Preloader Image 1 Preloader Image 2

Você consegue ficar uma semana sem WhatsApp? Veja a experiencia de Nathália Larghi!

A jornalista Nathália Larghi ficou ao menos sete dias sem a ferramenta mais utilizada para trocar mensagens. Confira todos os detalhes ao longo desse artigo.

voce-consegue-ficar-uma-semana-sem-whatsapp
Fonte: Google

Ao tirar suas férias no início do mês de maio, a jornalista Nathália Larghi, testou fazer um ‘detox’ do aplicativo nas suas férias e contou o resultado. Ela disse que se sentiu mais concentrada, menos ansiosa e mais conectada com as pessoas ao seu redor. Ela também percebeu que o WhatsApp era o terceiro aplicativo mais usado no seu celular, com uma média de quase cinco horas semanais. 

Outro é o do escritor Ramón Peco, que deixou de usar o WhatsApp por um mês e compartilhou o que aprendeu com seus leitores. Ele afirmou que ao apagar o aplicativo, seus amigos continuaram enviando mensagens, mas ele não se sentiu pressionado a responder. Ele também disse que voltou a usar o WhatsApp com mais moderação e cuidado, evitando maus hábitos como enviar áudios longos ou participar de grupos desnecessários. 

Se você quiser desativar o WhatsApp temporariamente, há algumas formas de fazer isso. Uma delas é forçar a interrupção do aplicativo nas configurações do seu celular3. Isso vai impedir que ele receba novas mensagens até que você a abra novamente. Outra é desinstalar o aplicativo ou trocar de chip de celular, mas isso pode ser mais radical e inconveniente. 

Segundo alguns especialistas ficar sem o aplicativo pode trazer vantagens como, prevenir a ansiedade, a depressão e outros problemas. Esse é um dos benefícios de sair das redes sociais, segundo estudos de especialistas. Desconectar-se por um tempo pode ser uma boa maneira de prevenir problemas psicológicos, como ansiedade e depressão. 

Mais vantagens em ficar um tempo sem o WhatsApp 

Ter uma vida menos exposta e livre de julgamentos. Ao sair do WhatsApp, você evita compartilhar detalhes da sua vida pessoal ou profissional que podem gerar comentários negativos ou invejosos de outras pessoas. Você também se livra da pressão de ter que mostrar uma imagem perfeita de si nas redes sociais. Aproveitar melhor as experiências reais.

Sem o WhatsApp, você pode se concentrar mais no que está acontecendo ao seu redor, sem se distrair com mensagens ou notificações. Você pode curtir mais a sua comida, o seu passeio, o seu filme ou a sua companhia, sem ter que registrar tudo em fotos ou vídeos. Ter relações mais autênticas e profundas. Ao invés de se comunicar apenas por mensagens superficiais ou áudios longos, você pode optar por ligar ou encontrar pessoalmente as pessoas importantes para você.

Isso pode fortalecer os seus laços afetivos e melhorar a qualidade das suas conversas. Não se compare com outras pessoas. Ao sair do WhatsApp, você evita ver as fotos e os status das outras pessoas que podem te fazer sentir inferior ou insatisfeito com a sua própria vida. Você também evita se sentir excluído ou rejeitado por não participar de grupos ou conversas que não te interessam. 

Dependência da tecnologia  

voce-consegue-ficar-uma-semana-sem-whatsapp
Fonte: Google

Sim, atualmente, as pessoas estão mais dependentes de aplicativos como o WhatsApp, que se tornaram uma forma de comunicação essencial para muitos. Segundo alguns especialistas, a dependência de WhatsApp pode ter sintomas como: perda de controle sobre o uso do aplicativo. Isso significa não conseguir limitar o tempo ou a frequência de acesso ao WhatsApp, mesmo que isso prejudique outras atividades ou responsabilidades. Também pode envolver um desejo intenso de usar o aplicativo, ligado a expectativas muito elevadas sobre sua capacidade de aliviar o mal-estar. 

Isolamento social. Isso significa se afastar das relações reais e preferir se comunicar apenas por mensagens virtuais. O uso excessivo desse aplicativo, pode levar a um empobrecimento das habilidades sociais e a uma perda de contato com a realidade. Negligência de aspectos importantes da vida. Isso significa deixar de lado interesses, passatempo, estudos, trabalho ou saúde devido ao uso excessivo do WhatsApp. Pode causar problemas de desempenho, concentração, memória ou sono. 

Por que Nathália Larghi fez detox de WhatsApp? 

A jornalista Nathália Larghi fez esse detox de WhatsApp porque estava se sentindo muito ansiosa e desconcentrada pelo uso excessivo do aplicativo. Ela disse que o WhatsApp era o terceiro aplicativo mais usado no seu celular, com uma média de quase cinco horas semanais. Ela também disse que as mensagens do aplicativo a atrapalhavam nas suas tarefas de trabalho ou estudo, ou até mesmo nas suas pausas de lazer. 

Ela contou que nas suas férias resolveu desinstalar o WhatsApp do seu celular e só adicionar alguns familiares e amigos para falar em outro aplicativo. Ela relatou que se sentiu mais concentrada, menos ansiosa e mais conectada com as pessoas ao seu redor.  

Nathália ainda revelou que percebeu que muitas das demandas que recebia pelo WhatsApp não eram urgentes e podiam ser resolvidas depois. Então, a jornalista concluiu que o detox de WhatsApp foi uma experiência positiva e que pretende repetir sempre que possível. Ela também revelou que aprendeu a usar o aplicativo com mais moderação e consciência, sem se deixar levar pela sensação de urgência ou pela curiosidade. 

Gostou desse conteúdo? Visite o nosso blog e confira novidades e curiosidades sobre o universo das finanças. Memivi. 

Amanda Gonçalves | Graduanda em História pela UFRJ | Redatora e Copywriter com foco em conteúdo estratégico para o setor financeiro, unindo clareza, criatividade e persuasão