Atividade econômica IBC-Br; apresentou alta de 0,44% em abril

Segundo projeções de economistas, a Atividade econômica IBC-Br poderá apresentar alta de 1,35% ainda este ano. Fique por dentro!
Anúncios


Atividade econômica IBC-Br
Fonte: Google

Atividade econômica IBC-Br, na prática é um indicador do BCB, mais conceituado pelo mercado financeiro que antecede ao Produto Interno Bruto-PIB, que se trata da somatória de todos os serviços e bens produzidos no Brasil, este índice serve para muitos investidores como base de medidas de curto prazo adotados por suas empresas.

Entretanto, o resultado não reflete o desempenho anual do Produto Interno Bruto-PIB. Uma vez que ele é divulgado por mês, precisamente a cada 45 dias, depois que os dados de referências sobre economia são coletados. Desse modo, ele demonstra as tendências do Produto Interno Bruto-PIB apenas para o mês. Portanto, estes dois indicadores não podem ser confundidos, pois podem apresentar diferentes resultados. 

O Índice de Atividade Econômica IBC-Br, coleta os dados de vários setores da economia, por exemplo, indústria; serviços; agropecuária, ou seja, o IBC-Br é responsável por medir o desenvolvimento do país e também ajuda muitas empresas a montarem estratégias monetárias.

Criado em meados de 2003, Atividade econômica IBC-Br, era divulgado por estados ou regiões do Brasil. Contudo, a partir de 2010 passou a coletar os dados dos setores da economia a nível nacional. Leia mais abaixo!

Principais diferenças entre Atividade econômica IBC-Br e Produto Interno Bruto-PIB

Diferente do Produto Interno Bruto-PIB o Atividade econômica IBC-Br, Apesar de divulgar o desenvolvimento do setor econômico nacional, Atividade econômica IBC-Br, não é similar ao Produto Interno Bruto-PIB, que é soma de todos os serviços e bens gerado no Brasil. Tendo em vista, os conceitos diferentes de ambos, como, a frequência e metodologia dos cálculos.

Consequentemente, não é correto afirmar que a Atividade econômica IBC-Br é igual ao Produto Interno Bruto-PIB, pois um mede o desenvolvimento mensal e o outro mede a evolução anual dos bens e serviços do país. É correto, afirmar que o índice indica uma tendência do PIB, uma vez que o índice mede a evolução mensal do setor econômico.

Pois, para que o IBC-Br sirva de guia para a movimentação do PIB, ele precisa ser divulgado frequentemente. Assim sendo, o índice é divulgado durante cada mês do ano, a cada 45 dias. Já o PIB, e por fim é divulgado de três em três meses através do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística-IBGE.

Para que serve a Atividade econômica IBC-Br?

A priori, a Atividade econômica IBC-Br nada mais é do que um indicador criado em 2003, que passou a ter abrangência no Brasil apenas em 2010 que servia para indicar separadamente os dados por estados e regiões do país. Além de indicar esses dados as demais funções do IBC-Br são: orientar o Banco Central sobre a inflação; influenciar na definição da taxa básica de juro e também impactar diretamente nas projeções do Produto Interno Bruto-PIB.

Logo, ele pode influenciar o cálculo do risco-país, que o cálculo é responsável por analisar o déficit fiscal do Governo Federal e portando muito importante. Sendo assim, ele serve de guia para os investidores estrangeiros que desejam aplicar dinheiro em empresas brasileiras.

À vista disso, para uma execução das funções do índice é preciso incluir no cálculo o volume de produção agropecuária, de serviços e também volume de produção industrial, além dos tributos relacionados a fabricação. Contudo, há dados sobre o Brasil com informações importantes para a Atividade Econômica IBC-Br que são: Pesquisa anual de serviços; PNAD Contínua; Pesquisa Agrícola Municipal dentre outras informações.  

Expectativas dos economistas

Atividade econômica IBC-Br economia
Fonte: Google

Em meio as preocupações e restrições devido a pandemia do novo coronavírus, a produção da indústria adquiriu 1,3 pontos percentuais no mês de abril deste ano, ficando em 1% abaixo do nível que era esperado pelos economistas. Todavia, as vendas no setor do comércio varejista assim como o volume de serviços aumentaram mais do que o esperado no mesmo mês. 

As projeções, com relação ao crescimento econômico brasileiro tem aumentado conforme o índice de vacinação tem crescido, porque isso representa a recuperação da economia. Logo, os analistas veem um aumento de 4,85 pontos percentuais no PIB ainda em 2021 e para o ano de 2022 um crescimento de 2,20%.

Ainda segundo os economistas, em comparação com o mês de janeiro houve aumento de 0,9%, ou seja, trata-se de uma variação positiva. Contudo, na comparação anual as projeções são de queda de 0,4 pontos, porém ainda pode haver aumento conforme a economia do país volte a ter estabilidade, o mesmo ocorreu em outros países que passaram pela crise financeira que foi um dos efeitos caudados pela pandemia do novo coronavírus.

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos, familiares e em suas redes sociais. Em seguida, retorne ao nosso blog e aproveite nosso conteúdo sobre o universo das finanças e investimentos. Esperamos por você! Memivi; melhorando a sua vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *