A importância do VPL para os seus investimentos!

Entenda a importância do VPL e as suas principais vantagens no universo das finanças. Fique por dentro!
Anúncios


A importância do VPL
Fonte: Google

O valor presente líquido, é um dos mais conhecidos e importantes métodos do setor de investimentos, vale ressaltar a importância do VPL para investidores que possuem estimativas do lucro sobre o investimento. Contudo, alguns acionistas não consideram o Valor Líquido Presente como uma ferramenta fundamentalista, apesar dessas opiniões, não podemos negar a importância do VPL no mercado financeiro.

O valor Líquido presente, pode ser entendido como a diferença entre o valor presente das entradas e saídas, ou seja, o VPL, que está muito além de uma simples comparação de aplicações e do retorno esperado, pois ele também considera a valorização dos recursos por um longo período, permitindo o cálculo do ganho real em uma aplicação.

A importância do VPL para as aplicações, está em utilizar o método de cálculo para fazer uma somatória de todos os valores presentes com o objetivo de ajustar o risco de uma aplicação e desse modo, contabilizar o valor e o tempo necessário para descontar os fluxos de caixas. Além de mostrar se aquele investimento irá trazer a rentabilidade prevista, através da equação é possível considerar o efeito dos juros compostos por um tempo prolongado. O resultado possui informações importantes que são usados tanto para investidores como para empresas.

Para fazer o cálculo do VPL, usamos o valor do investimento inicial, a estimativa de entrada de caixa para cada período, mais o período de análise, a taxa de descontos e por fim sabemos se o investimento trará lucro ou não. A importância do VPL, representa uma somatória para que o investidor saiba se aquele investimento poderá trazer rendimentos futuros ou não!

Quando usar o Valor Presente Liquido?

Estamos falando de um método que é utilizado na maioria das vezes por contadores e acionistas profissionais, que estão sempre elaborando planejamentos para novas aplicações. Contudo, se você deseja fazer o seu dinheiro trabalhar por conta própria, deverá considerar o custo desta modalidade de investimento.

Geralmente, o Valor Presente Líquido é utilizado em análises de valorização de empresas ou no retorno de projetos, devido a sua popularidade entre os contadores a utilização do VPL é um estudo de viabilidade econômica.

Uma das vantagens do VPL é poder contar com a constante variação do dinheiro por um longo tempo e a taxa mínima de atividade. Sendo assim, se você está investindo no tesouro direto, fundos imobiliários ou em um CDB, deve considerar a importância do VPL nesses investimentos.

Como utilizar o VPL?

O Valor Presente Líquido, é o resultado de uma fórmula matemática-financeira, mas não se preocupe é mais simples do que você imagina! Existem algumas formas de calcular o VPL utilizando uma calculadora financeira ou a folha de cálculo, mais conhecida como Excel, A composição da sua fórmula é bem simples.

Valor Presente Líquido-VPL, é a soma do valor presente de todos os fluxos de caixa que estavam previstos no negócio, portanto, o que indica se a aplicação é viável ou não; seguido do FC0, representado pelo fluxo de caixa no período zero ou investimento inicial.

A importância do VPL
Fonte: Google

Por fim, o FCn: valor que representa o fluxo de caixa em um determinado período N, normalmente representado por variações de tempo, meses ou anos; seguido da Taxa Mínima de Atratividade- TMA, sendo a taxa de desconto usada para representar o valor mínimo que um investimento deve ter. 

A importância do VPL!

A importância do VPL, está relacionada a investimentos específicos no mercado de ações. Como este cálculo está ligado ao valor de uma empresa, você poderá usar a fórmula em uma análise fundamentalista. Ou seja, podemos entender quanto vale um negócio em relação à sua projeção futura.

À vista disso, é mais fácil definir se aplicação em uma determinada ação fará sentido ou não. Também, é uma maneira de avaliar se o valor da ação opera abaixo do que deveria ou se está com o preço mais alto. Sendo assim, é preciso esperar o momento oportuno para investir considerando as suas finalidades para ação. Usando o VPL, conseguimos saber se é mais vantajoso investir em títulos públicos, que não oferece tantos riscos ou não.

Podemos usar a fórmula para balancear os riscos na hora de diversificar a sua carteira de investimentos, pois, como vimos neste artigo calcular o valor presente permite conhecer o preço no período correto e a influência dos principais fatores que envolvem o investimento. O VPL, é muito utilizado por acionistas mais experientes e empresas justamente por funcionar como indicador de investimentos com mais rentabilidade, em conjunto com os demais elementos fundamentalistas.

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos, familiares e em suas redes sociais. Em seguida, retorne ao nosso blog e aproveite nosso conteúdo sobre o universo das finanças e investimentos. Esperamos por você! Memivi; melhorando a sua vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *