Aprenda a calcular a margem de lucro do seu negócio. 

Calcular a margem de lucro da sua empresa é muito importante, pois contribui para tomada de decisões assertivas e estratégicas. Confira!

Aprenda a calcular a margem de lucro
Fonte: Google

Primeiramente, você deve entender que saber calcular a margem de lucro é relevante para todos os tipos de negócio. Portanto, se você possui um planejamento para expandir a sua empresa entender o que é e saber calcular a margem de lucro é fundamental para o crescimento da sua empresa. 

Isso quer dizer que, a margem de lucro deverá definir qual será o plano de ação ideal para seguir. Principalmente, se você tem o desejo de se tornar um empresário de sucesso, além de isso, o cálculo de margem de lucro pode ajudar a definir a melhor estratégia no mercado em que a sua empresa atua.   

Nesse sentido, saber calcular a margem de lucro do seu negócio pode te ajudar entender melhor quanto a empresa ganha no período com os serviços e produto que oferta. Assim, para que haja lucro a receita da empresa deve ser maior do que os seus gastos com produção e prestação de serviços, por exemplo! 

Além disso, saber calcular a margem de lucro do seu negócio é fundamental para que você possa administrar a sua empresa de uma maneira melhor. Afinal, a margem de lucro é a entrada de lucro que permitirá que a sua empresa aumente a produção. Assim, será possível fechar parcerias e expandir o seu negócio. 

Lucro e margem de lucro são iguais? 

São coisas totalmente diferentes, o lucro representa o valor do faturamento que fica com o seu negócio após o pagamento dos gastos mensais obrigatórios. Logo a margem de lucro é o percentual de quanto a sua empresa lucrou nas vendas do produto ou serviço. Simples, não é? Por isso saber calcular a margem de lucro é tão importante, por exemplo, na hora de elaborar o valor do seu produto ou serviço.  

Será necessário levar em consideração os gastos envolvidos. Na produção, mão de obra além da projeção do quanto se espera lucrar com a venda. Vale ressaltar ainda que, nem sempre a margem de lucro será definida apenas na projeção de ganhos. Isso quer dizer, que o mercado poderá influenciar no preço médio sobre os serviços ou produtos do seu negócio. 

Nesse contexto, já a margem bruta considera o lucro obtido pela companhia quando os gastos com a produção são descontados. Ao contrário da margem bruta, a líquida serve para indicar com precisão a quantidade que a sua empresa faturou após os descontos com todos os gastos. Ou seja, os gastos de produção com aluguel, impostos entre outros gastos necessários! 

Principais diferenças entre margem bruta e margem líquida 

Ao calcular a margem bruta, será necessário levar em consideração os gastos que se referem somente à produção ou a prestação de um serviço. Desse modo, o cálculo da margem bruta condiz com todas as despesas da empresa referentes aos gastos necessários. Sendo esse, o caso da matéria-prima, profissionais da linha de produção, logística entre outros. 

Sendo assim, a margem bruta revela se a produção do seu negócio é eficiente, portanto, é tão importante quanto saber calcular a margem de lucro. Pois, com essa margem será possível definir a eficiência entre o quanto se gasta na produção e quanto se lucra.  

Então, para saber calcular margem líquida é necessário descontar os gastos da produção da sua empresa ou da prestação. Que inclusive, é abatido na margem bruta e os gastos essenciais para o funcionamento do seu negócio independente da quantidade de vendas. Sendo alguns dos gastos mais importantes são: impostos como, por exemplo, a Contribuição Social Sobre Lucro Líquido – CSLL; encargos entre outros gastos mais importantes! 

Como calcular a margem de lucro 

Aprenda a calcular a margem de lucro
Fonte: Google

Bem, para calcular a margem de lucro será preciso realizar o próprio cálculo do lucro, isso quer dizer o lucro da sua empresa igual a receita faturada no período menos os custos. Então, para obter o lucro líquido será necessário subtrair do faturamento todos os tipos de gastos como: impostos; tributos; gastos de manutenção do seu negócio além da produção. 

Assim como mencionei, saber calcular a margem de lucro do seu negócio pode te ajudar entender melhor quanto a empresa ganha no período com os serviços e produto que oferta. Então, se você deseja expandir os negócios da sua empresa entender o que é e saber calcular a margem de lucro é fundamental para o crescimento da sua empresa. 

Por fim, para poder saber a margem de lucro de um período como um ano ou trimestre, por exemplo, basta somar o faturamento do todos os meses e descontar as despesas da empresa para então poder chegar ao lucro líquido total. Ou seja, esse é o cálculo responsável por revelar se um negócio está ou não dando certo, se existe uma previsão de quando a estabilidade total do seu negócio ocorrerá! 

Gostou desse conteúdo? Confira mais novidades sobre o universo das finanças no nosso blog, compartilhe com os seus amigos e familiares. Esperamos por você! Memivi.