Ações do McDonalds, saiba como investir

Já pensou em ser um investidor de uma das maiores redes de fast food do mundo? Continue aqui e saiba mais.

Ações do McDonalds
Fonte: McDonalds

As ações do McDonalds podem fazer parte da sua carteira de investimentos. A empresa teve início em 1937, quando Richard e Maurice McDonald decidiram abrir uma barraca de cachorro-quente que recebeu o nome de Arcádia, na Califórnia. Após três anos, eles transformaram seu pequeno empreendimento em um restaurante com o nome de McDonald. 

Com o passar do tempo, os irmãos McDonalds viram que sua maior fonte lucrativa era os hambúrgueres, disponíveis no cardápio. Ao perceber isso, Richard e Maurice resolveram fechar o restaurante por um tempo e criaram um cardápio de sanduíches com diferentes sabores e montagens. Com isso, agilizaram o preparo e sem notar criaram um conceito de fast food. Além dos hambúrgueres, adicionados ao novo cardápio, batatas fritas e milk shake, em 1948 o empreendimento foi reaberto, em 1948, se tornando um sucesso. 

Com a descoberta e inovação do cardápio, em 1953 os irmãos McDonald resolveram criar as primeiras franquias no estado do Arizona. Um ano depois, o empreendedor de máquina de milk shake Ray Kroc viu na marca um grande potencial. Então ele comprou uma participação do empreendimento começando um longo trabalho para expandir a rede. 

Nos anos de 1960, Kroc viu que era necessário transformar o local em ambiente familiar para poder se firmar no mercado. Com isso, transformou o ambiente em um lugar mais acolhedor e instituiu uma mascote para simbolizar a rede, o Ronald McDonald.

Anos depois, foram abertas várias lojas em todo mundo. Contudo, em 1961, os irmãos McDonald acordaram e venderam à Kroc os direitos do negócio, e por causa de um acordo mal realizado, perderam o direito de usar o nome da marca. A rede de fast food aumentou, motivando outros negócios como o também fast food Burger King. 

Leia mais nos próximos tópicos.

Ações do McDonalds por meio de BDR 

É possível adquirir ações do McDonalds por meio de BDR, assim são conhecidos os Brazilian Depositary Receipts, os certificados que correspondem às ações enviadas por empresas de outros países, porém, são vendidas aqui, por meio do pregão da B3. São como valores mobiliários com base em papéis de empresas estrangeiras e, com início em setembro de 2020, também passaram a ser realizadas pelas companhias brasileiras. 

Quem investe em um BDR, no caso, não adquire diretamente as ações da companhia em outro país. Pelo contrário, adquire títulos simbólicos desses papéis. Esses títulos existem realmente lá fora, e necessitam ficar depositados e bloqueados em um banco comercial que trabalhe como custodiante, no caso, que realiza a guarda deles. No caso do funcionamento de todo o sistema, esse também é assegurado por um banco comercial, chamado de depositário, que é o responsável por enviar os BDRs no Brasil. 

Portanto, para que seja efetuado a negociação de um BDR na B3, primeiro é necessário que o banco depositário adquira as ações da companhia no exterior. Esses papéis precisam ser mantidos depositados em uma conta em um banco comercial custodiante.

A mesma instituição depositária deve registrar um programa de partilha de BDRs junto à Comissão de Valores Mobiliários. Assim, poderá realizar os recibos localmente, sempre com atenção para que não haja uma ruptura entre os números de ações que existem no exterior e os BDRs comercializados por aqui. Em 2020, havia aproximadamente 550 BDRs disponíveis para comercialização na B3, companhias emissoras são Amazon (AMZO34), Apple (AAPL34), Netflix (NFLX34), entre outras. 

Saiba o que é MCDC34 

Que é possível ter acesso às ações de companhias estrangeiras por meio de BDRs e disponíveis na bolsa, você já sabe. Da mesma forma que qualquer ativo comercializado na B3, os títulos têm um código chamado de ticker. Dessa maneira, MCDC34 é o código que corresponde ao certificado das ações do McDonalds. 

O McDonalds abriu seus títulos em 1980 na New York Stock Exchange, a bolsa de valores de Nova York, com o código MCD. Contudo, foi só em 2010 que os seus ativos passaram a ser disponibilizados na B3 através do BDR MCDC34. 

Só a partir de outubro de 2020, os BDRs eram restritos apenas para investidores que tinham mais de R$ 1 milhão investido ou profissionais em pesquisa de qualificação técnica e autorizados pela Comissão de Valores Mobiliários. Porém, as normas tiveram modificações e, desde outubro de 2020, os BDRs passaram a estar disponíveis de forma mais extensa. Isso quer dizer que qualquer brasileiro pode ser um investidor estrangeiro por meio desses títulos, investindo em ações certificadas. 

Conclusão 

Ações do McDonalds
Fonte: Google

Para investir em ações do McDonalds através do BDR MCDC34 é muito simples. É só acessar a plataforma do banco que você realiza seus investimentos, e através dela, você acessa o home broker e realiza sua busca pelo código correspondente, no caso o MCDC34. Depois, basta escolher quantos lotes você deseja comprar e enviar uma ordem de compra. Após o pagamento, o BDR faz parte da sua carteira de investimento. Contudo, não se esqueça de avaliar antes de realizar a compra se o investimento vale a pena ou não. 

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos, familiares e em suas redes sociais. Em seguida, retorne ao nosso blog e aproveite nosso conteúdo sobre o universo das finanças e investimentos. Esperamos por você! Memivi; melhorando a sua vida.