Arbitragem de moedas digitais: rentabilidade de baixo risco! 

Entenda como funciona a arbitragem de moedas digitais. Fique por dentro!

Arbitragem de moedas digitais
Fonte: Google

Na prática a arbitragem de moedas digitais é uma estratégia utilizada em negociações, onde os investidores de cripto costumam capitalizar. Com pequenas diferenças de valores de um ativo em diferentes exchanges ou mercados. De uma maneira mais simples, esse procedimento consiste em adquirir um ativo digital em uma corretora. Em seguida vender o ativo, por um valor mais alto!  

Assim, o investidor de cripto poderá lucrar mais com um investimento de risco baixo ou nenhum risco. Outro fato interessante, consiste na estratégia do investidor profissional com um setup. Ou seja, um conjunto de estratégias para começar as realizar a arbitragem pode parecer complicado, porém, a estratégia é simples e eficaz. 

Assim como, em outros mercados a arbitragem de moedas digitais é utilizada em outros mercados tradicionais. Isso significa que, a arbitragem vem sendo usada antes da criação da indústria de ativos digitais. Segundo os analistas do mercado de moedas digitais, apesar de ser uma estratégia antiga.  

A arbitragem de moedas digitais, vem sendo utilizada no cenário das criptomoedas bem mais do que outros mercados. Ainda segundo os economistas, isso acontece pelo fato de que o mercado de criptomoedas oscila constantemente. Diferente dos outros mercados, que possui uma volatilidade moderada. Saiba mais ao longo do artigo! 

Precificação diferente entre as exhanges de criptomoedas  

Primeiramente, você precisa entender que a precificação desses ativos depende da ordem de compra e vendas recentes realizados no book de ofertas. Ou seja, o valor recente comprado por um trader em uma corretora é visto como um preço em tempo real que o ativo permanece na exchange.  

Ou seja, os preços são definidos pelo valor da compra, por exemplo, na compra do bitcoin por US$ 60.000 esse valor da aquisição. Então, se tornará o valor a ser vendido da moeda na plataforma. Sendo assim, na ordem seguinte o preço desse ativo será definido pela aquisição. Segundo os especialistas do mercado de cripto, o procedimento padrão é estabelecer o valor de mercado do ativo.  

Entretanto, para as exchanges descentralizadas o método de precificação é diferente conhecido como criador de mercado automatizado – AMM. Portanto, esse sistema depende dos traders quase que exclusivamente de arbitragem de moedas digitais. Com a finalidade de manter os seus preços alinhados com os valores de outras exchanges. Nesse sistema, existe um livro de ofertas no qual os compradores e vendedores realizam as suas negociações por um valor determinado.  

Categorias de estratégias de artbitragem  

Atualmente, existem algumas estratégias de arbitragem de criptomoedas onde os arbitradores lucram, como na arbitragem entre exchanges que funciona de uma maneira simples. Na prática, o trader tenta gerar rentabilidade adquirindo criptomoedas em uma exchange e anunciando a venda de outra. 

Nesse sentido, na arbitragem espacial as diferenças nas negociações estão localizadas em regiões diferentes. Desse modo, será possível capitalizar a diferença na demanda e oferta de bitcoin na América e na Coreia do Sul, países onde geralmente ocorre esse tipo de transação. Entre outros tipos de transação, ao identificar as oportunidades de arbitragem que existem os traders se baseiam na expectativa da rentabilidade.  

Segundo os especialistas desse mercado, o risco que envolve a arbitragem de criptomoedas é moderado se compararmos com as constantes oscilações do mercado. Além disso, esse tipo de negociação não possui diligência preditiva. Assim, os traders só precisam finalizar as negociações que podem durar minutos. Desse modo, a exposição ao risco é significativamente reduzida. Porém, não quer dizer que essa estratégia esteja livre de riscos.  

Arbitragem de moedas digitais 

Arbitragem de moedas digitais
Fonte: Google

Como mencionei, a arbitragem de moedas digitais é uma estratégia bastante utilizada em negociações do mercado de ativos digitais, onde os investidores ou traders de cripto costumam capitalizar. Com pequenas diferenças na precificação de um ativo em diferentes exchanges ou mercados. Isso quer dizer, que o valor do ativo digital passa a valer o mesmo valor pelo qual foi comprado. Assim como mencionei, a estratégia de arbitragem possui a finalidade de manter os seus preços alinhados com os valores de outras exchanges. Pois, existe um livro de ofertas no qual os compradores e vendedores realizam as suas negociações por um valor estipulado pelo trader. 

Por isso, as diferentes estratégias de arbitragem vêm sendo utilizadas bem antes da criação da indústria de ativos digitais. Ainda nesse sentido, alguns dos analistas mais experientes do mercado de ativos digitais. Afirmam que apesar de ser uma estratégia antiga, os investidores seguem utilizando como estratégia.  

Portanto, o que o trader precisa fazer é identificar as diferenças nos valores desses ativos digitais em mais de uma exchange. Desse modo, será possível utilizar a estratégia e aproveitar a diferença. Ou seja, de uma maneira bem simples, comprar um ativo digital em uma corretora e vender em seguida na mesma plataforma. Assim, o trader poderá lucrar mais com o ativo digital, um fato importante sobre se tornar um investidor profissional do mercado digital está em entender como esse conjunto de estratégias funciona para poder lucrar mais com os ativos digitais disponíveis para a transação.  

Gostou desse artigo? Confira as novidades do mundo das finanças no nosso blog, esperamos por você! Memivi.