
A Web3 é a nova era no mundo dos negócios e cada vez mais empreendedores estão investindo nesse universo. De acordo com dados do Gartner, uma das principais empresas mundiais especializadas em pesquisa e consultoria em tecnologia da informação, apontam que a economia baseada em blockchain deve movimentar mais de R$14 trilhões até 2030.
De acordo com especialistas, existem alguns princípios básicos para conseguir empreender de forma efetiva na Web3. Essas comunidades se organizam em torno de um propósito e podem, até mesmo, se organizar em torno de um produto, além disso, é importante ter ética e profissionalismo no trabalho.
Trata-se de uma rede totalmente transparente e descentralizada, com base na inteligência artificial e tecnologia blockchain, nessa nova era no mundo dos negócios. A ideia é criar uma nova iteração da World Wide Web baseada na tecnologia blockchain, que incorpora conceitos como descentralização e economia baseada em tokens.
A descentralização implica uma divisão ou uma repartição da autoridade. No terreno da política, a descentralização consiste na transferência de poder do governo central para várias autoridades que não se encontram subordinadas ao nível hierárquico. Isso significa que, em sua área de ingerência, essas autoridades podem tomar decisões autônomas. Saiba mais sobre a nova era no mundo dos negócios, aqui!
Vantagens da Web3
A Web3 é a próxima geração da internet, focada na descentralização e controle do usuário. Os principais benefícios da Web3 incluem maior privacidade de dados, transparência e inovação. Além disso, a Web3 apresenta desafios como complexidade, escalabilidade e regulamentação.
Ainda segundo os especialistas desse setor, a economia da Web3 é totalmente dedicada aos avatares e uma grande virada de chave para os produtores de conteúdo e artistas, que poderão também se beneficiar das plataformas de Web3 para monetizar de maneira mais justa. A descentralização pode trazer muitas vantagens para as empresas e organizações em geral.
Algumas das vantagens atribuídas à descentralização são: simplifica a tomada de decisões e incentiva a contribuição de membros envolvidos com o assunto; reduz custos em relação à coordenação graças à independência adquirida pelas diferentes áreas. Além de permitir que os tomadores de decisão tenham um melhor controle sobre as operações; aumenta a eficiência e a produtividade; e promove uma cultura de inovação e criatividade.
Como implementar a descentralização em empresas?

A descentralização pode ser implementada em uma empresa de várias maneiras. Algumas das maneiras mais comuns incluem: começar com um planejamento adequado; avaliar o nível de confiança dos colaboradores em cargos de liderança; entender a capacidade dos profissionais de lidar com novas responsabilidades; implementar um projeto de educação corporativa e utilizar métricas de acompanhamento.
Existem basicamente três formas de descentralização administrativa: a mediante outorga descentralização por serviços ou delegação legal, a pôr delegação descentralização por colaboração ou delegação negocial ou a territorial geográfica, embora esta última represente uma possibilidade muito remota de acontecer.
A gestão descentralizada reduz a hierarquização e a difusão de informações a respeito das atividades realizadas pelos colaboradores. Isso faz com que haja uma maior dificuldade de controle. A partir do momento em que os colaboradores recebem mais autonomia para tomar decisões pode passar a existir certa incoerência. Além disso, pode haver ruídos na comunicação, potencial desperdício, desencontros e dificuldade de responsabilização.
Nova era no mundo dos negócios
A Web3 promete descentralizar a rede e limitar a influência das grandes empresas de tecnologia, permitindo que as pessoas possam escolher em qual centro de dados suas informações serão armazenadas, esta será a nova era no mundo dos negócios. O objetivo dos desenvolvedores da Web3 é retomar o protocolo aberto e descentralizado da internet.
A Web3 também pode trazer mudanças significativas na forma como os negócios são realizados, mas a adoção em massa da tecnologia ainda é um desafio a ser superado. A Web3 permite que as empresas criem seus próprios ecossistemas descentralizados e se conectem diretamente com seus clientes sem a necessidade de intermediários. Ela também oferece a oportunidade de criar novas fontes de receita, como a venda de ativos digitais exclusivos ou a oferta de serviços adicionais baseados em blockchain.
As tecnologias da Web3 permitem que as empresas ofereçam serviços mais transparentes e confiáveis. E isso pode, consequentemente, aumentar a fidelização dos clientes e até mesmo aumentar os lucros. A Web3 permite que as empresas criem seus próprios ecossistemas descentralizados e se conectem diretamente com seus clientes sem a necessidade de intermediários.
Ela também oferece a oportunidade de criar novas fontes de receita, como a venda de ativos digitais exclusivos ou a oferta de serviços adicionais baseados em blockchain. Para vender mais, todo empreendedor precisa buscar por diferenciação. Seja por um produto único, seja por outra característica, a Web3 pode ser útil nesse sentido, facilitando a coleta, interpretação de dados e obtenção de novas percepções e ideias.