As tendências de investimentos para 2022 

Entre os investimentos do ano, quais são os que prometem mais ganhos? Continue aqui e saiba mais.

tendências de investimentos para 2022 
Fonte: Google

Com valores mais altos de investimento para 2022, os bancos centrais de todo mundo devem pressionar os juros e os governos tendem a fechar mais ainda a torneira dos fermentos. Com a redução do dinheiro, em momentos de preços cada dia mais altos, a economia tende a enfraquecer. Para as empresas no cenário atual significa menor crescimento, e baixas em renda fixa e ações. 

Mesmo com os títulos de renda fixa pagando mais, somados aos juros nas alturas os estímulos tornam-se menores em meio às novas variantes da Covid-19, com o comércio no vai e vem, do abre e fecha, e a crise que se alastra por etapas de protocolos que precisam ser seguidos e nas incertezas que mostram perdas de abalo da economia. Mesmo com a retomada em 2021, e comparada com o 2020 pandêmico, a expectativa é que 2022 venha ter um crescimento menor. 

De acordo com o Fundo Monetário Internacional a expectativa é de um avanço de 5,9% do PIB global este ano e para o ano que vem de 4,9%.

Contudo, é esperado que dois movimentos chineses, dê uma alavancada, isso por que em 2022 é o ano que a China pode ser conduzida pela terceira vez por Xi Jinping e acontecerá às olimpíadas de inverno, o que pode esquentar a temperatura da economia e alavancar as commodities. 

Já no caso do Brasil, que é um país emergente, não se espera muito, pois, a tendência é de juros e inflação mais altos por e o crescimento continua em baixa, com cenário de economia parada, e segue com alta da inflação.

Mas o Brasil terá uma movimentação a mais que envolverá a receita externa, as eleições presidenciais. Diante do cenário político-econômico, especialistas resumem as perspectivas para 2022, afirmando que teremos mais um ano em que a economia externa vai subir mais que a economia brasileira.

Mas que investir em títulos de renda fixa e ações devem ser melhores que a Bolsa e que valerá a pena manter o olhar na China. 

Saiba mais a seguir

Tendências de investimentos para 2022 

Com valores da Bolsa em baixa, e a combinação de juros mais altos, um dos melhores investimentos para 2022 para o investidor brasileiro com certeza deve ser os títulos de renda fixa, que incluem títulos de bancos e títulos do Tesouro Direto como LCI, CDB e LCA.

São atualmente boas opções de investimento que se ajustam à alta dos juros. Hoje a renda fixa está pagando taxas superiores a dois dígitos e não indica risco da Bolsa, fechando 2021 com queda de em média de 10% e com o mesmo seguimento em 2022. 

A Bolsa em dólar, fica barata e atrativa para o capital estrangeiro, que pode alavancar o Ibovespa no início de 2022, mesmo que ainda limitado. Com tudo, com a eleição se aproximando, a bolsa deve ficar instável, porque vai ser uma eleição de truculência e polarização, de acordo com especialistas.

Por outro lado, as taxas dos títulos de renda fixa continuam atrativas. A renda fixa pode ser tão atrativa para investidores como pessoas físicas, porém, é um bom investimento para os níveis atuais.  Os títulos atrelados à inflação são os mais recomendados, por ter uma taxa de juros com a variação do IPCA, assim como títulos de crédito privado e tesouro IPCA.

Mesmo assim, os títulos podem oscilar em momentos de instabilidade da taxa Selic trazendo prejuízo a quem resgatar antes da taxa de vencimento. Para quem deseja aproveitar os juros altos com baixa de risco pode ter uma opção segura nos tesouros Selic LCAs, LCIs e CDBs que não trazem prejuízos quando resgatados antes do prazo. 

O exterior nunca esteve tão próximo

Para os que topam realizar investimentos com algum risco, especialistas indicam investir em renda variável, como nas ações, porém, preferível em ações de empresas estrangeiras. Atualmente é possível investir na bolsa no Brasil de duas formas, ao comprar uma conta de fundos negociável na bolsa com um percentual de ações no Brasil ou em outros países e BDRs, que são recebíveis e negociados em bolsas no exterior. 

Mas quais investimentos para 2022? Com a elevação da bolsa americana acima de 20% em 2021 e com o cenário de crescimento mais simples em 2022, acredita-se que a bolsa americana venha a subir, porém, menos que em 2021. As expectativas é que os devem permanecer no mercado chinês, mas não irão aumentar, pois, o governo pretende esquentar a economia. 

Os chineses conseguiram de alguma forma diminuir a queda da inflação imobiliária e controlar o momento da Evergrande que está ultrapassando. E os títulos e ações chinesas estão em graus de elevação historicamente baixos frente aos americanos. 

Conclusão 

tendências de investimentos para 2022 
Fonte: Google

Mesmo com todos os altos e baixos que a economia global está passando anualmente, os investimentos para 2022 ainda têm muitos ganhos a trazer aos investidores de ações e títulos do Tesouro. 

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos, familiares e em suas redes sociais. Em seguida, retorne ao nosso blog e aproveite nosso conteúdo sobre o universo das finanças e investimentos. Esperamos por você! Memivi; melhorando a sua vida.