Ataques a redes de blockchain: ataque DDoS!

Saiba mais sobre os recentes ataques a redes de blockchain. Fique por dentro!

Ataques a redes de blockchain
Fonte: Google

Recentemente, a rede Solana chegou a ficar cerca de 18 horas sem funcionar por causa dos ataques a redes de blockchain. Nesse sentido, a rede voltou a ter problemas mesmo depois que teve a sua rede reestabelecida, ou seja, com a recuperação dos seus sistemas. No entanto, não foi necessário parar todo o seu funcionamento para resolver a situação! Nesse sentido, a Solana é conhecida em seu meio como uma grande rival do Ethereum, especialmente por ter uma velocidade satisfatória para os seus usuários! 

Apesar da resolução aparente a rede estava funcionando recentemente com aproximadamente 75% de toda a sua capacidade. Segundo a Solana informou, essa queda de qualidade no seu funcionamento foi em razão do ataque que ficou conhecido como DDoS – trata-se de uma ofensiva com o objetivo de sobrecarregar os servidores de tal forma que acaba esgotando a sua capacidade de processamento. 

No que diz respeito, aos ataques a rede de blockchain Solana informou que segue funcioanando com uma sobrecarga. Logo, a rede ainda não soube informar quem realizou esse ataque, desse mesmo modo, a causa desse ataque. Nesse contexto, quando ficou cerca de dezoito horas fora do ar, a rede acabou acionando um protocolo de infraestrutura chamado de Organizações Autônomas Descentralizadas – DAOs. 

Portanto, após sofrer com os ataques a redes de blockchain o sistema da rede que tinha feito um lançamento de token. Assim que sofreu o ataque os robôs acabaram sobrecarregando a rede, logo, após essa sobrecarga as transações resultaram num estouro de memória. Sendo assim, alguns validadores travaram, o que forçou a rede a baixar a velocidade e mais tarde parar de vez! 

Validadores preocupados  

Assim que conseguiu reestabelecer todo o seu sistema, a rede passou a operar com normalidade! Nesse sentido, após o ocorrido uma reunião entre os sócios teve que ser solicitada, sendo assim, entre os 35 membros. alguns revelaram o seu descontentamento diante desse golpe que poderia ser evitado. Dentre os sócios da rede está o site CoinDesk que participou da reunião.  

Portanto, desde que sofreram esse ataque os controladores que prestam serviços a empresa. Passaram a trabalhar na validação e segurança de novos dados que transitam na rede Solana. Portanto, a blockachain precisa investir mais em cibersegurança, dizem os especialistas desse segmento.  

Gerando, grandes dificuldades para a blockchain, pois, com esse segundo ataque alguns clientes não querem mais usar os seus serviços. Ainda segundo informou o cofundador da plataforma de negociações, existe uma tentativa por parte de empresa de atrair formadores de mercado e traders. Porém, devido a atual situação nenhum profissional se interessa. Atualmente a rede Solana conta com cerca de mil validadores um universo de quase US$ 12 bilhões.  

Investimento em cibersegurança  

Além de investir pesado na segurança de uma plataforma. Se faz necessário investir no treinamento dos profissionais que prestam serviços a blockchain. Além disso, é necessário contar com profissionais que estejam sempre atentos em relação as tentativas fraudulentas de obter informações confidenciais. 

Tanto da empresa ou blockchain como dos usuários. Nos dias atuais, algumas startups, fintechs entre outras empresas investem pesado nas soluções contra esses ataques de ransomware, por exemplo. Nesse contexto, essa é uma prática ilegal usada pelos criminosos para deixar os servidores das plataformas sem ter como agir, por um determinado momento ou até dias! 

Desse modo, eles podem paralisar todo o sistema de uma empresa, plataforma, blockchain restringindo, inclusive o acesso dos clientes aos seus dados. À medida que a tecnologia avança, ela se torna cada vez mais difícil. Portanto, as blockchains precisam de profissionais capacitados e 100% comprometidos com os desenvolvedores para criar programas que evitem que esse tipo de ataque ocorra com a frequência que vem ocorrendo.  

Ataques a redes de blockchain 

Ataques a redes de blockchain
Fonte: Solana

Portanto, após a rede Solana sofrer com um desses ataques a redes de blockchain algumas medidas para evitar que esse tipo de situação ocorra. Durante a reunião dos sócios e profissionais da empresa um questionamento foi levantado, existe a necessidade da criação de novas maneira de evitar que os criminosos paralisem os sistemas novamente? 

Nesse sentido, eles responderam que todas as medidas estavam sendo tomadas, como por exemplo, o investimento para em tecnologias de proteção. Assim como, o investimento em tecnologias para evitar que novos ataques voltem a fazer a rede Solana de vítima novamente. Pois, mesmo com a recuperação do sistema a resolução da rede estava funcionando recentemente com aproximadamente 75% de toda a sua capacidade.

Como mencionei anteriormente, a rede Solana é conhecida em seu segmento como uma grande rival da rede de cripto Ethereum, especialmente por ter uma velocidade satisfatória para os seus usuários! Portanto, para não perder a sua credibilidade diante dos seus usuários a blockchain corre contra o tempo buscando soluções de proteção contra os ataques a redes! 

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos, familiares e em suas redes sociais. Em seguida, retorne ao nosso blog e aproveite nosso conteúdo sobre o universo das finanças e investimentos. Esperamos por você! Memivi; melhorando a sua vida.