; apenas personagens. Ou seja, essa ilusão de vida perfeita cabe apenas nos posts que caçam likes. Recentemente uma pesquisa realizada por cientistas revelou que, os índices de depressão e ansiedade estão altos. Pois, algumas pessoas confundem a realidade com a fantasia; assim com as suas vidas imperfeitas. Principalmente os jovens que acabam ficando desmotivados com relação as suas vidas. 

Se este é o seu caso, saiba que a vida perfeita nas redes sociais de fato não existe, pois, aquele seu influenciador com a vida perfeita possui os seus dias ruins. Nesse contexto, até aquele empresário que coleciona as marcas mais caras, super modelos todas essas pessoas tem problemas. A grande diferença, é saber como reagir nesses momentos em que tudo parece dar errado! 

Vale ressaltar que, a vida perfeita nas redes sociais deveria servir para inspiração, ou seja, ao invés de ficar desmotivado. Você pode usar essa falsa realidade para investir nos seus objetivos, aposto que você já pensou que acumulando R$ 10 milhões. Todos os seus problemas estarão resolvidos, não é mesmo? Bem, não é bem assim! Existem pessoas que mesmo com essa quantia acumulada não possui a vida perfeita! 

A vida pode ser maravilhosa, mas os problemas sempre estarão lá  

Primeiramente, é preciso entender que criar expectativas sempre resultará em frustações. Entenda que, a família perfeita; o trabalho perfeito a vida perfeita não existe; o que você vê nas redes sociais na grande maioria das vezes é falso. Portanto, se você alinhar as suas expectativas concluirá que a vida pode ser maravilhosa apesar dos momentos ruins! 

Aprender a ressignificar as experiências do dia a dia pode ser um bom começo, afinal, a felicidade pode ser criada. Ou seja, é possível alinhar as alegrias da vida com os problemas quando criamos expectativas corretas. Não se iluda com fotos cheias de photoshop, no mundo real a vida pode ser mais completa! 

Vale lembrar que, podemos ter uma ideia de como essa vida de rede social é ilusão ao assistirmos filmes. Onde entendemos que até mesmo, o mais poderoso dos executivos, tem os seus dias onde tudo pode dar errado. Seria uma contradição? Não, é apenas a vida acontecendo existem, dias em que o cenário parece perfeito para um passeio no parque. De repente esse cenário pode mudar, com a chegada de um temporal! Viu como tudo pode mudar de uma hora para outra?  

Positividade tóxica  

Para profissionais de psicologia, a necessidade de ser aceito muitas vezes pode obrigar as pessoas a passarem por situações que não aprovam apenas para serem aceitos. As emoções acabam sinalizando o que está acontecendo no nosso corpo no meio em que vivemos. Com a chegada da pandemia, as redes sociais se tornaram um dos principais meios de comunicação. Ocasionando algumas atitudes falsamente positivas, ou seja, a positividade tóxica passou a ser prejudicial à saúde mental! 

De maneira objetiva e prática, antes de sair comparando a sua vida com a vida do seu influenciador favorito lembre-se que a foto ou o vídeo pode ser editado. Na vida real, não podemos editar o nosso comportamento, o hábito de idealizar a vida que outra pessoa posta nas redes sociais pode evoluir para doenças psicológicas. 

Portanto, é necessário reconhecer e aceitar as situações do dia a dia com naturalidade, mas isso, não quer dizer que você não terá dias perfeitos. Existem dias que são improdutivos, porém, esse será apenas mais um dia na sua vida. Você poderá fazer melhor amanhã, ainda segundo muitos psicólogos devemos nos permitir sentir emoções até as negativas! 

Vida perfeita das redes sociais  

como-recuperar-rede-social-hackeada
Fonte: Meta inc.

Devido a quantidade de pessoas decepcionadas com as suas vidas, diante da vida perfeita das redes sociais. Os especialistas chamam atenção para a diferença entre viver a alienação, ou seja, acreditar que o comercial de margarina é verdade. Com encarar a realidade, isso quer dizer que, você pode acompanhar a vida de alguém nas redes sociais e seguir com a sua vida.  

Ainda segundo alguns psicólogos, ser honesto sempre será a melhor saída; assumir o controle das suas emoções é um passo importante para não se deixar afetar pela positividade tóxica. Atualmente, cerca de 6,6 milhões de brasileiros procuram por tratamentos psicológicos para tratar ansiedade e depressão. Sintomas comuns após a chegada da pandemia no país! 

Por fim, os profissionais afirmam que é necessário ter consciência de que existem dias bons e dias ruins. Além disso, focar na sua reconstrução emocional é um passo importante para reconstruir a confiança perdida.  

Gostou desse artigo? Compartilhe com os seus familiares e amigos, depois volte para conferir mais curiosidades relacionadas ao mundo da tecnologia e das finanças! Memivi.